POLÍTICA PR
Deputado Batatinha em Sessão Solene, Assembleia Legislativa celebra os 170 anos da Polícia Civil do Paraná
Publicado em
28 de setembro de 2023
A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, no Plenário Waldemar Daros, nesta quarta-feira (27), para homenagear os 170 anos da Polícia Civil do Paraná. Proposição do primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), segundo vice-presidente, deputado Ney Leprevost (União Brasil), do líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, deputado Tito Barichello (União Brasil) e do deputado Delegado Jacovós (PL).
O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), declarou: “parabenizo a nossa Polícia Civil do Paraná pelos 170 anos de dedicação incansável à segurança e à justiça do nosso estado. Desde sua fundação, em 1853, ela tem sido um pilar fundamental na proteção de nossa comunidade, na investigação de crimes e na manutenção da ordem. E hoje, celebramos não apenas uma instituição, mas também os heróis e heroínas que arriscam suas vidas diariamente para garantir nossa tranquilidade. Seu compromisso e coragem são admiráveis. Vamos continuar apoiando a Polícia Civil para que possam desempenhar seu trabalho de maneira ainda mais eficaz em prol de todos os paranaenses”.
O proponente e presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost, explicou a importância de comemorar os 170 anos da Polícia Civil Paranaense. “Estamos comemorando aqui uma data histórica, os 170 anos da Polícia Civil do Paraná. Pouca gente sabe, foi criada por dom Pedro II logo após a emancipação do nosso estado e de lá para cá a Polícia Civil foi se consolidando em todos os municípios, se profissionalizando e hoje temos reconhecidamente a melhor Polícia Civil do Brasil, porque ela é muito humana, muito solidária no relacionamento com o cidadão ao mesmo tempo que é eficiente no combate ao crime. É bom que todos assistam este evento em todo Brasil para que os criminosos não queiram vir para cá, não venham porque aqui a Polícia civil irá tratar os bandidos como eles merecem”.
O líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, deputado Tito Barichello (União Brasil), comentou sobre a efeméride. “A Polícia Civil é a melhor polícia investigativa do Brasil. Uma polícia organizada que trabalha com investigação séria. É uma instituição que mudou muito nestes últimos anos, não temos mais presos em delegacia, o armamento e viaturas foram renovados, os plantões foram organizados então hoje a polícia civil tem condições de realizar um trabalho profícuo para toda sociedade”.
Para deputado Delegado Jacovós (PL) “a Instituição continua vigilante e alerta em defesa da sociedade. Se modernizou, humanizou e atualmente está entre as polícias uma das mais eficientes do país”.
A deputada Flávia Francischini (União Brasil) participou do evento, saudou o aniversário da Polícia Civil em nome da Bancada Feminina da Assembleia e comentou que “é uma justa homenagem, eu que venho da Polícia também, e a gente sabe como esta instituição faz um árduo trabalho e muitas vezes deixam suas famílias para cuidar da segurança de todas as famílias paranaenses, então o reconhecimento por parte da Assembleia é mais que merecido. Parabéns aos deputados proponentes e toda a Polícia Civil do Paraná nesses 170 anos”.
O deputado Batatinha (MDB) saudou os 170 anos da Polícia civil em nome de toda região oeste do estado. “Fiz questão de comparecer a essa solenidade. É a melhor Polícia Civil do Brasil. E eu, como comunicador, posso falar como conhecimento de causa. Só tenho a agradecer os policiais civis do nosso estado”.
Homenageados
No evento foram homenageados o secretário de estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, doutor Silvio Jacob Rockembach; o delegado de polícia da Divisão Policial da Capital, doutor Fábio Lopes Pereira, nesta ato representando a delegada de polícia Maritza Maira Haisi; o delegado da Divisão de Polícia Metropolitana, doutor Fabio Renato Amaro da Silva Junior; a delegada de polícia, doutora Tathiana Guzella, o delegado titular do Centro de Operações Especiais (COPE), doutro Rodrigo Brow de Oliveira, o delegado e diretor do Instituto de Identificação do Paraná, doutor Marcus Vinicius da costa Michelotto e a senhora Melina Schneider Bastos Martins, neste ato representando todos os agentes de polícia judiciária.
Também foram homenageados 804 policiais civis, agentes e funcionários da corporação que se destacaram pelo cumprimento das suas funções em atenção à população paranaense recebendo diploma de Menção Honrosa com Votos de Congratulações com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição dos Deputados Ney Leprevost, Alexandre Curi, Delegado Tito Barichello e Delegado Jacovós concede homenagem por sua inestimável contribuição ao Paraná na área da segurança pública e por ocasião da celebração do aniversário de 170 anos da Polícia Civil do Paraná”.
O secretário de estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira pontuou que “é uma satisfação e motivo de orgulho fazer parte desta equipe agora, me sinto também como um membro da Polícia Civil, uma vez que agora estou na Secretaria de Segurança. E me sinto também, orgulhoso de ver o quanto a Polícia Civil evoluiu nestes últimos anos, houve toda uma reestruturação e modernização e agora estão desempenhando com maior qualidade a sua missão que é somar com as Forças de Segurança do Estado”.
O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, doutor Silvio Jacob Rockenbach, comentou sobre a homenagem. “Para nós é muito importante este reconhecimento da Assembleia Legislativa. Gostaria de agradecer, em nome da Polícia Civil, a homenagem, porque para cada um dos Policiais Civis do Paraná é o reconhecimento do esforço e de todo trabalho que a Polícia civil vem realizando ao longo dos anos em prol de todos os paranaenses”.
Compuseram a mesa de honra o proponente e presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil); o líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, deputado Tito Barichello (União Brasil); a deputada Flávia Francischini (União Brasil), o deputado Batatinha (MDB), o secretário de estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, doutor Silvio Jacob Rockenbach; o procurador de justiça do Paraná, doutor Moacir Gonçalves Nogueira Neto; o delegado de polícia da Divisão Policial da Capital, doutor Fábio Lopes Pereira; o delegado da Divisão de Polícia Metropolitana, doutor Fabio Renato Amaro da Silva Junior; a delegada de polícia, doutora Tathiana Guzella; o delegado titular do Centro de Operações Especiais (COPE), doutro Rodrigo Brow de Oliveira e a senhora Melina Schneider Bastos Martins, neste ato representando todos os agentes de polícia judiciária.
História
A Polícia Civil do estado do Paraná foi criada pelo imperador Dom Pedro II através do Decreto Imperial nº 1.237 de 28 de setembro de 1853, que nomeou o chefe de polícia, decorrente da emancipação da Província do Paraná ocorrida um mês antes, em 29 de agosto pelo desmembramento de parte do território de São Paulo. Em atenção ao ainda vigente Código de Processo Criminal do Império (de 1841) e legislação complementar, foi nomeado o bacharel Antônio Manoel Fernandes Junior como primeiro Chefe de Polícia da Província recém-criada.
A República confere autonomia aos estados da Federação em matéria policial, mas o novo Código Criminal de 1890 mantêm os cargos de Chefe de Polícia e de delegado. A nova Repartição Central de Polícia, adaptada à administração republicana, é, inicialmente, regulamentada em 20 de maio de 1892, recebendo a sua forma definitiva pelo Decreto nº 13, de 12 de janeiro de 1903. No setor que depois viria a ser conhecido como polícia técnica, o Decreto nº 378, de 1 de junho de 1908, organiza o Gabinete de Identificação e Estatística, o mesmo ocorrendo com o Serviço Médico Legal e de Assistência Pública da Polícia, através do Decreto n° 428, de 27 de julho de 1910.
A denominação da instituição foi alterada pela Lei Complementar nº 14, de 1982, para DEPARTAMENTO DA POLÍCIA CIVIL, dirigido pelo Delegado Geral, cargo para o qual deveria ser nomeado, preferencialmente, um Delegado de Polícia. Sinal do aperfeiçoamento da instituição em questões de relacionamento com o cidadão, o Decreto n° 6.665, de 4 de novembro de 1985, insere na estrutura organizacional do Departamento da Polícia Civil do Paraná, a delegacia da mulher. Em 1999, uma nova divisão da estrutura do Departamento foi criada no nível de execução, abrangendo as unidades de polícia judiciária, através do Decreto n° 1.045, de 9 de julho
Atualmente, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) é dirigida pelo Delegado Geral da Polícia Civil, desenvolve os serviços públicos da sua competência, basicamente, através dos Distritos Policiais e Delegacias Policiais. As delegacias distribuídas pelo território estadual, são, nas suas circunscrições, o centro das investigações e dos demais atos de polícia judiciária e pontos de atendimento e proteção à população. A instituição é composta por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados que atuam diariamente no combate à criminalidade, servindo e protegendo o cidadão paranaense.
DISCURSO DO DEPUTADO BATATINHA
Boa noite, deputada estadual Ney Leprevost, que preside a cerimônia nesta noite, boa noite. Parabenizar o deputado Ney Leprevost , o deputado Alexandre Cury, o deputado Tito Barrichello, o Xerifão e o deputado Jacovós. E boa noite a todos vocês eu não poderia deixar de participar desse evento eu fiz questão de ficar hoje aqui nesse evento normalmente deputado, a gente vai para casa, como a gente fala, para Cascavel ou para as regiões depois da sessão da quartafeira à tarde. Mas hoje, eu tinha que ficar aqui para essa cerimônia.
Alguns delegados, alguns dos senhores que estão aqui me conhecem e outros não vão me apresentar. Mas, antes, porém, quero fazer cumprimento aqui ao nosso secretário de segurança pública, Coronel Hudson, e cumprimento também ao delegado Dr. Sílvio nosso delegado geral, da nossa polícia civil, doutor.
O senhor está me conhecendo há pouco tempo, mas o doutor Luiz Kartasho, que está aqui, me conhece desde 1999.
E desde então, eu me apresentei para os demais delegados, desde 1999, como comunicador, como apresentador de programa policial. Como parceiro da Polícia Civil cansei de dormir nos corredores lá da 15ª porque naquela época não tinha WhatsApp né não tinha muita condição da notícia chegar na gente e aí a gente tinha que ficar no banco do plantão dormindo lá no corredor para a gente poder obter a notícia e a gente até hoje tem aquela disputa dar a notícia em primeira mão, de dar a notícia com exclusividade, isso faz parte da nossa profissão . Então, eu apresentando aos demais delegados ainda não me conhecia e até mesmo aqui para o Dr.
Sílvio, uma testemunha viva do nosso trabalho, da nossa luta e da nossa parceria com a Polícia Civil está aqui hoje que é o Dr. Luiz Carthaff e alguns outros delegados que passaram por Cascavel. Então, desde 1999 , estou na mesma emissora da TV Tarôbá, afiliada da Rede Bandeirantes, estou lá desde 1999, das 13 às 14 horas, continuando fazendo programa de Curitiba, na mesma emissora, no mesmo horário e apresentando o mesmo programa. Então, sempre fui muito parceiro da Polícia Civil. A nossa melhor Polícia Civil do Brasil disparadamente, e eu posso falar com conhecimento de causa.
Como eu disse, cansei de dormir nos corredores da 15ª, e cansei de testemunhar e mostrar os bons feitos, as prisões, as apreensões, os combates da Polícia Civil. Então, é disparadamente com certeza a melhor polícia civil do Brasil. Me tornei deputado, não imaginava ser político, nunca passou pela minha cabeça, nunca pensei em ser político. E simplesmente, naturalmente, me elegendo pelo voto popular, com quase 48 mil votos.
Em Cascavel, o deputado mais votado, com 30 mil votos. Já estou trabalhando, já estou ajudando, estou cuidando aí da nossa polícia, porque quando a gente leva Tito Barrichello recurso para a polícia trabalhar, não é para o policial, é para a comunidade.
Nós só estamos levando as emendas, levando recursos para que a polícia devolva. Então, trabalhe para a nossa comunidade. Estamos trabalhando para que a gente tenha uma nova sede da Polícia Científica em Cascavel, aqui existe hoje, lá é muito antiga, uma obra de sete milhões, que nós já estamos tratando aqui com a Casa Civil, já conversamos com o governador Ratinho Junior, estamos trabalhando e vai ser sonho realizado a nova sede da Polícia Científica em Cascavel, se Deus quiser muito em breve. Estamos atendendo algumas demandas também da Polícia Civil. De Foz do Iguaçu, alguns recursos para Foz, o próprio Cascavel e algumas outras regiões.
Então, muito obrigado a todos que estão aqui pelo trabalho que vocês fazem. Eu falo agora em nome da comunidade paranaense , em nome dos 48 mil votos, eleito popular na última eleição em nome dessa turma todo meu reconhecimento agradecimentos pelo adversário de 170 anos da nossa melhor Polícia Civil do Brasil. Fiz questão de ficar nesse evento que eu não poderia deixar de participar de amores, atividades, só não sou polícia, mas eu tinha muita vontade de ser polícia juntos. Parabéns a todos vocês, encerro a minha fala, pedindo a vocês, a todos as orações de cada um de vocês, rogo a Deus, para que possa dar consolo ao nosso eterno amigo delegado doutor Adhemair Braga Júnior, que Deus possa dar consolo a ele, né? Faça isso por um momento difícil. Muito obrigado.
POLÍTICA PR
Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná
Published
2 minutos agoon
3 de abril de 2025By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.
O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.
“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.
O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.
O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.
A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Legislação e debate
O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.
“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.
Fonte: ALPR PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba

PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
PARANÁ


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba
A Ceasa Paraná firmou com a Prefeitura de Curitiba uma iniciativa para contribuir com a alimentação de animais silvestres atendidos...


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de...


PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 23 anos, condenada judicialmente pelos crimes de tráfico de drogas,...


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025