NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Comissão de Educação da Assembleia recebe demandas da campanha salarial dos servidores da Educação

Publicado em

As demandas da campanha salarial dos servidores da educação foram apresentadas nesta terça-feira (18) durante reunião da Comissão de Educação da Assembleia, o Governo do Paraná, a APP-Sindicato e deputados estaduais. O encontro, comandado pelo presidente do grupo de trabalho e líder do Governo, deputado Hussen Bakri (PSD), contou com a presença do secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.

“O Executivo, na pessoa do secretário da Fazenda do Estado, foi convidado para, aqui na Liderança do Governo, na Comissão de Educação da Assembleia, ouvir um pleito importante de reposicionamento do salário dos nossos professores da rede estadual”, disse Ortigara, ao comentar que a proposta apresentada foi bastante razoável e que o compromisso do Governo é estudar “a fundo e ver quais os limites e a capacidade que nós temos de nos enquadrarmos fielmente à Lei Complementar 101, à Lei Fiscal, se isso é possível, e levar isso para uma decisão de Executivo”.

O líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), afirmou que, hoje, o Paraná possui a melhor educação do Brasil devido a dedicação incansável dos milhares de profissionais da educação. “Eles sempre serão merecedores de valorização e fizemos essa reunião hoje justamente para buscar um denominador comum que possa atender os servidores dentro das condições financeiras e orçamentárias do Estado. O papel da Liderança do Governo e da Comissão de Educação é construir pontes e entendimentos”, explicou.

Leia Também:  Mençao honrosa ao Sr. Joel de Oliveira

A atual presidente da APP-Sindicato do Paraná, Walkiria Olegário Mazeto, fez uma explanação sobre os pleitos e as necessidades da categoria. De acordo com ela há uma defasagem salarial. “Nossa defesa é pela equiparação salarial às outras categorias do Poder Executivo. Recebemos hoje os menores salários. Enquanto uma professora e um professor, com dois padrões, recebem inicialmente R$ 4.420,00, profissionais do Quadro Próprio do Poder Executivo recebem R$ 7.616,00”, explicou.

Segundo ela, em 2023, o Governo do Estado alterou as carreiras dos demais servidores, de todas as outras secretarias do Executivo. “Por isso, nós trouxermos a demanda da equiparação salarial dos professores da Educação Básica no Estado. O que a gente traz aqui é que os nossos salários possam ser equiparados, voltarmos a ter o salário. Salário inicial e o salário final igual aos dos demais servidores como nós tivemos até 2022, aí houve uma alteração dos demais e o nosso não alterou ficando extremamente defasado”, afirmou.

Participaram da reunião o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Do Carmo (União), Denian Couto (Podemos), Artagão Junior (PSD), Ana Júlia (PT), Professor Lemos (PT), Dr. Antenor (PT) e Arilson Chiorato (PT), além de representantes da AAP-Sindicato.

Leia Também:  CCJ aprova projeto que promove uma série de alterações no Detran

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Deputado Fabio Oliveira (Podemos) vai presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia por mais dois anos

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  CCJ aprova projeto que promove uma série de alterações no Detran

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA