NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Moacyr Fadel (PSD) reforça compromisso com os municípios ao assumir 3ª vice-presidência na Assembleia

Publicado em

Ao assumir o cargo de 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) destacou que entre as prioridades da nova Mesa Diretora estão ampliar a participação popular no Legislativo e o apoio aos municípios. A sessão especial de posse aconteceu nesta segunda-feira (03).

“Para mim, é um orgulho fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia a convite do nosso líder, que é o presidente Alexandre Curi. Ele já implantou a Assembleia Itinerante e nós vamos levar a Assembleia para os municípios, ouvir a população. Isso é um ganho para a população, que nem sempre consegue vir a Curitiba e ter acesso aos deputados. Vamos trabalhar com pautas regionais focadas no desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Fadel.

Municipalista, o parlamentar lembra a importância do diálogo constante com prefeitos, vereadores e lideranças, especialmente em início de mandato. “Eu fui prefeito e entendo as necessidades dos municípios. Eu defendo o municipalismo e gosto de estar sempre presente nas cidades, recebendo as demandas dos prefeitos e das nossas lideranças e, principalmente, ouvindo a população”.

Leia Também:  Luciano Lourenço é homenageado com Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa

Com uma trajetória de mais de 25 anos dedicados à vida pública, o parlamentar destaca que a experiência política é essencial para a nova missão. “Eu sou um deputado de primeiro mandato, mas tenho uma trajetória, fui vereador, presidente da Câmara, prefeito por 4 mandatos e 3 vezes presidente da AMP. Isso me credenciou a participar da Mesa e ser representante de um grupo novo que chegou à Assembleia e que queria algo diferente”.

Em seu discurso de posse, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná também destacou a atuação municipalista. “O que me trouxe até aqui foi o apoio de milhares de paranaenses e o trabalho diário em prol das cidades que represento. Agora, com essa nova responsabilidade, redobro meu compromisso. Sei que liderar esta Casa exige não apenas dedicação, mas também sensibilidade para compreender as demandas de cada canto do Paraná”.

A Mesa Diretora é o órgão colegiado responsável pelos trabalhos legislativos e administrativos da Assembleia Legislativa do Paraná. A atual composição segue na função até 2027.

Leia Também:  "Orçamento da Gente" marca a história da Assembleia ao incorporar cerca de 8 mil sugestões dos paranaenses

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputado Tito Barichello (União) apresenta PL para capacitação contínua de policiais desligados voluntariamente no Paraná

Published

on

By

O deputado estadual delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, apresentou o Projeto de Lei nº 139/2025, que propõe a criação do Programa Estadual de Capacitação e Atualização em Segurança e Defesa Pessoal. A principal finalidade da proposta é proporcionar treinamentos contínuos para policiais militares, civis e penais que se desligaram voluntariamente do serviço ativo no Estado do Paraná.

Segundo o deputado delegado Tito Barichello o programa tem como objetivo garantir o aprimoramento contínuo dos ex-policiais, assegurando sua preparação e valorização. “Alinhado com os preceitos constitucionais, o projeto busca fortalecer a segurança pública no Paraná, promovendo a proteção dos cidadãos e o desenvolvimento da cultura de segurança”, afirmou.

Objetivos do Programa

O Programa de Capacitação e Atualização em Segurança e Defesa Pessoal tem como propósito atualizar e aprimorar as técnicas de segurança e defesa pessoal dos policiais que se desligaram voluntariamente. Para isso, busca oferecer cursos periódicos que permitam o aperfeiçoamento contínuo das técnicas de defesa e segurança preventiva. Além disso, dedica-se à capacitação desses profissionais em inteligência situacional, com o objetivo de aprimorar a percepção de riscos e a autoproteção.

Leia Também:  Assembleia realiza Semana da Pessoa Idosa entre os dias 1° e 4 de outubro

O programa também garante suporte técnico para a manutenção das habilidades adquiridas ao longo da carreira, assegurando que esses policiais continuem aptos a atuar em situações que exijam preparo e conhecimento especializado. Com o intuito de aprimorar ainda mais os treinamentos, são estabelecidas parcerias com universidades e centros de pesquisa, promovendo uma formação mais qualificada e alinhada às novas demandas da segurança.

Além disso, incentiva-se a troca de conhecimentos entre policiais ativos e desligados, fortalecendo a cultura de segurança pública e criando um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo.

Requisitos para Participação

Os profissionais interessados em participar do programa devem atender a alguns requisitos essenciais. É necessário que tenham se desligado voluntariamente das Polícias Militar, Civil ou do Departamento de Polícia Penal do Paraná. Além disso, devem comprovar, por meio de certidão, a ausência de condenações por crimes dolosos ou penalidades graves nos últimos cinco anos. Também é indispensável que estejam com as avaliações psicológicas e físicas em dia, garantindo a aptidão para participar das atividades do programa.

Leia Também:  Sindarspen defende valorização dos policiais penais e isonomia com as demais forças de segurança

A proposta visa garantir a continuidade da capacitação dos ex-policiais, promovendo a manutenção da ordem pública e a prevenção da criminalidade. Tito Barichello destacou que a valorização dos profissionais de segurança pública e a capacitação contínua são fundamentais para o fortalecimento do sistema de segurança no Paraná.

“A valorização dos profissionais de segurança pública e a capacitação contínua são essenciais para o fortalecimento do sistema de segurança”, conclui Barichello.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA