NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa recebe reivindicações da sociedade civil organizada de Umuarama e Região

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta sexta-feira (14), em Umuarama, noroeste do Paraná, a 19ª edição da Assembleia Itinerante. Com o objetivo de criar um canal de comunicação direto com a população, ouvir reivindicações e homenagear personalidades locais, os deputados realizaram a sessão especial durante a programação da ExpoUmuarama, um dos maiores eventos do Paraná.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), destacou que graças ao trabalho de todos os deputados estaduais a Assembleia hoje está mais próxima da população. “Todas as reivindicações estão sendo catalogadas e virando requerimentos, projetos de lei e investimentos em todo o Paraná. Vamos levar todas essas demandas ao Governo do Estado”, disse. Ele também lembrou que a Assembleia tem cuidado bem do dinheiro público, sendo referência nacional em transparência. Fruto disso é que, em dois anos, foram devolvidos ao Executivo quase R$ 950 milhões. Todo o montante foi usado para obras e investimentos nos municípios do Estado.

Já o 1º secretário, Gugu Bueno (PSD), disse que é uma alegria ter a presença da Assembleia em Umuarama. “Estamos aqui prontos para dialogar com toda a população do Noroeste. Estamos aqui para transformar, junto com o governo do estado, esses pedidos em obras e avanços”, disse.

O deputado estadual Nelson Justus (União) reconheceu a importância da paz política e elogiou o trabalho do prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca (Podemos). A 1ª vice-presidente da Assembleia, Flavia Francischini (União) elogiou o trabalho de Curi à frente da Assembleia e ao governo do Estado, que tem proporcionado um trabalho muito mais eficiente do poder público paranaense.

O deputado estadual Do Carmo (União) destacou a importância dos seus homenageados para o desenvolvimento e história da região e elogiou o evento, assim como a deputada estadual cantora Mara Lima (Republicanos). O deputado estadual Evandro Araújo (PSD) saudou os presentes e se colocou à disposição para ajudar a região.

Já o deputado estadual, Jairo Tamura (PL), contou sua trajetória como imigrante, oriundo do Japão, que veio até a região para trabalhar na agricultura. “Essa ExpoUmuarama representa todo esse esforço para nós. É um exemplo de quem veio do passado e transformou o Paraná num celeiro. Também digo que estamos aqui para servir e ser instrumento para transformar essas demandas em realidade com muito trabalho”.

Leia Também:  Líder da Oposição defende suspensão da licitação do "Descomplica Paraná" por suspeita de direcionamento e descumprimento judicial

O deputado estadual Luis Corti (PSB) ressaltou que o estado precisa continuar avançando para continuar um exemplo para o Brasil e o mundo, principalmente em questões relacionadas ao agronegócio. O deputado estadual Matheus Vermelho (PP) ressaltou que os resultados excelentes do Paraná passam pela Assembleia, por ser uma base de sustentação ao governador Ratinho Jr.

Em seu discurso, o deputado estadual Soldado Adriano José (PP) valorizou o esforço para realização do evento e enalteceu seus homenageados, que contribuem diariamente para o desenvolvimento da região. O deputado federal Beto Richa (PSDB) participou e elogiou a iniciativa da Assembleia, que diminui as distâncias e gera resultados positivos para o Paraná.

Milton Gaiari, presidente da Sociedade Rural de Umuarama agradeceu a presença de todos e também elogiou a participação, pela segunda vez, da Assembleia Itinerante no evento.

Participaram também os deputados estaduais Fabio Oliveira (Podemos), Batatinha (MDB) e Luiz Fernando Guerra (União). Também estiveram presentes Lucio Tasso, subchefe da Casa Civil; Santin Roveda, secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, o ex-governador Orlando Pessuti, diversos prefeitos e outras autoridades.

Homenagens

O presidente da Assembleia, Alexandre Curi, homenageou Cacilda Zafaneli, produtora rural e voluntária; Dr. Arno Prante, ex-diretor da regional de saúde e primeiro cardiologista da cidade; Ilídio Coelho Sobrinho, comunicador; Karina Previato, coach e executiva da Aciu; Leandro Vanalli, reitor da UEM; Luis Rojas Cervantes, pecuarista e agricultor; Luiz Sergio Toledo Barros, advogado; Marcia Bononi, vice-prefeita de Umuarama.

O deputado Gugu Bueno (PSD) homenageou o grupo Unipar, representado por Maria Regina Oliveira e Carlos Eduardo Garcia; o grupo Uvel, representado por Marcos Enio Rodrigues; o empresário Paulo Verdelho Barata e Fernando Moura, presidente da Sociedade Rural de Goioerê.

Já a deputada Flavia Francischini prestou sua reverência a Thiago Torres do Nascimento, o “Thiago Caju”, militante do autismo e Cassio Eugênio Garcia, gestor da Unipar.

A deputada cantora Mara Lima escolheu a Assebe (Assistência Social Lar Betel; o Ibadep (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus Ensino e Pesquisa; o líder religioso Paulo Bonari; Perci Fontoura, líder religioso;

O deputado Do Carmo reconheceu o trabalho e dedicação de Anderson José Pereira, professor e diretor do colégio estadual Bento Mossurunga; a Apae de Umuarama; a Cooperu (Cooperativa de Produtores Rurais de Umuarama); a irmã Maria Claus, gestora do centro de educação infantil Anjo da Guarda; José Carlos Konio Shimizu, presidente da Aprofeuma (Associação dos feirantes de Umuarama); Milton Toshikazu Amamia, empresário e presidente da ACEU (Associação Cultura e Esportiva de Umuarama);

Leia Também:  Homenagem a Bolsonaro nesta sexta-feira terá acesso restrito

O deputado Jairo Tamura congratulou a Aceu; a Aceg (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Guaíra); a Aceng (Associação Cultural Esportiva Nipônica de Goioerê); a colônia japonesa de Cruzeiro do Oeste; a Secpo (Sociedade esportiva cultural Paraná Oeste) e o médico Eduardo Mitsugu Otani.

Já o deputado Luis Corti escolheu em reconhecer a importância para a cidade e região do professor Cláudio Palozi; de Edson Souza, ex-secretário de saúde de Altônia e Umuarama; empresário e empreendedor José Alvares da Silva; de Júlio Frare, ex-prefeito de Peabiru e Valter Rosa, ex-prefeito de Francisco Alves.

O deputado Matheus Vermelho escolheu Cícera Maria da Cruz, criadora do terço das rosas; Luiz Carlos Rodrigues, pedagogo, professor e empresário; Sérgio Evandro Paulatti Frederico, engenheiro civil e ex-vice-prefeito de Umuarama;

O deputado Nelson Justus decidiu homenagear Euclides Santos, o “cheirinho”, chefe de gabinete da prefeitura de Cruzeiro do Oeste; Fernando Scanavaca, prefeito de Umuarama; Milton da Silva, o “Miltinho”, ex-diretor da Coopervale; Nilson Cardoso de Souza, ex-vereador e ex-prefeito de Mariluz e Pedro Inês Sonego, ex-prefeito de Terra Roxa.

O deputado estadual Ricardo Arruda escolheu em reverenciar e reconhecer a Alimentos Zaeli Ltda; a empresa Jornalística Umuarama Ltda; Hellen Estofados e Colchões; Instituto Nossa Senhora Aparecida; Marcelo Derenusson Nelli, diretor do Instituto Nossa Senhora Aparecida e a rádio FM Ilustrada Ltda.

O deputado Soldado Adriano José homenageou Aline Ruge, diretora da Rádio Massa de Umuarama; Ana Polaquini, presidente da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama; o Capitão Namur, comandante do BPFRON; Deybson Bittencourt, advogado; Flávia Azevedo, do portal Umuarama News; Tenente Cláudio Longo, comandante do 25º BPM e Viviane Herrera, chefe da 12ª Regional de Saúde.






Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia recebe a exposição “Araucárias Vivas” do artista plástico Toto Lopes

Published

on

By

“Araucárias Vivas” é o tema da exposição do artista plástico Toto Lopes, aberta nesta segunda-feira (05), no Espaço Cultural da Assembleia. A mostra, uma iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP), é um convite à reflexão sobre a relação entre arte, natureza e sustentabilidade, através de esculturas únicas que emergem do refugo de tapumes de obra e compensados de madeira reflorestada. “Nós temos que valorizar o que é nosso. O Toto é um artista, eu sempre digo, que ama o Paraná. E ele consegue transmitir esse amor através da sua arte, representando a nossa história, a nossa cultura, as nossas raízes”, disse a deputada, ao destacar que o que ela mais valoriza no artista é o seu lado social, o seu lado humano.

“Ele trabalha com crianças, com idosos, com crianças especiais, transformando objetos que provavelmente iriam para o lixo em arte levando esperança às pessoas, transformando a vida deles. Além disso, ele faz pinturas lindas em hospitais de crianças e de forma voluntária. Então esse lado social do Toto também me encanta muito. Por isso, é uma pessoa que merece ser homenageada e que sua obra seja divulgada para o Paraná e para o mundo”, disse a deputada, ao entregar uma menção honrosa ao artista, como forma de reconhecimento à sua contribuição para a cultura do estado.

Presente na aberta da mostra, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), disse que é importante valorizar aqueles que valorizam o Paraná como Toto Lopes que é um apaixonado por esse estado, e que tem no pinheiro araucária, sua principal referência. “Para nós é uma honra muito grande ter você aqui nessa Casa e, em nome dos 54 deputados, quero agradecer todo o trabalho que você faz como artista, mas principalmente o trabalho que você faz divulgando o estado do Paraná, esse estado que é pujante, de gente séria, de gente trabalhadora, que está vivendo um momento extraordinário, mas que tem que valorizar os nossos artistas”, afirmou.

Leia Também:  Líder da Oposição defende suspensão da licitação do "Descomplica Paraná" por suspeita de direcionamento e descumprimento judicial

Preservação

Toto Lopes falou um pouco sobre a sua exposição. “São araucárias que são feitas com reaproveitamento de material, tapumes de obra, compensados, que eu reutilizo e transformo elas em arte”, explicou. “A escolha de trabalhar com madeira reflorestada não é apenas uma opção estética, mas uma declaração de compromisso com a preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais”, disse, ao destacar que a coleção “Araucárias Vivas” se inspira na majestosa araucária angustifolia, uma árvore que desempenha um papel vital em nosso ecossistema, mas que está ameaçada de extinção. “Minhas esculturas servem como um poderoso lembrete da fragilidade da natureza e da importância de sua preservação”, alertou. “É uma forma de repensar nossos hábitos de consumo e a importância de uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente, é promover essa jornada de transformação e conscientização ambiental através da arte”, finalizou.

O artista também tem uma ligação grande com a questão social. “Na minha infância eu tive o privilégio de participar de um projeto gratuito, que transformava a arte junto com as crianças. Eu fui privilegiado de ter participado desse projeto e eu vi que a arte realmente tem um poder de transformação na vida de pessoas. E, hoje, eu utilizo a minha arte como um reflexo de tudo que eu recebi, mas também plantando várias sementinhas aí, mostrando para as crianças que a arte pode mudar a vida delas também”, explicou. A mostra fica em cartaz até o dia 09 de maio, das 09 horas às 18 horas, no Espaço Cultural da Assembleia.

Perfil

Tanielton Lopes Pereira, conhecido como Toto Lopes, nasceu em Campo Largo (PR), é especialista em reutilização de materiais descartados e formado em artes visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É um artista plástico autodidata, fundador da Toto Artes – Soluções Artísticas e se destaca pelo impacto social de seu trabalho.
Desde 2007, ministra oficinas de artes plásticas em projetos sociais do município de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo oficinas para todos os públicos e faixas etárias, incluindo crianças com vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais, adultos, idosos, dentre outros.

Leia Também:  Assembleia Legislativa debate os reflexos para o Paraná da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (LONPC)

É idealizador e coordenador do Projeto Eco Natal que mobilizou mais de cinco mil pessoas para criar a decoração natalina de Campo Largo com materiais recicláveis; do projeto “Fazendo Arte”, que já atendeu mais de três mil crianças com vulnerabilidade social e do projeto “Medicando Alegria”, que visa levar apresentações de teatro, contação de história, música, circo para pacientes, familiares e funcionários de hospitais. Toto também é voluntariado do HI Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Além de ter suas obras reconhecidas no Brasil, o quadro “A Santa”, participou de três mostras de arte em Napoli e Roma (Itália), sendo uma delas o “Fórum Mundial da Cultura pela Paz”, organizada pena Unesco.

Premiações

O artista já recebeu diversas premiações, entre elas o prêmio de honra ao mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”, pelos relevantes serviços prestados a cidade e a cultura de Campo Largo; o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, pelos relevantes serviços prestados para sociedade paranaense e a “Medalha das Ordens das Araucárias”, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR). Sua obra “Acaé Azul” foi reconhecida pelo Governo do Paraná para fazer parte do acervo artístico do cerimonial do estado, assim como a obra “Mestre Fandangueiro do Paraná”, que já faz parte do acervo artístico do Palácio Iguaçu.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA