NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Cartilha busca implementar Parlamentos Jovens em Câmaras Municipais do Paraná

Publicado em

Na próxima quarta-feira (05), às 9h, acontece no Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, o lançamento do “Guia Prático para Implementar Parlamentos Jovens em Câmaras Municipais no Paraná”, uma cartilha que visa orientar câmaras municipais de todo o estado na criação de projetos de parlamentos jovens.

O evento contará com palestras de especialistas que possuem experiência direta em projetos de parlamentos jovens, oferecendo uma visão prática e teórica sobre o impacto e a metodologia para a criação desses programas em câmaras municipais. Entre os palestrantes estará Edson Gil Santos Jr., autor do guia, que compartilhará os objetivos e as estratégias delineadas no documento, destacando a importância de uma educação política fundamentada para o fortalecimento da democracia.

Além de Edson Gil Santos Jr., outros servidores com larga experiência em parlamentos jovens participarão do evento, trazendo experiências variadas de diferentes câmaras municipais. Jane Terezinha Scimeoni, da Câmara Municipal de Cascavel, Laís Bastos da Silva, de São José dos Pinhais, Karina Vanessa Albano, de Palmeira, e Joaquim Francisco dos Santos Neto, de Maringá, discutirão as práticas adotadas em seus respectivos municípios, analisando os desafios e as conquistas na implementação de iniciativas voltadas ao público jovem.

Leia Também:  Não sabe o que fazer para ter um estilo de vida saudável? Aprenda no programa Assembleia Entrevista

Também vai participar do evento o Desembargador Eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, para representar o Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que é um importante aliado desses programas de simulação parlamentar, auxiliando no processo eleitoral dos estudantes junto às escolas.
A criação de parlamentos jovens tem sido cada vez mais reconhecida como um meio eficaz de inserir jovens no debate público e incentivar o interesse e a compreensão sobre o funcionamento da política e do processo democrático.

Para a coordenadora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Roberta Picussa, o lançamento da cartilha é um passo importante para capacitar vereadores, servidores de câmaras municipais e educadores no desenvolvimento dessas iniciativas. “Embora o interesse pela política pareça ter crescido entre as pessoas, ainda há uma grande confusão e indistinção sobre as funções do Legislativo e do Executivo. Acredito que ao envolver os jovens em programas como esse, eles se tornarão cidadãos mais informados e engajados para contribuir de forma ativa e consciente com a sociedade. Queremos que este guia seja um importante incentivo para que mais câmaras promovam o parlamento jovem”, disse.

Leia Também:  Deputado Batatinha destina R$300 mil para ampliação da UBS do Distrito da Penha

A cartilha apresenta orientações detalhadas sobre como estruturar, implementar e manter programas de parlamento jovem, abordando desde a organização logística até métodos pedagógicos para envolver os estudantes nas discussões sobre temas cívicos. Segundo Edson Gil Santos Jr., o guia foi elaborado para servir como uma ferramenta prática e acessível, oferecendo subsídios para que as câmaras municipais possam promover a inclusão dos jovens nos debates e processos legislativos.

O evento é voltado para vereadores(as), novos(as) vereadores(as) eleitos(as), servidores(as) de câmaras municipais, educadores e todos os interessados em promover a educação política entre jovens. O encontro é gratuito e aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas pelo site da Assembleia Legislativa do Paraná.

Serviço:
Evento: Lançamento do “Guia Prático para Implementar Parlamentos Jovens em Câmaras Municipais no Paraná”
Data: 5 de novembro de 2024
Horário: 9h
Local: Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Curitiba – PR
Inscrições: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras/lancamento-do-guia-pratico-para-implementar-parlamentos-jovens-em-camaras-municipais-no

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Deputado Batatinha destina R$300 mil para ampliação da UBS do Distrito da Penha

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Relatório da SEFA aponta maior salto no investimento público no Paraná

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA