NOVA AURORA

PARANÁ

Poliniza Paraná é destaque em prêmio do Ministério do Meio Ambiente

Publicado em

O projeto ambiental Poliniza Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), foi destaque no 9º Prêmio A3P, do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente. O programa conquistou o 2º lugar na categoria “Destaque da Rede A3P”, após disputar com outros 15 finalistas.

O secretário Everton Souza apresentou em Brasília, nesta terça-feira (29), o propósito do projeto no Estado e os resultados já atingidos desde que começou a ser executado, em janeiro deste ano.

Com o Poliniza Paraná, o Governo do Estado constrói jardins com colmeias para criação de abelhas nativas sem ferrão, a fim de promover a conservação da biodiversidade com o importante papel da polinização, processo que garante maior qualidade e produtividade a frutos e grãos.

O Poliniza Paraná é, também, um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente relacionado ao objetivo 15 – Vida Terrestre.

“Receber este prêmio é um reconhecimento de que a decisão do Estado, de cuidar da biodiversidade com a produção de abelhas nativas sem ferrão, segue o caminho certo. Os jardins do Poliniza Paraná chamam a atenção de toda a população, especialmente das crianças, para a importância de cuidar do meio ambiente”, disse o secretário.

Leia Também:  Saúde e Conass desenvolvem ferramenta para georreferenciar dengue, chikungunya e zika

Para que as crianças ajudem a cuidar dos jardins, foram elaboradas cartilhas educativas que são entregues na inauguração dos espaços. Os jardins são instalados nos Parques Urbanos, espaços viabilizados com recursos do Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), para recuperação de áreas degradadas nos municípios.

O projeto foi criado dentro do Programa Paraná Mais Verde e segue a expertise dos Jardins de Mel, da Prefeitura de Curitiba.

PARQUES – Desde o início do ano, oito Parques Urbanos já contam com colmeias e outras 54 devem ser instaladas após a finalização de obras em outros espaços. A expectativa é que os jardins sejam construídos também fora dos Parques Urbanos para atender a todos os municípios interessados.

“Entre os objetivos também está o de reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, pois muitos se encontram ameaçados de extinção, além de despertar na sociedade a consciência ecossistêmica e a compreensão do funcionamento harmonioso da natureza”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

Leia Também:  Nova chance: UEM oferta 834 vagas remanescentes para ingresso em 2025

As espécies indicadas para implantação das colmeias são: Guaraipo, Jataí, Mandaçaia, Mirim, Manduri, Iraí e Tubuna. Através da polinização, elas contribuem para a manutenção de áreas de importância ambiental como Unidades de Conservação (UCs), Áreas de Preservação Permante (APPs) e Parques Urbanos, garantindo qualidade de frutos, sementes e variabilidade genética de espécies.

PRÊMIO O Prêmio A3P reconhece o mérito de iniciativas de organizações da administração pública do País na promoção e realização de melhores práticas de sustentabilidade. Além do Destaque da Rede A3P, outras categorias são: Gestão de Resíduos; Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais; Inovação na Gestão Pública; e Categoria Especial: Combate à Poluição nas Águas.

A análise dos projetos finalistas levou em conta fatores como a contribuição para a sustentabilidade; estímulo para a implementação de iniciativas inovadoras de gestão socioambiental que contribuam para a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente; compartilhamento de informações que sirvam de inspiração ou referência para iniciativas de outras instituições; motivação das instituições que possuem compromisso com a implementação da A3P; e atração de novas organizações públicas a aderirem ao programa e às boas práticas de sustentabilidade.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Aintec da UEL levará projetos de inovação ao pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Copacol antecipa distribuição de R$ 150,7 milhões em sobras

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA