NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Sistema que proporciona pesquisa sobre árvore genealógica está disponível na Assembleia até quarta (30)

Publicado em

Por iniciativa da deputada Mabel Canto (PSDB), o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná recebe até o dia 30 de abril (quarta-feira) uma estrutura montada para pesquisas da árvore genealógica pelo sistema Family Search, maior acervo digital com 9 milhões de sobrenomes registrados. No Brasil, há 705.602. No total, o sistema reúne 1,67 bilhões de antepassados que podem ser localizados. A ferramenta é gratuita.

A iniciativa conta com equipamentos para acesso à plataforma e a presença de voluntários para orientações. Também haverá orientações sobre o uso aplicativo gratuito “Árvore Familiar”. No Family Search é possível consultar coleções históricas, como registros de nascimento, certidões de óbito, dados de imigração, entre outras funcionalidades.

De acordo com a deputada Mabel Canto, conhecer a história é essencial para entendermos quem somos e para fortalecer os laços entre as gerações. “A genealogia nos conecta às nossas raízes, preserva a memória dos que vieram antes e dá sentido à nossa caminhada. Por isso, é uma honra promover o Family Search aqui na Assembleia Legislativa, oferecendo à população essa oportunidade de reencontro com suas origens. Parabenizo a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e todos os voluntários por esse trabalho extraordinário. Também é uma honra receber o senhor Leonaldo Ferreira Nunes, um dos maiores especialistas em genealogia do Brasil, nesse projeto tão importante para a valorização da família”, disse.

Leia Também:  Sancionada lei que reconhece oficialmente Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná

Leonaldo, coordenador do evento, destacou que o programa “é, sempre foi e sempre será gratuito” e que os dados de pessoas vivas não são disponíveis, devido a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Serviço:

Evento: Pesquisa de árvore genealógica com o sistema FamilySearch

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico, Curitiba)

Data: Até 30 de abril (quarta-feira)

Horário: Das 9h às 18h

Entrada: Gratuita

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Norte Pioneiro vai colher 28 mil toneladas de café – a maior produção do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) destacou nesta segunda-feira, 28, que o Paraná deve colher 42 mil toneladas de café, conforme projeção do Deral ( Departamento de Economia Rural) e o Norte Pioneiro deve colher 29 mil toneladas nesta safra que começou a ser colhida nesta semana.

“Além de ser o maior produtor de café do Paraná e um dos maiores do país, o Norte Pioneiro tem mais duas características: o café é de melhor qualidade, com indicação geográfica e selo de qualidade, e grande parte da produção está nas mãos de mulheres, que se destacam nacionalmente”, disse Romanelli.

Segundo o órgão da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, a colheita deve alcançar 25,5 mil hectares de café no Paraná e que 93% desta área se apresenta em boas condições. Já a área da região soma 15,5 mil hectares.

A cotação do café beneficiado bebida dura tipo 6 hoje é de R$ 2.510,00 a saca. O café “bebida dura” se refere a um tipo de café que, após a torrefação, apresenta uma bebida intensa, encorpada, com certa aspereza ao paladar, muito apreciada.

Leia Também:  As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Mulheres

Segundo Romanelli, as cafeicultoras da região fazem a grande diferença na produção de café especial vendido as mais importantes torrefadoras e cafeterias do Brasil, além de exportar para 12 países europeus. Elas integram a Associação das Mulheres Cafeicultoras do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé).

O grupo de mulheres reúne 62 famílias de 11 cidades da região que há 12 anos também fazem parte do Projeto Mulheres do Café, nascido há 12 anos. Hoje, mais de 200 famílias fazem parte do projeto, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR Paraná).

“As cafeicultoras são as mais premiadas, o que destaca a forte participação da mulher no café produzido do Paraná. Desde 2013, a Amucafé integra o projeto de capacitação na produção de cafés especiais. São 250 famílias, chefiadas por mulheres, que exportam a produção para o Chile, Japão, EUA e países europeus”, destacou o deputado.

“Acompanho o trabalho realizado pela associação em 11 municípios do Norte Pioneiro. A região já foi um grande maciço de cafezais e agora com as mudanças climáticas, a produção se deslocou para um café de qualidade”, completou.

Leia Também:  Salgado Filho recebe R$ 5 milhões para obras de pavimentação do programa Asfalto Novo, Vida Nova

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA