NOVA AURORA

PARANÁ

Com impulso do cooperativismo, Paraná vai ampliar presença nos mercados globais, diz secretário

Publicado em

Com ajuda do cooperativismo, a agropecuária do Paraná deve crescer ainda mais nos próximos anos e se fortalecer no mercado global. A avaliação foi feita pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, nesta quinta-feira (01), no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Centro de Eventos Agrária, em Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região Centro-Sul.

Aproximadamente 1.700 pessoas participaram do encontro organizado pelo Sistema Ocepar, que reuniu representantes das cooperativas de todas as regiões para celebrar as conquistas do ano no setor. Ortigara destacou a necessidade de investir cada vez mais em um ambiente favorável aos negócios e aos propósitos das cooperativas. “Tenho o privilégio de acompanhar esse movimento das nossas cooperativas há mais de 50 anos. Eu sei do esforço feito por todos para evoluir. Fomos capazes de nos reinventar, investir pesado em capacitação. Os resultados, por óbvio, aparecem”. 

Ele também falou das boas expectativas para o desenvolvimento da agropecuária paranaense. “Sou otimista quanto ao agro. Basta seguir nesse ritmo, investindo, trazendo inovação, conhecimento. Nós podemos crescer cerca de 7 milhões de toneladas de proteínas animais nos próximos 10 anos”, disse.

Leia Também:  Saúde orienta sobre cuidados ao escolher o pescado neste período de maior consumo

NÚMEROS – Os resultados do cooperativismo em 2022 mostram a força desse setor no Paraná – em todo o estado, são 225 cooperativas de diferentes setores, como agro, crédito e saúde.

Segundo o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, 64% do que se produz no Paraná vem das cooperativas. “Isso é um orgulho e uma responsabilidade”, disse. Neste ano, a entrada de cooperados no Paraná aumentou quase 15%. Assim, o total passou de 2,7 milhões para 3,1 milhões de trabalhadores nesse setor. E o faturamento cresceu 22%. “Foram mais de 10 mil oportunidades de emprego”, afirmou Ricken.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – Um dos principais temas tratados no encontro foi a sustentabilidade. Em seu pronunciamento, o presidente da Agrária,  Jorge Karl, lembrou os 70 anos de história da cooperativa e o trabalho que a colocou entre as principais cooperativas do estado. Ele destacou que a sustentabilidade envolve três pilares: o ambiental, o social e o econômico. “O cooperativismo já faz isso há muito tempo. Sustentabilidade está no nosso DNA”.

Leia Também:  Deputados estaduais visitam o Porto de Paranaguá e homenageiam portuários

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, falou sobre a forte presença do agro na economia local. “Com o cooperativismo, incentivamos nosso turismo de negócios e eventos”. 

PRESENÇAS – O evento também contou com a presença do diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz; do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins; do chefe do núcleo regional da Seab em Guarapuava, Arthur Bittencourt Filho; e do gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Guarapuava, Bruno Luis Krevoruczka.

Entre os parlamentares presentes estavam os deputados federais Pedro Lupion, Aline Sleutjes, Leandre Dal Ponte, Dilceu Sperafico, e o deputado federal eleito Geraldo Mendes; além dos deputados estaduais Fábio Oliveira e Cristina Silvestri, e Reinhold Stephanes Júnior, suplente a deputado federal.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo lança canal no Telegram como mais uma fonte de informações seguras

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Casa Fácil Paraná ajudou quase 32 mil famílias a realizarem o sonho da casa própria

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA