POLÍTICA PR
Outubro Rosa chama a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama
Publicado em
30 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima a ocorrência de 73.610 novos casos devem ser registrados só durante o ano de 2024. O número assusta e mostra como é importante se prevenir de todas as formas para não fazer parte desta perigosa estatística. Por isso, a Assembleia Legislativa do Paraná abraça mais uma vez essa causa e promove uma nova edição da campanha Outubro Rosa, com programação que inclui exposição fotográfica, distribuição de uma cartilha informativa e a promoção de um debate público com especialistas.
Esse conjunto de ações, que tem como símbolo internacional um singelo e solidário laço cor-de-rosa, objetiva motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde sobre as ações de controle e o cuidado integral relativos ao câncer de mama, assim como, o do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce. Já no primeiro dia do mês o prédio da Casa de Leis, localizado no Centro Cívico, será iluminado de rosa, chamando a atenção da população para a importância de adotar medidas que protejam a saúde. Essa tonalidade permanecerá até o dia 15, quando dará lugar ao verde, símbolo da campanha Outubro Verde, que desperta a atenção para outra questão vital para a cidadania: a conscientização, valorização e defesa dos direitos das pessoas com nanismo.
Especialistas participam de audiência
Uma audiência pública intitulada “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama”, será realizada no dia 15 de outubro, a partir das 9 horas, no Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio, reunindo médicos, especialistas, representantes do Governo, do Ministério Público e de instituições que apoiam e dão suporte às pacientes com câncer e suas famílias. O debate ocorre por proposição da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, contando com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, comandada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD) e do Instituto Inovação e Ensino em Saúde (INTES).
A deputada Cantora Mara Lima destaca que o mês de outubro é dedicado, anualmente, à conscientização sobre a necessidade do autoexame, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Inclusive, a parlamentar é a autora da lei estadual 16.935/2011, que instituiu a campanha Outubro Rosa no Paraná. A iniciativa visa a promoção de ações para a propagação de informações educativas e preventivas, voltadas à saúde das mulheres. De acordo com Mara Lima, é fundamental que as mulheres se cuidem, façam o autoexame e visitem o médico regularmente.
“Como Procuradora da Mulher, sinto-me especialmente comprometida com a defesa dos direitos e da saúde das mulheres”, afirma a deputada Cloara Pinheiro. “O câncer de mama é um dos maiores desafios que enfrentamos, e a luta contra ele não deve ser travada somente em hospitais e clínicas, mas também aqui, nas instituições que representam a voz do povo paranaense. Nosso compromisso vai além da conscientização, devemos garantir que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, incluindo mamografias e tratamentos adequados e assegurar que não haja barreiras financeiras, geográficas ou culturais para o acesso a esses serviços”, sublinhou a Procuradora da Mulher.
Exposição valoriza a vida
Antes da audiência pública, ainda no dia 7 de outubro, acontece a abertura da exposição “Outubre-se”, às 13h30, no Espaço Cultural, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher da Assembleia. Ela reúne ensaios fotográficos feitos por César Roman e Sílvia Roman com mulheres em tratamento contra o câncer – ou que já encerraram os procedimentos, representando a valorização da vida e a prevenção. Conforme a organização da mostra, cada uma das nove imagens apresenta os “melhores médicos do mundo”: a luz do sol, a dieta, o exercício, descanso, autoestima, amizade, autocuidado, solidariedade e fé.
Eles explicam que projeto fotográfico foi idealizado a partir de uma citação de Charles Chaplin – ator, comediante, diretor, compositor, roteirista, cineasta, editor e músico britânico, e concretizado através de parcerias e apoiadores da ONG Anjos sem Asas. A produção das mulheres leva a assinatura de Beto Bravo; enquanto, a produção de figurino, acessórios e complementos foi feita por Lu Filizola e Dan Torres; o tratamento de imagem é de David Ernst, e os textos são assinados por Silvia Roman. A curadoria da mostra fotográfica é de Daniel Marques. A exposição permanecerá aberta à visitação, no horário das 9 às 17 horas, até o dia 11 de outubro.
Cartilha traz importantes orientações
Só mulheres podem ter câncer de mama? Essa é uma das perguntas em destaque na cartilha elaborada especialmente para auxiliar na disseminação das informações durante esta edição da campanha Outubro Rosa. Na sequência, o documento traz um grande alerta: “homens também podem ser diagnosticados com câncer de mama. No entanto, a doença é bastante rara dentre a população masculina, perfazendo 1% dos diagnósticos de câncer de mama”, orienta. Intitulada “Nós por Elas – Juntos no Combate ao Câncer”, a cartilha foi elaborada com linguagem simples e objetiva, e será distribuída durante a campanha, na abertura da exposição e na audiência pública.
Outro trecho da publicação, que desperta imediatamente o interesse dos leitores, está relacionado a importância de se fazer exames de rotina. “Alguns sinais e sintomas merecem atenção: nódulos ou caroços palpáveis nas axilas, pescoço ou mama; desconforto mamário não relacionado ao ciclo menstrual; mamilo invertido; mamilo dolorido; vermelhidão da pele da mama; secreção com sangue pelo mamilo; mudanças na forma ou textura do mamilo ou mama; inchaço dos gânglios das axilas”, sublinham os autores. Ali também é apresentada a Lei 11.664/2008, que assegura o exame mamográfico para as mulheres com idade superior a 40 anos. Essa legislação dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo do útero e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A publicação é resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pelo Instituto Inovação e Ensino em Saúde (INTES), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e a Aliança Internacional para Redução de Agravos em Saúde (AIRAS). Assinam como responsáveis técnicos o Dr. Alexei Peter dos Santos, médico oncologista de Porto Alegre e a Drª Maria Cristina Figueroa Magalhães, médica oncologista de Curitiba.
Kits de higiene para mulheres de Colombo
A empatia e o acolhimento ganham uma nova dimensão durante o período da campanha do Outubro Rosa com uma ação especial direcionada a União das Mulheres de Colombo, entidade que funciona no município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC): entre os dias 7 e 28, a Procuradoria da Mulher estará recebendo doações de produtos de higiene, especialmente, hidratantes, lenços umedecidos e desodorantes, itens essenciais para o bem-estar e a dignidade de todas. As doações, por menor que sejam, podem trazer um sorriso e um pouco mais de conforto para quem precisa. Os produtos arrecadados vão compor um kit de higiene, beneficiando mulheres que enfrentam grandes desafios, diariamente, e recebem apoio da entidade. É um gesto que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias e tem a intenção de reforçar os sentimentos de irmandade, solidariedade e sororidade. Quem quiser, e puder contribuir, deve entregar as doações diretamente na sala da Procuradoria, que funciona no 3º andar do prédio administrativo da Assembleia Legislativa (Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico – Curitiba – PR).
Serviço:
Assunto: Abertura da exposição “Outubre-se”
Dia: 07 de outubro
Horário: 13h30
Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico – Curitiba – PR
Assunto: Audiência pública “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama”
Dia: 15 de outubro
Horário: 9 horas
Local: Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio, na Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico – Curitiba – PR
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná
Published
1 hora agoon
3 de abril de 2025By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.
O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.
“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.
O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.
O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.
A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Legislação e debate
O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.
“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.
Fonte: ALPR PR

PCPR divulga fotos de foragidos pelo crime de roubo e associação criminosa em Maringá

PCPR prende homem em flagrante e apreende armas em Apucarana

Escola de Trânsito do DER/PR em Cascavel é reinaugurada após reforma

Escolas do Paraná que ofertam tempo integral recebem mais 3 mil kits de robótica

Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
PARANÁ


Escolas do Paraná que ofertam tempo integral recebem mais 3 mil kits de robótica
Mais 100 escolas estaduais de todas as regiões do Paraná que ofertam educação em tempo integral estão recebendo do Governo...


Escola de Trânsito do DER/PR em Cascavel é reinaugurada após reforma
A Escola Prática Educativa de Trânsito (EPET) do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) em Cascavel, na região...


Iniciação às sapatilha de ponta anima turma de 2025 da Escola de Dança Teatro Guaíra
A sapatilha de ponta é um dos maiores símbolos do balé clássico, permitindo que as bailarinas dancem na ponta dos...
POLÍCIA


PCPR divulga fotos de foragidos pelo crime de roubo e associação criminosa em Maringá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou, nesta quinta-feira (3), as fotos de três homens foragidos pela prática dos crimes...


PCPR prende homem em flagrante e apreende armas em Apucarana
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso...


PCPR divulga foto de terceiro suspeito de participação em roubo de joalheria em Dois Vizinhos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou, nesta quinta-feira (3), as fotos de um homem, de 29 anos, investigado como...
ENTRETENIMENTO


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025