NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia recebe primeiro mutirão da Defensoria Pública para atender demandas na área de Saúde

Publicado em

A necessidade de medicamentos, de um leito hospitalar, consultas médicas, procedimentos em geral e outras demandas da população serão analisadas no primeiro mutirão de orientação jurídica realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, pela Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), voltado a questões de saúde. O atendimento inédito sobre o tema ocorrerá na próxima quinta-feira (24), das 9h às 16 horas, no Plenarinho na Casa de Leis.

Situações relacionadas a plano de saúde – como negativa de procedimento, demora para agendamento e outras — também poderão ser atendidas. O serviço, totalmente gratuito e aberto às cidades vizinhas, será oferecido por ordem de chegada. Não é necessário realizar pré-cadastro.

O mutirão vai atender uma demanda muito frequente detectada no posto da Defensoria da Assembleia. “Chegam diariamente muitos casos aqui relacionados a questões de saúde e o objetivo é orientar a população a respeito de todas as dúvidas que tenham em relação aos serviços públicos de saúde. Quando necessário, as equipes poderão fazer agendamento de retorno para dar continuidade ao atendimento.”, explicou o defensor público Rafael de Matos Souto, coordenador do posto da defensoria localizado no Legislativo.

Leia Também:  Deputada destaca estudo que revela a importância da agricultura familiar na melhora do desempenho escolar na rede pública

Ele reforça que a atuação será exclusivamente extrajudicial, não englobando, portanto, casos com demandas já ajuizadas ou de quem já obteve a negativa administrativa das respectivas Secretarias de Saúde.

Nos casos de procedimentos médicos, a Defensoria ressalta que o serviço é voltado para o atendimento de demandas eletivas, ou seja, sem caráter de urgência ou emergência. O mutirão contará também com a presença de profissionais do serviço de saúde do município. A equipe realizará orientação sobre os fluxos administrativos de atendimento para solicitações de procedimentos médicos e outros pedidos.

Este é o segundo de uma série de mutirões realizados na Assembleia neste semestre e o primeiro na área de saúde. Desde a instalação do posto no Legislativo em 2022, diversos mutirões foram realizados focando, principalmente, em questões relacionadas ao Direito de Família, como divórcios, dissolução de união estável, pensão e regime de guarda de filhos.

Nesta edição, o serviço será oferecido pela equipe do Posto de Atendimento da Defensoria Pública na Assembleia, em parceria com o Núcleo de Defesa da Saúde Pública e Privada (NUESP) e o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON).

Leia Também:  Assembleia debate desafios dos municípios na gestão de políticas públicas voltadas à primeira infância

O critério de atendimento da Defensoria Pública é socioeconômico, para quem possua renda familiar de até três salários mínimos. Para agilizar, é importante ter em mãos documentação como RG e CPF, laudo médico fundamentado, encaminhamento para consulta, receituário médico atualizado.

Na ação, também será disponibilizado o serviço de tradução simultânea do português para a Libras (Língua Brasileira de Sinais), e vice-versa.

Mutirão na área de saúde na Assembleia Legislativa do Paraná

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico

Data: 26/09/2024

Horário: 09h às 16h

Documentos necessários:

Documento de identificação pessoal (RG ou CPF);

Comprovante de renda (CTPS, últimos três extratos bancários, carteira do CADÚnico, entre outros);

Comprovante de endereço atualizado.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa decreta luto oficial de três dias em razão da morte do ex-deputado Igo Iwant Losso

Published

on

By

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado Igo Iwant Losso, ocorrido neste sábado (28), aos 88 anos.

Losso foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná de 1963 a 1975, onde teve destacada atuação. Também foi deputado federal de 1975 a 1979 e vereador de Curitiba de 1959 a 1963.

Nascido em Irati, filho do ex-deputado federal Luiz Losso, ele era formado em Direito pela UFPR e lecionou por mais de 20 anos na Faculdade de Direito de Curitiba.

Losso deixa esposa filhos e netos.

O velório será na Capela Vaticano entre as 9h e 16h do domingo (29), com enterro, no Cemitério Municipal de Curitiba, às 16h30.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tiago Amaral representa Alep em encontro nacional de CCJs, em Rondônia
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA