PARANÁ
Educação pública chegou ao topo em 2022 e cortou distância para escolas particulares
Publicado em
24 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuNunca a educação pública do Paraná avançou tanto e em tão pouco tempo. Em apenas quatro anos, o Estado deu um salto do 7º para o 1º lugar do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino médio entre as redes estaduais de ensino de todo o País. Essa evolução ocorreu mesmo durante a pandemia, que fechou as escolas por um ano e meio, mas as ações da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) aliadas ao empenho de todos os professores e demais profissionais da educação foram cruciais para o avanço não parar.
No Ideb do ensino médio de 2017, o estado tinha o índice de 3,7 e dividia a sétima posição com o Tocantins. Já no Ideb de 2019, divulgado em 2020, a nota paranaense pulou para 4,4, ficando ao lado de Pernambuco na terceira colocação. No mais recente, o de 2021, divulgado no último mês de setembro, a nota subiu mais 0,2, chegando a 4,6 e deixando o Paraná em primeiro. O índice varia de 0 a 10.
“É um trabalho grande, quatro anos, uma gratidão enorme com todos os profissionais. Pensar nas merendeiras, nas pedagogas, agentes educacionais, professores, diretores, diretoras, dá muito orgulho. É um trabalho de 90 mil pessoas, juntas, trabalhando com foco e conseguindo”, afirma o secretário Renato Feder, que conduziu a pasta desde 2019.
A nota do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que compõe o Ideb, foi a segunda (4,79), quase igual à catarinense, que ficou logo acima (4,80), mostrando que o aprendizado do estado foi bom e se manteve no patamar pré-pandemia, mesmo no período mais desafiador dos tempos recentes para a educação. Em Língua Portuguesa, os estudantes tiveram a melhor média (281,13).
Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º anos), o Paraná também evoluiu seu índice e foi a 5,2 (ficando em quarto), muito próximo de São Paulo, Ceará e Goiás, todos com 5,3. A nota média padronizada do Saeb foi a terceira, com os estudantes paranaenses conquistando a melhor média de matemática (261,66) do Brasil nesta etapa de ensino.
“A gente conseguiu manter a aprendizagem no Paraná. A pandemia não conseguiu prejudicar os estudantes da escola pública. Isso foi muito importante, desde o começo usando a tecnologia, a TV, o aplicativo, depois as aulas online, as lições de casa, o BI [serviço de análise de dados utilizado pela Seed-PR]. Foi uma luta para a gente alcançar todos os nossos estudantes e não prejudicá-los. O resultado está aí”, diz Feder.
Durante os anos de 2020 e 2021, a Seed-PR não adotou a aprovação direta, como foi feito por algumas unidades da federação, até porque os estudantes tiveram suas aulas mantidas. O Paraná inclusive foi reconhecido por uma pesquisa da FGV Social jornada-e-pandemia como o estado com maior alcance no envio de atividades na época das escolas fechadas — inicialmente com aulas gravadas pelo sistema multiplataforma Aula Paraná, na “primeira metade” do ensino remoto, e depois com as em tempo real pelo Google Meet.
MAIS PRÓXIMO DA REDE PRIVADA – Além de ter ido na contramão do resto do Brasil, que teve de lidar com a queda no aprendizado, a rede estadual de ensino também teve performance melhor do que as escolas particulares do estado. “A gente está se aproximando da escola particular, cada vez mais perto. No ensino médio, tínhamos uma nota 60% menor que as particulares e agora está em 30%”, resume o secretário.
- Ratinho Junior anuncia mais cinco nomes para compor o governo a partir de 2023
- Governador anuncia novos secretários de Cidades, Cultura, Esporte, Inovação e Casa Militar
Enquanto a rede pública teve aumento no Ideb, as particulares caíram de 6,4 para 6,1 no ensino médio na última edição. No geral, desde 2017, a distância do índice que era de 2,2 pontos (índice de 5,9 das particulares contra 3,7 da rede pública estadual). Agora, a diferença é de 1,5 (índice 6,1 das particulares contra 4,6 da rede estadual).
Nos anos finais do ensino fundamental, aconteceu a mesma situação: a distância nesses quatro anos caiu de 2,1 pontos em 2017 (6,7 das particulares contra 4,6 da rede estadual) para 1,3 ponto nos índices atuais (6,5 contra 5,2). A redução da diferença se deve tanto à ascensão dos índices das escolas públicas quanto à queda dos índices das instituições privadas.
FORMAÇÃO – Além das ações voltadas especificamente para mitigar os efeitos da pandemia com o ensino remoto, a Seed-PR também desenvolveu outras frentes que deram suporte para essa evolução. Uma delas foi o apoio aos docentes, oferecendo, por exemplo, materiais de apoio para todos os conteúdos de todas as disciplinas — disponíveis na ferramenta Registro de Classe Online — e formação continuada por meio do programa Formadores em Ação, que chegou a ser reconhecido como exemplo de desenvolvimento de professores em uma publicação editada pela Harvard e Unesco.
Outro fator que contribuiu para o melhor desempenho no indicador foi o investimento feito em tecnologia. Nos últimos dois anos, a Seed disponibilizou para a rede plataformas pedagógicas digitais para aprendizado de inglês, prática de redação e de matemática gamificada. Hoje, todas as escolas da rede estadual têm internet à disposição, com rede wifi, e todas as salas de aula tiveram sua infraestrutura modernizada, com a chegada dos kits Educatron, compostos por smart TV 43”, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável.
COMO É CALCULADO O IDEB – O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos. Sua avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep — no caso das redes estaduais e federal, é o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.
O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento no intervalo de 0 a 10. Se um sistema educacional possui taxa de aprovação de 90% e nota padronizada no Saeb igual a 6, seu Ideb será 5,4 (que é a multiplicação de 0,9 por 6).
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse
Published
10 minutos agoon
14 de abril de 2025By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.
Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.
“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.
A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata.
“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.
As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.
Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.
Fonte: Governo PR

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Arte contemporânea: Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira

Governador em exercício Darci Piana recebe homenagem de representantes comerciais

Exportações de carne suína, frangos e automóveis do Paraná saltam mais de 20% em 2025

Sanepar vai vistoriar ligações de esgoto em 1,8 mil imóveis de Dois Vizinhos, no Sudoeste
PARANÁ


Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse
Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24...


Arte contemporânea: Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições, que ficarão...


Exportações de carne suína, frangos e automóveis do Paraná saltam mais de 20% em 2025
As exportações paranaenses de carnes suína e de frango in natura, de cereais e de automóveis registraram crescimento superior a...
POLÍCIA


BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), realizou duas apreensões de grande impacto...


Emoção, Surpresas e Superação marcam a Formatura da Turma I – 2025 do Curso de Motociclista Policial
Na última sexta-feira, 11 de abril, o Museu Municipal de Arte (MUMA) foi palco de uma solenidade repleta de emoção...


COTAMOTRAN flagra infração de trânsito e apreende drogas no CIC
Durante uma operação no bairro CIC, em Curitiba, na quarta-feira, 9 de abril, a equipe da Companhia Tático Móvel de...
ENTRETENIMENTO


Solteira e beijando espelho, Carol Castro brinca no Dia do Beijo: ‘É o que temos!’
Carol Castro, 41 anos, usou as redes sociais para fazer um deboche sobre o Dia do Beijo, celebrado em 13...


Deborah Secco curte domingo de sol em praia com a filha: ‘Domingo de muito amor’
Deborah Secco curtiu o domingo (13), com a filha, Maria Flor, de 9 anos, na Praia da Barra da Tijuca,...


Graciele Lacerda se derrete pela filha de três meses tentando andar: ‘Devagar’
Graciele Lacerda, de 44 anos, compartilhou neste domingo (13), um registro fofo de Clara, sua filha de 3 meses, fruto...
ESPORTES


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
PARANÁ4 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante