NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Marcel Micheletto se reune com membros da Cooperativa C. Vale para tratar da expansão da piscicultura na região Oeste do Paraná

Publicado em

 

A piscicultura na região Oeste do Paraná tem apresentado uma expansão significativa nos últimos anos. Diversos produtores têm investido nesse setor devido ao potencial da região em recursos hídricos e demanda crescente por peixes.

Para falar sobre o assunto, o deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, recebeu a visita, nesta quarta-feira (6), em Curitiba, do engenheiro ambiental Guilherme Damião, encarregado ambiental da Cooperativa C. Vale, de Palotina.

A piscicultura é uma atividade que tem crescido muito no Brasil, principalmente na região Sul, onde o Paraná se destaca como o maior produtor de peixes de cultivo do país1. A tilápia é a principal espécie cultivada, mas há também outras como o tambaqui, o pacu e o pirarucu. A piscicultura gera renda, emprego e segurança alimentar para milhares de produtores e consumidores.

A reunião contou com a presença do prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski. A intenção das lideranças foi tratar das outorgas para uso de água e o crescimento da atividade na região Oeste, que gera significativa quantidade de empregos e renda, especialmente por parte de grandes cooperativas que atuam no segmento, como C.Vale e Copacol.

Leia Também:  Mãe denuncia genro por manter filha em cárcere privado em Cafelândia

“A piscicultura é uma atividade em franca expansão e uma alternativa viável para agregar renda aos produtores rurais”, destacou Micheletto.

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Jovens paranaenses viram protagonistas de suas histórias com o apoio transformador da Gerar

Published

on

By

Geração de emprego, renda e promoção da igualdade social. Esses são os pilares da Gerar – Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional, organização social que cria e implementa projetos de sustentabilidade social no Paraná. Na edição do programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia, que estreia hoje, Francisco Essert, presidente do Conselho Diretor da Gerar, fala sobre as ações e iniciativas da instituição, fundada há mais de duas décadas, destacando a importância da inclusão e geração de renda.

Durante a entrevista, que já está no ar no canal aberto 10.2 – do Poder Legislativo, ele destaca que a missão da instituição é promover o desenvolvimento o social, através de ações educacionais, para que as pessoas sejam protagonistas de suas histórias, criando uma sociedade mais justa e um planeta sustentável. Mais de 40 mil vidas já foram impactadas pelos projetos sociais da organização; que também garantiu empregos para cerca de 10 mil jovens. Ele lembra que ao lado de Heloisa Arns – superintendente da Gerar, em 2003, criou a organização sem fins lucrativos que, hoje, é referência no país.

Segundo Essert, um dos projetos (o Aprova) é voltado para alunos de 14 a 18 anos, da rede pública estadual, que enfrentam dificuldades de aprendizagem ou desejam retomar os estudos para concluir a educação básica, visando ingressar no ensino superior e promover seu desenvolvimento pessoal. São também oferecidas aulas gratuitas de informática para indivíduos sem acesso à internet, proporcionando habilidades básicas para utilizar as ferramentas essenciais no ambiente corporativo. Essa iniciativa é chamada de Cidadania Digital.

Leia Também:  Vencedores do XII Prêmio Gestor Público Paraná serão revelados na Assembleia

Outro projeto, o Florescer, tem como objetivo atender diversas necessidades de grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Em 2021, por exemplo, eles colaboraram com a Associação Amigas da Mama (AAMA) para apoiar mulheres que enfrentam câncer de mama, buscando fortalecê-las durante esse momento delicado. A entidade mantém os seguintes projetos: Gerar Esquenta, Mega, Gerar Estágios e Aprendiz Gerar, além do Aprova, Cidadania Digital e Florescer. A Gerar recebeu, em 2002, o selo ODS, em reconhecimento aos projetos e iniciativas que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles foram estabelecidos pela Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015, quando o Brasil se comprometeu a implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  DEPUTADO ANIBELLI NETO (MDB) PROPÕE A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR PARA O FORTALECIMENTO DA COP-30

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA