NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Audiência pública “Juntas na Luta contra o Câncer de Mama” debate prevenção e novos tratamentos

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná promove no próximo dia 15 de outubro, às 9 horas, no Plenarinho, a Audiência Pública “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama“. O encontro é promovido por proposição da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), e da procuradora especial da Mulher na Assembleis, deputada Cloara Pinheiro (PSD). O evento vai reunir médicos, especialistas, representantes do Governo, do Ministério Público e de instituições que apoiam e dão suporte às pacientes com câncer e suas famílias.

A deputada Cantora Mara Lima é a autora da lei estadual 16.935/2011, que instituiu a campanha Outubro Rosa no Paraná, de conscientização sobre a necessidade do autoexame, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

“Outubro Rosa abrange a saúde integral da mulher. Queremos sensibilizar sobre os cuidados não apenas em relação ao câncer de mama, mas também o câncer de colo de útero, de ovários, a endometriose e outras doenças ginecológicas e sexualmente transmissíveis. A lei também prevê a elaboração de políticas públicas para o acompanhamento pré e pós trauma. Cuidar da mulher é cuidar de quem cuida da família toda!”, afirma a deputada.

Leia Também:  Bancada Feminina recebe Defensoria Pública para apresentação do Projeto AMPARA

Convidados confirmados

• Dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães – Médica Oncologista

• Erica Hobold – Coordenadora de Administração e Finanças da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) representando a Presidente, Dra.Maira Caleffi.

• HUMSOL – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – Simone Beck Ribeiro – Presidente

• Dra Priscila Nunes Silva Morosini – Médica Cirurgiã Oncológica (Atua no Grupo Oncoclínicas e Hospital São Vicente).

• Defensoria Pública – Helena Grassi Fontana – Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres – NUDEM

• Associação Amigas da Mama – Gladys Haluch – Secretária voluntária.

• Desembargadora Ana Lúcia Lourenço – Coordenadora do CEVID – Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – do Tribunal de Justiça do Estado Paraná

• Constance Modesto – advogada – representando a Comissão das Mulheres Advogadas – OAB-PR

• Maria Lucia Gomes – membro do Conselho Deliberativo e da Câmara Setorial de Saúde da Associação Comercial do Paraná – ACP.

Leia Também:  Município pede a colaboração da população para que não joguem lixo e entulhos após a recolha

• Bianca Palazzo – Vice-presidente da área de Responsabilidade Social do Sinduscon-PR

• Maricleia Faria – Superintendente SECONCI-PR

• Tainá Marinho – Chefe de Enfermagem SECONCI-PR

• Dra. Andrea Romagna – Médica Ginecologista SECONCI-PR

• Glaucia Maximiano – Assistente Social SECONCI-PR

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  10 unidades das 40 casas do Programa ‘Sub-50’ são entregues em Nova Aurora

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Estudante paranaense que pode representar o Brasil em competição de educação profissional recebe homenagem na Assembleia

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA