NOVA AURORA

POLÍTICA NACIONAL

Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná discute criação de 2ª Vara de Juizado para atendimento a vítimas de violência doméstica em Cascavel

Publicado em

Reunião articulada pelo deputado Oziel Luiz Batatinha (MDB) reuniu caravana de autoridades de Cascavel na capital paranaense.

Em um encontro de grande relevância para a busca por mais efetividade na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Keppen, reuniu-se com autoridades de Cascavel, incluindo juízes, promotores, advogados e representantes da sociedade civil organizada.

A reunião teve como objetivo discutir a criação de uma 2ª Vara de Juizado na comarca de Cascavel, destinada especificamente ao atendimento e tratamento dos casos de violência contra a mulher. A iniciativa foi promovida pelo Deputado Batatinha (MDB), que reconheceu a urgência de medidas mais eficazes para enfrentar essa problemática. O parlamentar foi representado pelo chefe de gabinete, Cleumar Farias. Participaram ainda, o deputado estadual Marcio Pacheco (REP) e o presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola (POD).

O encontro foi realizado em um ambiente de diálogo aberto e construtivo, refletindo o comprometimento das autoridades presentes em abordar de forma efetiva o aumento do volume de processos de casos de violência doméstica na região. De acordo com dados apresentados, atualmente a Comarca de Cascavel possui 9141 processos em andamento, 3676 ações penais, 2350 medidas protetivas e 2624 inquéritos policiais.

Leia Também:  Palestra na Assembleia Legislativa destaca "O Trabalho Invisível das Mulheres"

O Presidente Luiz Fernando Keppen ressaltou a importância da conversa e de aprimorar a estrutura judiciária para atender adequadamente às vítimas e garantir que os agressores sejam responsabilizados por seus atos, mas que ainda há uma série de fatores que devem ser analisados com cautela para a criação desta vara no município.

Além dos aspectos jurídicos, a sociedade civil organizada também teve a oportunidade de contribuir para a discussão. Representantes de organizações voltadas para a defesa dos direitos das mulheres apresentaram suas perspectivas e sugestões para a implementação de políticas e ações mais abrangentes de prevenção e combate à violência doméstica.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Jayme Campos recebe Gabriel Galípolo e discute política de juros do Banco Central

Published

on

O senador Jayme Campos (União-MT) recebeu nesta quarta-feira, 4, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galipolo, indicado pelo presidente Luís Inacio Lula da Silva para suceder, a partir do ano que vem, a Roberto Campos Neto na presidência da autarquia. Entre os vários assuntos, os dois conversaram sobre a política de juros do Banco Central e as perspectivas para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária.

“É notória a preocupação de todos os segmentos econômicos com a definição dos rumos da taxa Selic, se haverá aumento ou se manterá no atual patamar de 10,5%. De minha parte, desejo que seja definido tecnicamente aquilo que for melhor para o Brasil, para a estabilidade do país” – disse o senador. 

Gabriel Galipolo fez um histórico sobre as ações do Banco Central e os desafios da autarquia para manter a inflação no centro da meta. Ele lembrou que em junho do ano passado, diante das respostas econômicas, houve inúmeras reduções da taxa juros, que chegou a 13,75%, e que, no momento, o Banco Central aguarda pelos resultados macroeconômicos para uma nova definição.

Leia Também:  Paraná tem 306 medalhistas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Galipolo admitiu que existe uma apreensão por parte do mercado e confirmou que a economia brasileira aqueceu muito acima do que se previa, conforme dados de empregos, consumo e produção. “Devemos observar, entre outros indicadores,  se esse crescimento está acima da oferta” – frisou.  A próxima reunião do Copom ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro.

Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu a data para sabatina de Gabriel Galipolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para ocupar a presidência do Banco Central. Será no dia 8 de outubro. Jayme Campos é membro titular da comissão. Caso seja aprovado, o nome do economista será encaminhado para deliberação em plenário.

Fonte: Política Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA