NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia vai realizar ação junto ao Hemepar para incentivar doação de sangue nesta terça-feira (3)

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) estarão juntos em uma ação para reforçar a importância da doação de sangue. Nesta terça-feira, dia 03 de dezembro, profissionais do órgão estarão no Poder Legislativo para realizar a coleta de sangue de funcionários e colaboradores que se voluntariarem para a doação. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), que propôs a participação da diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raska, no grande expediente da sessão plenária da última segunda-feira (25).

A ação, realizada em parceria com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Casa, ocorrerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa, das 8h às 17h. Os interessados devem ligar no Cerimonial da Casa, 4007, passar os dados pessoais e fazer o agendamento. de acordo com a organização da ação, serão quatro pessoas a cada 20 minutos. O objetivo é inscrever 100 doadores e contribuir o aumento dos estoques de hemocompetentes do estado.

O deputado Ademar Traiano destacou a importância do ato de solidariedade. “Esta é uma data dedicada a conscientizar e homenagear aqueles que salvam vidas através de um gesto simples, mas de enorme impacto: a doação de sangue. Esse ato de solidariedade é essencial para manter os estoques nos hemocentros e hospitais, garantindo suporte a pacientes em situações críticas, como cirurgias, tratamento de doenças graves ou emergências. Doar sangue é seguro e rápido. Por isso, pra apoiar esta causa tão importante, estaremos realizando uma ação junto ao Hemepar para incentivar a doação de sangue de funcionários e colaboradores”, explicou.

Leia Também:  Deputada Cloara Pinheiro (PSD) participa da 27ª Conferência Nacional da UNALE

A diretora da entidade, Vívian Patrícia Raksa, frisou que a Hemorrede do Paraná sempre precisa de doação de sangue. Segundo ela, esta é uma forma de ajudar outras pessoas, pois as coletas são necessárias para a recuperação e restabelecimento da saúde daqueles que necessitam da terapia de transfusão sanguínea. “Precisamos de um fluxo de captação para manter o estoque nos níveis necessários para serviços de saúde e para que não venha faltar. O sangue não tem substituto. Necessitamos dele para anteder o público. Fornecemos sangue para 93% dos leitos SUS do Estado. É um volume muito grande. A divulgação é necessária para que a população tenha acesso a essa informação. Precisamos que 5% da população doe sangue para que não falte, mas hoje esse número chega a 2,5%”, alertou.

Crescimento

De acordo com informações divulgadas pelo Hemepar, neste ano as 23 unidades que formam a hemorrede no Estado coletaram 19.058 bolsas a mais em relação ao mesmo período do ano passado, um aumento de 10%. Segundo o órgão, entre o janeiro até e novembro deste ano, foram doadas 211.629 bolsas de sangue. No mesmo período do ano passado foram 192.571 bolsas. O crescimento é explicado pela ampliação da quantidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pela Hemorrede paranaense, que fornece hemocomponentes para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos.
O Hemepar informou ainda que cada bolsa de sangue de 450 ml pode ajudar no salvamento de até quatro vidas, já que a quantidade produz até quatro hemocomponentes, separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado).

Leia Também:  Deputado Tito Barichello (União) requer mais transparência nos serviços das operadoras de telefonia móvel que atuam no Paraná

Torne-se doador
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado. Também preciso apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Saiba como e onde doar no endereço https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue#ondedoar.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As histórias de Barcímio Sicupira contadas pela filha Flavia é a atração do Conexão Radical desta semana

Published

on

By

Angélica Alves conversou com Flávia Sicupira, filha do jogador Barcímio Sicupira, craque eternizado pelo Athlético Paranaense, que contou histórias do período esportista e sua vivência com a família.

Barcímio Sicupira Junior nasceu na Lapa em 10 de maio de 1944, conhecido como Sicupira, foi futebolista e comentarista esportivo. Tornou-se ídolo da torcida, ostentando até hoje a marca de maior goleador do clube, com 158 gols marcados.

Flávia contou que é a filha do meio de três irmãos. “Aprendi desde cedo com o meu pai que o futebol é, além de um grande esporte, também uma arte. Tento sempre deixar o seu legado vivo conforme acordei com ele. Além disso, sou a única dos três filhos que joga futebol, mas o que herdei mesmo do pai, foi só um pouco de bigode”.

A filha do ídolo descreve que na atividade de jogador profissional, seu pai viveu em uma época que “o futebol era mais raíz, o atleta não jogava tanto por dinheiro, mas o que buscava era a fama e reconhecimento porque tinha esse status de ser reconhecido, tanto que os jogadores não mudavam com tanta frequência de time, acabavam por desenvolver uma relação afetiva e de identidade com o time que jogava”.

Leia Também:  Deputada Cloara Pinheiro (PSD) participa da 27ª Conferência Nacional da UNALE

Serviço:

O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA