NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Moacyr Fadel (PSD) homenageia personalidades de Telêmaco Borba durante Assembleia Itinerante

Publicado em

O deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, homenageou seis personalidades com atuação de destaque na sociedade de Telêmaco Borba durante a 20ª sessão especial de interiorização, nesta quinta-feira (20). O projeto Assembleia Itinerante está presente na VI Expo Telêmaco, que segue até o próximo domingo (23).

“Cada um dos nossos homenageados contribui, à sua maneira, para que o povo de Telêmaco Borba tenha uma vida cada vez melhor. Esse é o verdadeiro significado de comunidade, quando o bem comum é tratado como prioridade. Essa homenagem é um gesto de carinho com aqueles que fazem a diferença”, ressalta o parlamentar.

O vereador Thiago Braçudinho (PL) afirmou que “muitas pessoas ajudaram a construir a história de Telêmaco Borba e ver esse reconhecimento é sempre gratificante”.

Durante a sessão, Fadel destacou a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), de aproximar o Legislativo estadual dos paranaenses. “Há três anos nosso presidente teve essa ideia de levar a Assembleia até os municípios e mais do que isso apresentar resultados para a população. Alexandre você é um orgulho do nosso Paraná. Você tem que nos representar em um nível mais alto no estado, porque você é um cara resolutivo”.

Leia Também:  Na Comissão de Finanças, deputada Ana Júlia (PT) pede vista e adia votação de projeto que prevê a desestatização da Celepar

Homenageados

Carlos Alberto Merhy Filho

Engenheiro agrônomo, especialista em Desenvolvimento Rural. Tem quase 40 anos dedicados ao desenvolvimento rural e ao fortalecimento da agricultura familiar de Telêmaco Borba e região, atuando junto à Feira do Produtor. Acumula mais de 150 certificações em capacitações e treinamentos voltados ao desenvolvimento rural.

Ariane Camila Guralh da Silva

Mais conhecida como Mãe de Joões, é professora, palestrante, influenciadora digital e apresentadora do podcast Mãe de Joões. Mãe de três meninos autistas, ela e o esposo receberam o diagnóstico tardio do TEA. Desde 2019, tem se dedicado à comunidade autista Telemacoborbense como ativista social.

Maria Sirlene Lipori Cardoso

É cirurgiã-dentista, com especialização em Radiologia. Além de sua atuação na área da saúde, dedica-se há décadas ao trabalho voluntário, sendo uma figura essencial na APAE de Telêmaco Borba desde os anos 1990. Foi presidente e vice-presidente da instituição por dois mandatos. Também integra o grupo de costura solidária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Telêmaco Borba.

Lucia Tibaldi

É uma das figuras mais dedicadas à causa da inclusão e do desenvolvimento das pessoas com deficiência em Telêmaco Borba. Desde 1992, ela tem se dedicado incansavelmente à APAE, contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento da instituição. Foi presidente por dois mandatos consecutivos, vice-presidente e também tesoureira da instituição. Também integra o grupo de costura solidária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Telêmaco Borba.

Leia Também:  Projeto de lei prevê exigência de aviso para dar ciência ao consumidor quando houver abertura de cadastro com dados pessoais

Alcino Ataide Mendes Batista

Primeiro vereador do distrito de Imbaú, então pertencente a Telêmaco Borba, Alcino tem uma trajetória dedicada ao desenvolvimento dos municípios. Foi um dos grandes protagonistas na luta pela emancipação política de Imbaú, atuando incansavelmente ao lado de outras lideranças para garantir a autonomia do município e fortalecer sua representatividade. Foi presidente da Câmara de Vereadores de Telêmaco Borba em 1995 e vice-prefeito de Imbaú em 2008.

Eduardo Herbert Lagos Bona

Advogado de formação e comunicador por paixão, atuou em diversos veículos de comunicação do Norte Pioneiro e do interior de São Paulo. Foi assessor jurídico em diversas instituições públicas.

É considerado um dos maiores conhecedores e historiadores da cidade de Telêmaco Borba e guardião do acervo histórico do antigo jornal O TIBAGI, a maior fonte histórica de Harmonia-Monte Alegre e dos primeiros movimentos para a criação do município de Telêmaco Borba.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Causas e efeitos das mudanças climáticas é o assunto do programa Assembleia Entrevista

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Paraná amplia rede de defesa dos direitos das mulheres e atinge 171 Procuradorias

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA