POLÍTICA PR
Eleita vereadora de Curitiba, Camilla Gonda afirma que o Parlamento Universitário foi decisivo em sua trajetória
Publicado em
8 de outubro de 2024por
Itajuba Tadeu
“Participe! O Parlamento Universitário forma a cidadania”, garante a jovem advogada Camilla Gonda, 23 anos, que acaba de ser eleita vereadora de Curitiba pelo PSB, ao falar sobre essa conquista e destacar a importância da participação no programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná, fundamental para sua candidatura em 2024. A partir do próximo ano ela vai fazer parte da bancada feminina da Câmara Municipal da Capital, a maior da história da Casa Legislativa: das 38 cadeiras da Casa, 12 serão ocupadas por mulheres, representando 31%.
Com os 3.062 votos conquistados nas urnas no último domingo (6), Camilla será uma das mais jovens vereadoras da Câmara Municipal, onde terá a oportunidade de passar da simulação vivenciada em 2018, durante o Parlamento, para a prática. Durante a campanha, ela defendeu pautas como o direito das mulheres e o passe livre estudantil no transporte público. “Estou bastante emocionada, tentando entender o que aconteceu”, comentou ao falar sobre os resultados alcançados nas urnas.
“O Parlamento foi um pontapé, um momento em que reconheci que poderia ser uma agente política”, afirma a nova vereadora. Camilla, que terá completado 24 anos na época da posse (1º de janeiro) disse que “a nossa candidatura representa uma quebra de paradigmas”. “Agora é mostrar que a juventude e também as mulheres podem ter representação na Câmara Municipal. Não quero ser exceção; queremos formar lideranças; mostrar que ali é o espaço de várias mulheres e meninas que podem sonhar com a gente”, sublinha.
A administradora de empresas e professora, Andresa Fátima Gonda, mãe da futura vereadora, lembra, também emocionada, que desde pequena a filha apresentava uma personalidade crítica e demonstrava muita empatia com todos. “É uma retribuição de um trabalho muito grande. Sabemos que é um caminho muito vasto e difícil”, avalia. Andressa acredita que a filha precisa sempre trabalhar muito e estudar para garantir seu espaço. “É um trabalho feito pela juventude, que vai dar resultado para Curitiba”, acrescenta. Durante a entrevista, Andressa, que na segunda-feira (7) esteve acompanhando a filha na Assembleia, onde se encontraram com deputados e funcionários, recordou ainda de alguns importantes momentos do Parlamento e do entusiasmo da filha, ao compartilhar com a família a aprovação de seus projetos.
Política era o meu lugar
Na época do Parlamento Universitário, Camilla já defendia a necessidade de esclarecer para a população as reais funções do legislativo. Em 2019, ela retornou ao Parlamento Universitário como voluntária, e relembrou agora um pouco da experiência de ter participado do projeto em dois momentos especiais: “Foi uma experiência incrível. Ali aprendi a fazer negociações. Aprendi bastante sobre o processo legislativo, como é feito um projeto de lei, por onde ele passa – pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e comissões temáticas – e sobre as votações em plenário. Isso é muito interessante, agrega bastante no nosso currículo e achei interessante participar”.
A vereadora eleita sempre se interessou por política e “tinha comigo a necessidade de entender mais sobre esse universo”, frisou. “Foi assim que conheci o Parlamento Universitário, me inscrevi ainda no primeiro ano de faculdade e fui selecionada para representar minha universidade. Dentro do Parlamento Universitário aprendi na prática o processo legislativo, conheci as comissões, entendi sobre o funcionamento de cada uma, tive a oportunidade de apresentar um projeto de lei e ver sua tramitação até a mesa do governador (para ser sancionado)”, acrescentou.
De acordo com Camilla, foi através do Parlamento Universitário que fez amigos, travou importantes contatos e confirmou que a política era o seu lugar. “Depois que o Parlamento encerrou, eu me filiei a um partido político, no qual já ocupei diversos cargos, como presidente de juventude municipal e vice-presidente de juventude Estadual. Em 2020 me candidatei às eleições para o cargo de vereadora, ainda aos 19 anos. Obtive 1.664 votos, o que me deixou bem posicionada entre os candidatos do meu partido”, recordou. “Com certeza a minha candidatura foi uma decisão tomada através da minha passagem pelo Parlamento Universitário. Aprendi tanto naqueles dias que levo até hoje a experiência adquirida. Quando me perguntam sobre o Parlamento Universitário eu respondo: a experiência que todo cidadão precisa passar”, completou.
Integrante da chamada Geração Z, a futura vereadora dos curitibanos, que nasceu no ano 2000, apresenta um curriculum recheado de atividades acadêmicas e extra curriculares. Aos 17 anos, ingressou em duas universidades. Ela lembra que durante o período da graduação coordenou um grupo de estudos, representou a universidade em atividades extracurriculares pelo Paraná, realizou mais de 20 palestras e eventos, levou a primeira audiência pública externa da Câmara Municipal de Curitiba para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e organizou o projeto Câmara Municipal Universitária – premiado pela Câmara Municipal de Curitiba. Relata ainda que também estagiou em dois órgãos públicos e liderou uma equipe de mais de 100 pessoas em uma campanha política. Atualmente, é formanda em Direito pela PUCPR e desenvolve pesquisas na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Experiência prática no Legislativo
Ter a oportunidade de vivenciar as atividades de uma deputada ou um deputado estadual. Esse é o propósito do projeto Parlamento Universitário, projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia do Paraná. O programa consiste na simulação das atividades parlamentares durante duas semanas, no mês de julho, quando os estudantes de diversas universidades participantes se dividem em bancadas partidárias, promovem a instalação de comissões temáticas, apresentam projetos e realizam a votação em plenário das propostas protocoladas.
O Parlamento Universitário visa oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo, permitindo aos jovens uma melhor compreensão do que é o dia a dia do deputado estadual, que vai além do comparecimento às sessões e a votação de projetos de lei, envolvendo muita preparação, conhecimento e trabalho.
Para saber mais sobre o Parlamento Universitário é só clicar no link: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Assembleia recebe a exposição “Araucárias Vivas” do artista plástico Toto Lopes
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

“Araucárias Vivas” é o tema da exposição do artista plástico Toto Lopes, aberta nesta segunda-feira (05), no Espaço Cultural da Assembleia. A mostra, uma iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP), é um convite à reflexão sobre a relação entre arte, natureza e sustentabilidade, através de esculturas únicas que emergem do refugo de tapumes de obra e compensados de madeira reflorestada. “Nós temos que valorizar o que é nosso. O Toto é um artista, eu sempre digo, que ama o Paraná. E ele consegue transmitir esse amor através da sua arte, representando a nossa história, a nossa cultura, as nossas raízes”, disse a deputada, ao destacar que o que ela mais valoriza no artista é o seu lado social, o seu lado humano.
“Ele trabalha com crianças, com idosos, com crianças especiais, transformando objetos que provavelmente iriam para o lixo em arte levando esperança às pessoas, transformando a vida deles. Além disso, ele faz pinturas lindas em hospitais de crianças e de forma voluntária. Então esse lado social do Toto também me encanta muito. Por isso, é uma pessoa que merece ser homenageada e que sua obra seja divulgada para o Paraná e para o mundo”, disse a deputada, ao entregar uma menção honrosa ao artista, como forma de reconhecimento à sua contribuição para a cultura do estado.
Presente na aberta da mostra, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), disse que é importante valorizar aqueles que valorizam o Paraná como Toto Lopes que é um apaixonado por esse estado, e que tem no pinheiro araucária, sua principal referência. “Para nós é uma honra muito grande ter você aqui nessa Casa e, em nome dos 54 deputados, quero agradecer todo o trabalho que você faz como artista, mas principalmente o trabalho que você faz divulgando o estado do Paraná, esse estado que é pujante, de gente séria, de gente trabalhadora, que está vivendo um momento extraordinário, mas que tem que valorizar os nossos artistas”, afirmou.
Preservação
Toto Lopes falou um pouco sobre a sua exposição. “São araucárias que são feitas com reaproveitamento de material, tapumes de obra, compensados, que eu reutilizo e transformo elas em arte”, explicou. “A escolha de trabalhar com madeira reflorestada não é apenas uma opção estética, mas uma declaração de compromisso com a preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais”, disse, ao destacar que a coleção “Araucárias Vivas” se inspira na majestosa araucária angustifolia, uma árvore que desempenha um papel vital em nosso ecossistema, mas que está ameaçada de extinção. “Minhas esculturas servem como um poderoso lembrete da fragilidade da natureza e da importância de sua preservação”, alertou. “É uma forma de repensar nossos hábitos de consumo e a importância de uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente, é promover essa jornada de transformação e conscientização ambiental através da arte”, finalizou.
O artista também tem uma ligação grande com a questão social. “Na minha infância eu tive o privilégio de participar de um projeto gratuito, que transformava a arte junto com as crianças. Eu fui privilegiado de ter participado desse projeto e eu vi que a arte realmente tem um poder de transformação na vida de pessoas. E, hoje, eu utilizo a minha arte como um reflexo de tudo que eu recebi, mas também plantando várias sementinhas aí, mostrando para as crianças que a arte pode mudar a vida delas também”, explicou. A mostra fica em cartaz até o dia 09 de maio, das 09 horas às 18 horas, no Espaço Cultural da Assembleia.
Perfil
Tanielton Lopes Pereira, conhecido como Toto Lopes, nasceu em Campo Largo (PR), é especialista em reutilização de materiais descartados e formado em artes visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É um artista plástico autodidata, fundador da Toto Artes – Soluções Artísticas e se destaca pelo impacto social de seu trabalho.
Desde 2007, ministra oficinas de artes plásticas em projetos sociais do município de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo oficinas para todos os públicos e faixas etárias, incluindo crianças com vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais, adultos, idosos, dentre outros.
É idealizador e coordenador do Projeto Eco Natal que mobilizou mais de cinco mil pessoas para criar a decoração natalina de Campo Largo com materiais recicláveis; do projeto “Fazendo Arte”, que já atendeu mais de três mil crianças com vulnerabilidade social e do projeto “Medicando Alegria”, que visa levar apresentações de teatro, contação de história, música, circo para pacientes, familiares e funcionários de hospitais. Toto também é voluntariado do HI Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Além de ter suas obras reconhecidas no Brasil, o quadro “A Santa”, participou de três mostras de arte em Napoli e Roma (Itália), sendo uma delas o “Fórum Mundial da Cultura pela Paz”, organizada pena Unesco.
Premiações
O artista já recebeu diversas premiações, entre elas o prêmio de honra ao mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”, pelos relevantes serviços prestados a cidade e a cultura de Campo Largo; o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, pelos relevantes serviços prestados para sociedade paranaense e a “Medalha das Ordens das Araucárias”, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR). Sua obra “Acaé Azul” foi reconhecida pelo Governo do Paraná para fazer parte do acervo artístico do cerimonial do estado, assim como a obra “Mestre Fandangueiro do Paraná”, que já faz parte do acervo artístico do Palácio Iguaçu.
Fonte: ALPR PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”