NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputada propõe projeto que preserva recursos hídricos e aumenta competitividade do setor produtivo

Publicado em

A deputada estadual Maria Victoria (PP) apresentou projeto de lei (607/2024) para combater o desperdício e preservar os recursos hídricos incentivando a economia circular de água no Paraná. O projeto é denominado Água Renovável e está para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Maria Victoria explica que a economia circular de água é um modelo de gestão sustentável que visa reduzir o desperdício, reutilizar e reciclar a água em diferentes processos, mantendo o recurso em circulação por mais tempo.

“Buscamos a preservação dos recursos hídricos por meio de práticas que reduzam o consumo e reutilizam a água em todos os setores da sociedade. É uma ação pioneira do poder legislativo do Paraná que trará benefícios econômicos, ambientais e sociais”, ressalta a deputada.

“A economia circular da água é um conceito mais amplo que envolve a gestão integrada dos recursos hídricos, considerando a água como parte de um sistema interconectado”, completa Maria Victoria.

Entre as ações que exemplificam a economia circular de água estão a reutilização de água em indústrias, captação de água da chuva, saneamento ecológico, uso de água reciclada na agricultura, tecnologias de dessalinização e reuso, educação sobre economia de água, parcerias público-privadas para infraestrutura hídrica, práticas de reuso em edifícios públicos, inovações tecnológicas e regulação e incentivos fiscais.

Leia Também:  Micheletto preside sessão solene em homenagem a Jair Bolsonaro

Setor Produtivo

A legislação apresentada pela deputada Maria Victoria também busca auxiliar o setor produtivo paranaense no cumprimento das regulamentações nacionais e compromissos internacionais, garantir a competitividade, incentivar a estruturação de processos produtivos mais eficientes e estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

“A economia circular da água torna o setor produtivo do Paraná mais competitivo, ao aumentar a eficiência na utilização do recurso, economizando em tempos de seca ou quando o preço sobe. Além disso, abre portas para novos negócios e traz formas criativas e eficientes de produção”, pontua Maria Victoria.

Sustentabilidade e Inovação

A nova legislação se soma a outras leis apresentadas por Maria Victoria para estimular práticas inovadoras e sustentáveis na economia paranaense.

A deputada é autora da lei que estabeleceu a Política Estadual do Hidrogênio Renovável (21.454/2023), a lei (21.619/2023) que incentiva a Economia Circular no Estado e os projetos de lei para criar do Mercado Regulado de Crédito de Carbono (271/2024) e descarbonizar a indústria do Estado (455/2024).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Outubro Rosa chama a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Triatlo paralímpico é o assunto do Conexão Radical desta semana

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA