NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Bloco Digital e da Inovação promove Audiência Pública para debater Desafios da Inovação no Paraná

Publicado em

Encontro proposto pelo deputado Batatinha (MDB), acontece no Auditório Legislativo, no dia 20 de junho, às 9h.
Por: Rafael Guareski

O Bloco Parlamentar Digital e da Inovação realiza no próximo dia 20 de junho, às 9h, no Auditório Legislativo da Assembleia, uma Audiência Pública para discutir os Desafios da Inovação. O evento tem como objetivo reunir especialistas, empresários, representantes do setor público e demais interessados para debater estratégias e soluções para fomentar a inovação no Paraná.

Composto pelos deputados Oziel Luiz Batatinha (MDB), Anibelli Neto (MDB), Denian Couto (Podemos), Do Carmo (União), Douglas Fabrício (Cidadania), Samuel Dantas (PROS), e Thiago Buhrer (União) o Bloco Parlamentar Digital e da Inovação busca estimular políticas públicas e a criação de um ambiente favorável à inovação no Estado. A Audiência Pública é uma iniciativa para debater os obstáculos e desafios enfrentados pelo setor.

Entre os temas que serão abordados durante o encontro, serão apresentados os projetos e trabalhos realizados pela Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital, comandada pelo secretário Marcelo Rangel.

A Defesa Civil do Paraná também irá participar do encontro. O coordenador Coronel Fernando Raimundo Schünig falará sobre as novas tecnologias que estão sendo implantadas para o monitoramento do clima, além de apresentar as novas estações meteorológicas online que estão em processo de implantação no Paraná.

Leia Também:  Com Selo Diamante, a Assembleia Legislativa do Paraná está entre as líderes do ranking de transparência

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) além de estudantes da área também irão participar do encontro, discutindo a importância da inovação para o desenvolvimento econômico e social do Estado, bem como sua aplicação em diferentes setores, como agricultura, indústria, saúde e serviços.
O deputado Batatinha, líder do Bloco e idealizador da Audiência, falou sobre a importância destas discussões. “A inovação é um dos pilares para o progresso e o desenvolvimento sustentável. Queremos debater estratégias e ações que possam impulsionar a inovação no Paraná, gerando benefícios para a população e fortalecendo a economia do estado”, afirmou.

Os interessados em participar da Audiência Pública podem acompanhar as informações por meio do site da Assembleia Legislativa do Paraná ou comparecer no dia do evento, marcado para iniciar às 9h.

O evento terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também poderá ser acompanhado pelo canal do Youtube do Legislativo paranaense, permitindo que pessoas de todo o Estado acompanhem as discussões e contribuam com perguntas e comentários.

Leia Também:  Projeto que amplia proteção de órfãos de feminicídios no Paraná avança na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher

BLOCO PARLAMENTAR DIGITAL E DA INOVAÇÃO:

O Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação foi instalado na Assembleia Legislativa do Paraná no início desta legislatura e é composto por sete parlamentares, sendo eles; o líder, Oziel Luiz Batatinha (MDB), e os membros, Anibelli Neto (MDB); Denian Couto (Podemos); Do Carmo (União); Douglas Fabrício (Cidadania); Samuel Dantas (PROS); e Thiago Buhrer (União).
Seu objetivo é fomentar políticas públicas e criar um ambiente favorável à inovação no Estado, buscando o progresso e o desenvolvimento sustentável.
O objetivo da criação do Bloco vem ao encontro ao destaque que o Estado do Paraná tem recebido no segmento de tecnologia da informação e comunicação (TICs). Três cidades paranaenses estão na lista da Smart21 Communities of 2023, que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. O Paraná se destacou com os municípios de Curitiba, Ponta Grossa (Campos Gerais) e Assaí (Norte), as únicas cidades da América do Sul presentes no ranking.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Palestra de Claudia Silvano contra golpes abre Semana da Pessoa Idosa na Assembleia

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Com pai e filho no palco, Teatro Guaíra recebe o espetáculo "As Santas"

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA