Em 2022, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), equipamento público dedicado à formação artística de crianças e jovens de 8 a 17 anos, reafirmou sua missão de difundir conhecimentos e valores culturais. Dentre diversas ações, o CJAP ministrou mais de 20 oficinas gratuitas ofertadas presencialmente, além de oito oficinas virtuais.
Cerca de 500 alunos foram atendidos, em turmas de artes visuais, desenho, teatro, arte urbana/skate, fotografia e audiovisual, entre diversas linguagens artísticas. “O resultado foi a ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes, com desenvolvimento de diferentes conhecimentos, expressões e habilidades”, afirma o diretor da unidade, Luiz Gustavo Vidal.
“O desempenho do CJAP mostra como a arte deve ser encarada e como a arte paranaense deve ser valorizada. O objetivo de manter crianças e jovens atuantes e conectados com o espaço do CJAP foi alcançado”, ressalta Vidal.
Além das oficinas, o CJAP fomentou eventos artísticos, como apresentações musicais, em colaboração com o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, as mostras Lugares do Paraná e Releituras Modernistas, e exposições de obras dos alunos de Desenho, Artes Visuais e Teatro que exploraram temáticas como a “Comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil”.
Adriana Cichocki, coordenadora e integrante do corpo docente do CJAP, destaca o avanço significativo do setor educativo em 2022, com a ampliação do atendimento à comunidade por meio de parcerias e ações sociais. “Mais de 550 crianças e adolescentes de escolas públicas tiveram a oportunidade de conhecer o espaço cultural por meio de atividades mediadas, vivenciar e experienciar diversas linguagens artísticas, ampliando o repertório cultural”, afirma Adriana.
PARCERIAS – Em 2022, foram firmadas parcerias que ampliaram o alcance social do CJAP. Destaque para ações em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) na realização de oficinas de Artes Visuais e Arte Urbana durante a feira em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, e projetos de extensão em visitas técnicas com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
A aplicação do projeto Arte no Paraná envolveu mais de 250 docentes e docentes em formação, que além do acesso ao material produzido, tiveram a possibilidade de reverberar esses conhecimentos para seus futuros alunos e colegas de docência.
Houve também a ampliação de projetos educativos, como o projeto de formação e capacitação de docentes do Instituto de Educação Erasmo Pilotto, pertencente à rede estadual de educação; do programa Linhas do Conhecimento, da prefeitura de Curitiba; e do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Nas atividades de formação dos professores, foi destaque a socialização dos professores da CJAP com o setor educativo do Museu Casa Alfredo Andersen e Museu da Imagem e do Som, assim como ampliação e compartilhamento dos conhecimentos artísticos, valorizando a formação continuada de arte.
BICHOS DO PARANÁ – Neste ano o CJAP ainda promoveu a terceira edição do Concurso Paranaense de Desenho, com a temática “Bichos do Paraná: Personalidades”, inspirada na canção de João Lopes. A proposta foi representar diferentes figuras do Paraná, mostrando o valor da gente paranaense.
Com mais de 350 participações de crianças e adolescentes, representando todas as regiões do Estado, o maior impacto dessa ação foi poder dar incentivo e destaque ao talento e esforço de jovens de diferentes municípios, com a oportunidade de mostrar seus trabalhos, expressar suas ideias e incentivar a criatividade artística.
Como desdobramento do concurso, foi organizada a exposição “Bichos do Paraná”, com as obras dos 40 artistas selecionados, 20 na categoria infantil e 20 na juvenil. A abertura e premiação dos primeiros colocados aconteceu no Canal da Música, e contou com a presença de diversos homenageados, como os artistas Plá, Carminha Lopes (esposa de João Lopes), Rogério Dias, Paulo Munhoz.
Fonte: Governo do Paraná