NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Audiência Pública vai debater a Qualidade do Ar Interior no Paraná

Publicado em

No dia 2 de dezembro de 2024, às 18h, será realizada uma importante Audiência Pública para discutir os principais aspectos do Projeto de Lei nº 636/2024, de autoria do deputado Estadual Cobra Repórter (PSD). O evento acontecerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, e terá entrada gratuita.

O projeto visa implementar a Política Estadual de Qualidade do Ar Interior, uma iniciativa pioneira no estado para assegurar ambientes mais saudáveis e seguros para a população. A audiência pública contará com a participação de especialistas renomados no tema, que irão discutir os impactos e a importância da qualidade do ar interior para a saúde e bem-estar dos cidadãos paranaenses.

Lembrando que já está em vigor no Paraná, a Lei Estadual 22.060, de 18 de julho de 2024, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter, que cria a Semana Estadual da Qualidade do Ar Interior. As atividades serão realizadas anualmente na semana que integra o dia 14 de agosto, o Dia Interamericano da Qualidade do Ar, e visa conscientizar a população sobre a importância da qualidade do ar nos ambientes internos, tanto de uso coletivo quanto individual.

Leia Também:  Assembleia Legislativa aprova homenagem a Katiba Fadel

Palestrantes Confirmados

Para enriquecer o debate, foram convidados palestrantes de destaque no cenário nacional:

  • Paulo Jubilut – CEO da Millicare Brasil e Presidente do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interior (PNQAI), que trará uma visão abrangente sobre as políticas nacionais para o setor.
  • Osny do Amaral Filho – Vice-Presidente do PNQAI, conhecido por seu trabalho como consultor e palestrante em qualidade do ar interior.
  • Weeber J. Réquia Jr. – Professor na Escola de Políticas Públicas e Governo (EPPG) da Fundação Getúlio Vargas, com ampla experiência em políticas públicas voltadas para a saúde e meio ambiente.
  • Leonardo Cozac – CEO da Conforlab e Presidente da Brasindoor, organização dedicada ao controle da qualidade do ar interior.


Local do Evento

O evento será realizado no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, localizado na Assembleia Legislativa do Paraná, Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba. A participação é gratuita, e todos os interessados em discutir o tema e contribuir com sugestões para o projeto são convidados a comparecer.

Leia Também:  CCJ aprova projeto de lei que propõe campanha pela paz nas escolas

A realização desta audiência pública reforça o compromisso do Deputado Cobra Repórter com a saúde pública e o bem-estar dos paranaenses, promovendo um debate técnico e qualificado sobre a importância de ambientes internos saudáveis.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes

Published

on

By

Quem visita a Assembleia Legislativa, além de conhecer como funciona o Poder Legislativo, recebe uma aula de história do Paraná através das obras de arte de artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas são verdadeiros suportes do ensino para estudantes e de ampliação de saberes para os mais diversos visitantes que passam todo ano pela Casa de Leis do Paraná. Os visitantes exploram e vivenciam uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de 50 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.834 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, , Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândico Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira. Além de um grupo da cidade de Canoinhas, em Santa Catarina e outro grupo de universitários intercambistas de Paris, França.

Leia Também:  Projeto de lei visa dá o nome de Gustavo Ribas ao Contorno Norte de Castro

Aula de História

A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.

Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.

Leia Também:  Deputada Maria Victoria (PP) participa do Agrinho e destaca parceria com o Sistema FAEP

Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia, valor cultural, histórico e econômico do acervo.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA