SAÚDE
Transtorno bipolar: como a doença afeta os idosos

Dia 31 de março é conhecido como O Dia Mundial do Transtorno Bipolar, mesmo dia do aniversário de do pintor Vincent Van Gogh, que fora diagnosticado como possível portador do transtorno afetivo Bipolar. O objetivo da data é chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas aos paradigmas existentes da doença.
Trata-se de um transtorno psiquiátrico que pode causar grande sofrimento em quem é acometido por ele e em familiares, amigos e cuidadores que convivem constantemente com esse indivíduo. É importante manter-se atualizado a respeito da sintomatologia característica do transtorno.
De acordo com a psicóloga Tais Fernandes, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, o diagnóstico ocorre com maior prevalência na adolescência e na fase adulta, e em menor escala em crianças e idosos, mas ainda acontece. Segundo a Fundação Allan Kardec, em idosos, a doença atinge de 10% a 25% dos pacientes com transtorno de humor. Se caracteriza por oscilações de humor, com momentos depressivos e outros de mania ou hipomania.
“Existem dois tipos de Transtorno Bipolar, o tipo I e o tipo II, onde no primeiro a pessoa passa por momentos de depressão e de mania e no segundo há momentos de hipomania e depressão”, complementa a psicóloga.
Nos episódios de depressão, o idoso tende a se isolar, procura ficar mais na cama, muitas vezes há perda de apetite e alterações no sono. Já nos momentos de hipomania, o paciente costuma ficar mais alegre, um tanto eufórico, com mais energia que o habitual. “Já na mania ele tem a excitabilidade e euforia mais intensas, com risco a ter condutas que o colocam em risco. Para que esses episódios sejam classificados dentro da bipolaridade, é necessário que os sintomas persistam por no mínimo 4 dias”.
Para auxiliar idosos que estão passando pelo transtorno, Tais afirma que a família e os cuidadores do idoso precisam entender que neste processo eles também são afetados pelos sintomas, uma vez que participam da rotina e acompanham o decorrer dos episódios. Mas é necessário seguir os cuidados médicos indicados e em casos de medicação, se atentar para que sejam tomados de forma correta. “
Por: Giovanna Rebelo
Foto fonte: Internet – casaderepousoemfamilia.com.br
SAÚDE
Crianças também precisam de transplante de coração
Published
2 anos agoon
22 de agosto de 2023
Segundo o Ministério da Saúde, 67 crianças e adolescentes com até 17 anos de idade aguardam por um coração no Brasil; Pequeno Príncipe tem cinco pacientes em espera
No último domingo, dia 20, o apresentador de televisão Fausto Silva entrou na fila de espera por um transplante cardíaco. Embora o procedimento seja mais comum em adultos, no Brasil 67 crianças e adolescentes com até 17 anos de idade aguardam por um coração para continuar vivendo. O número representa 17% do total de pacientes brasileiros esperando por esse órgão. Os dados, atualizados até o dia 16 de agosto, são do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.
O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, tem hoje cinco crianças listadas na fila do transplante cardíaco e outras duas estão sendo avaliadas para entrar na lista. Segundo o cardiologista Bruno Hideo Saiki Silva, responsável clínico pelo Serviço de Transplante Cardíaco e Miocardiopatias da instituição, a criança mais nova atualmente no rol de espera tem 1 ano e 10 meses, enquanto o adolescente mais velho está com 16 anos.
No caso das crianças pequenas, é ainda mais difícil encontrar um coração de tamanho compatível. “Ofertas de coração com pacientes abaixo de 30 quilos são um grande desafio”, informa Bruno. É o caso do paciente do Pequeno Príncipe, que aguarda há mais tempo na fila – desde novembro de 2022. Quando foi listado, ele tinha 1 ano e 6 meses.
“Para haver compatibilidade entre doador e receptor, existe a necessidade de uma concordância entre peso e altura. Por exemplo, o peso do doador não pode ser menor que 20% ou maior que o dobro do peso do paciente em lista de espera”, detalha o cirurgião cardiovascular responsável por uma das equipes do Serviço de Cirurgia Cardíaca no Pequeno Príncipe, Fabio Binhara Navarro. Neste ano, a instituição já realizou quatro transplantes cardíacos.
Indicação de transplante cardíaco em crianças
De acordo com o cirurgião cardiovascular Fabio Binhara Navarro, crianças e adolescentes podem nascer com malformações no coração ou desenvolver doenças que afetem o funcionamento da estrutura do órgão no decorrer dos anos. Em alguns casos, o tratamento com medicamentos ou cirúrgico (correções de anomalias) não normaliza a função, por isso o transplante cardíaco é indicado.
Pacientes que apresentem estágio final de insuficiência cardíaca, ou seja, quando o coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, precisam do transplante.
Como é feito o transplante cardíaco pediátrico?
Para o procedimento ser realizado, são necessários diferentes profissionais, como cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas, intensivistas, anestesistas, enfermeiros, instrumentadores, perfusionistas, psicólogos e assistentes sociais. No Pequeno Príncipe, a equipe multidisciplinar analisa cada caso desde a consulta pré-operatória, assim como auxilia na seleção do órgão que a criança vai receber e no procedimento cirúrgico, além dos cuidados depois que o transplante cardíaco é finalizado.
A cirurgia, bastante complexa devido à pouca idade dos pacientes, exige duas equipes. “Enquanto parte dos profissionais vão para a retirada do coração do doador, outra parte prepara o receptor, de forma simultânea. Tudo com o intuito de diminuir o tempo de isquemia [tempo em que o fluxo sanguíneo do coração é interrompido] do coração transplantado, para que ele seja o menor possível, preferencialmente menor do que quatro horas”, ressalta o cirurgião cardiovascular.
Essa divisão da equipe, segundo o médico, é fundamental para um procedimento seguro, principalmente quando a captação do órgão é realizada em outros estados, exigindo transporte aéreo. Durante o procedimento, é utilizada uma máquina que faz a função do coração e do pulmão (máquina de circulação extracorpórea) e mantém a circulação sanguínea dos demais órgãos. Nesse momento, o coração doente é retirado, e o órgão saudável é implantado.
Pequeno Príncipe é referência no atendimento de bebês
O Hospital é referência no atendimento de crianças menores de 2 anos. É o caso de Miguel Gabriel da Silva Valoroski, que realizou um transplante cardíaco pouco antes de completar 1 ano. Ele foi diagnosticado com fibroma, um tumor que cresceu dentro do músculo do coração, e só esse tipo de procedimento poderia normalizar o funcionamento do órgão.
O transplante do menino foi um sucesso. De acordo com a mãe, Beatriz Valoroski das Almas, um dia após a cirurgia, ele foi desentubado e recebeu alta antes do esperado. “Ele ficou mais tempo na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] antes da cirurgia do que depois do procedimento, que é complexo. Ele se recuperou muito rápido, foi um milagre”, comemora.
Conforme Navarro, após o transplante, o paciente é monitorado continuamente e necessita de terapia para imunossupressão, com medicamento que atua no seu sistema imunológico, impedindo o processo inflamatório que pode levar à rejeição do órgão. Depois da alta hospitalar, que varia entre 15 e 30 dias, a criança ou adolescente é acompanhado pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia do Pequeno Príncipe até completar 18 anos.
Sobre o Hospital Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

Esposa de Amado Batista mostra jogo de cama com iniciais do casal: ‘Personal Home’

1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná

Paraná em Ação: Antônio Olinto recebe feira de serviços gratuitos nesta quinta e sexta

Unioeste publica três editais para contratar novos agentes universitários

Em um ano, 1ª PPP da Sanepar investe R$ 30 milhões e acelera universalização do esgoto
PARANÁ


Paraná em Ação: Antônio Olinto recebe feira de serviços gratuitos nesta quinta e sexta
Antônio Olinto, na região Sul, é o município da vez no calendário do Paraná em Ação. Nesta quinta e sexta-feira...


1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná
Centenas de gestores municipais das políticas da mulher, igualdade racial e pessoa idosa participaram nesta semana do Encontro Estadual Cuida...


Unioeste publica três editais para contratar novos agentes universitários
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu três Processos Seletivos Simplificados para contratar agentes universitários de níveis de...
POLÍCIA


PMPR é homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho voltado às pessoas com TEA
Na manhã desta terça-feira (01), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi homenageada em uma sessão solene realizada no Plenário...


PM intercepta carro que tinha 75 quilos de maconha em Manoel Ribas (PR), no Centro-Sul do estado
Marcia Santos Jornalista Responsável O trabalho conjunto entre o 16º Batalhão e o 5º Comando Regional da PM possibilitou a...


Em Ponta Grossa (PR), PM registra estelionato e orienta população; mulher teve prejuízo de R$ 43 mil
Marcia Santos Jornalista Responsável O 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional da PM (4º...
ENTRETENIMENTO


Esposa de Amado Batista mostra jogo de cama com iniciais do casal: ‘Personal Home’
Calita Franciele, de 22 anos, mostrou para os seus seguidores detalhes do quarto em que dorme com o marido, Amado...


Leticia Spiller curte passeio romântico com novo namorado: ‘Tarde com drinks’
Leticia Spiller, de 51 anos de idade, publicou, nesta segunda-feira (31), uma foto em que aparece ao lado de Franclim Mendes,...


Graciele Lacerda faz tour por apartamento de Itapema, Santa Catarina: ‘Vem pouco’
Graciele Lacerda, de 44 anos, está em Itapema, Santa Catarina, onde tem um apartamento de frente para a praia. A...
ESPORTES


Corinthians arranca empate com Bahia na estreia do Brasileirão
No duelo entre gigantes regionais, o atual campeão paulista e o campeão baiano se enfrentaram em uma partida emocionante que...


Vasco vence o Santos com virada emocionante na abertura do Brasileirão
Em um clássico deste domingo pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Santos começou sua jornada com uma derrota de virada frente...


Palmeiras e Botafogo empatam no Allianz em estreia no Brasileirão
Na tarde deste domingo (30.03), Allianz Parque foi palco do confronto entre Palmeiras e Botafogo, os dois últimos campeões do...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Plano safra 24/25 recebe reforço de mais R$ 4 bilhões
-
PARANÁ1 dia ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro