NOVA AURORA

PARANÁ

Comunidade portuária do Paraná participa de missão internacional na Espanha

Publicado em

Empresários da comunidade portuária do Paraná participam nesta semana de uma missão internacional na Espanha, para estreitar relações comerciais e debater alternativas em sustentabilidade e tecnologia. O grupo foi recebido na noite de domingo (20), em Valência, e passará por outras duas cidades espanholas ao longo da semana.

A comitiva é organizada pelo Fórum Brasil Export e conta com a presença do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio. “A visita permite uma troca com os portos ibéricos e, também, entre os brasileiros, que viajam juntos, trocam experiências e soluções. O nosso comércio com a Europa é fundamental e ter este momento de aprendizado nos permite continuar no caminho do progresso e do desenvolvimento, para o setor portuário, agronegócio, indústria e mineração do país”, disse Sampaio.

Do Paraná, são 12 empresários participantes. A maioria integra a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp). O modelo de embarque de graneis tem chamado a atenção dos países visitados. “Antes da Espanha, participamos da Portugal Export, nos portos de Sines e Lisboa. Nosso sistema em pool e a eficiência dos embarques dos grãos é referência mundial”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Leia Também:  Paraná sedia Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Antes do embarque para Espanha, o grupo foi recebido pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro.  Já em Valência, a comitiva foi recepcionada pelos diretores da Fundacíon Valência Port e pelo presidente da autoridade portuária de Valência, Aurélio Martinez.

PARANAENSES – Fazem parte do grupo os empresários que integram a Atexp:  André Maragliano, Rodrigo Buffara Farah Coelho, Luiz Fernando de Souza, Helder Sorgi Catarino, João Ivano Marson, Hemerson Costa, Sandro Hech, Eduardo Giaretta, Marlbor Necchio, Juliano Mickus e Silvio Jorge Camargo, além do diretor institucional da FTSpar, Alex Ávila e Adriano Emerick, da Medeiros Emerick Advogados.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços e orientações para 2,6 mil pessoas em três municípios

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná pode superar a produção recorde de milho na segunda safra de 2023/24

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA