NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante é vencedora do prêmio Curitiba Mais Criativa

Publicado em

A Assembleia Itinerante, iniciativa que leva o Parlamento ao interior do Paraná, é a grande campeã da categoria “Criatividade na Gestão Pública” do prêmio Curitiba Mais Criativa, organizado pelo evento World Creativity Day 2025. A conquista foi revelada na noite desta quarta-feira (23), em cerimônia realizada no Hard Rock Café, na capital do Estado.

O prêmio foi recebido pela segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP). Para ela, a conquista é um reconhecimento ao compromisso, da mesa diretora e dos deputados, com a inovação, transparência e diálogo.

“A Assembleia Itinerante criou um canal direto de diálogo com a população para ouvir demandas reais, promover cidadania e colher sugestões para construir políticas públicas mais eficientes”, destacou a deputada.

“Esse prêmio muito nos honra pois reconhece uma iniciativa dos 54 deputados estaduais paranaenses para se aproximarem da população. Criatividade na Gestão Pública é o nome da categoria em que fomos premiados e é disso que precisamos: iniciativas criativas para que, cada vez mais a população se sinta parte da administração pública”, celebrou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD).

Maria Victoria reforçou que a próxima edição do projeto acontece agora em Maio durante a Expoingá. “Conseguimos juntar representação de todos os poderes no estande da Assembleia Itinerante, agilizando e dando mais celeridade aos processos”, disse.

Leia Também:  SANEPAR - OS CONSUMIDORES DE NOVA AURORA CONTINUAM SENDO CREDORES DE MELHORES SERVIÇOS.

O projeto de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná concorria com outros dois programas na mesma categoria, dedicada a soluções no setor público que melhoram a vida dos cidadãos. Disputaram os projetos “Eficiência na Gestão Pública: Aplicação da Notação BPMN em um Órgão Licenciador do Paraná” e “Fiscaliza Pedágios – Paraná”.

A Procuradoria Especial da Mulher (ProMu), outra iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná, foi finalista na categoria “Inovação Social e Impacto Comunitário”.

A ProMu, chefiada hoje pela procuradora especial da Mulher da Alep, deputada Cloara Pinheiro (PSD), promove políticas públicas para proteção e empoderamento feminino, estimula a criação de procuradorias municipais, além de receber e encaminhar denúncias sobre violação dos direitos da mulher.

Assembleia Itinerante

A Assembleia Itinerante leva a Alep ao interior do Paraná desde abril de 2023 – há dois anos. Durante as edições, o Parlamento é instalado nas feiras e festas dos municípios paranaenses, promovendo um canal direto entre a população e as ações parlamentares. Nos eventos e no site oficial da iniciativa, a população tem a oportunidade de apresentar demandas e sugestões.

Até então, foram realizadas 21 sessões de interiorização. A última, organizada entre os dias 8 e 11 de abril na ExpoLondrina, teve como novidade a oferta de serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e da Escola do Legislativo.

Leia Também:  Abertura do 2º Paraná Bici destaca sucesso do modelo holandês de investimento em infraestrutura e campanhas para bicicletas

“Após constatarmos que o Poder Legislativo era um dos mais desconhecidos pela população, com quem o cidadão menos se identificava, apesar de os deputados serem seus representantes. Fomos atrás de soluções criativas para aproximar a Casa do Povo de seu povo e, aí, surgiu a Assembleia itinerante, levando o Legislativo estadual aos quatro cantos do Paraná”, lembrou Curi. “Hoje, temos uma Assembleia bem mais próxima do cidadão, que passou a se sentir representado por seus deputados”.

Festival Mundial da Criatividade

O World Creativity Day 2025, realizado em Curitiba e em outras 66 cidades do mundo, trouxe para a capital paranaense mais de 50 atividades entre esta segunda (21) e quarta-feira (23). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer e promover a criatividade como aliada ao desenvolvimento sustentável. A realização é da World Creativity Organization.

Ao todo, 98 projetos foram avaliados pela organização do prêmio Curitiba Mais Criativa, distribuídas em 13 categorias. Elas contemplaram áreas como gestão pública, negócios, gastronomia, design, sustentabilidade, moda, entre outros.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

“Momento histórico”, destaca deputado Cobra Repórter (PSD) sobre a nova sede do Conselho Tutelar de Rolândia

Published

on

By

Depois de mais de uma década de espera, Rolândia finalmente recebeu uma sede própria para o Conselho Tutelar. A solenidade de inauguração foi realizada nesta quarta-feira (23) e contou com a presença do deputado estadual Cobra Repórter, que articulou os recursos junto ao Governo do Estado. O evento contou a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, do prefeito Ailton Maistro e diversas outras autoridades locais.

A nova estrutura é fruto de um investimento de R$ 1,3 milhão, oriundos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), e integra um pacote de obras que contempla 12 municípios paranaenses. A articulação do deputado foi essencial para que Rolândia fosse incluída neste projeto do Governo do Paraná, viabilizado pelas Secretarias do Desenvolvimento Social e Família e das Cidades.

“Esse é um momento histórico para Rolândia. Desde 2014 a cidade aguardava por essa estrutura. Eu me comprometi com essa causa e batalhei junto ao Governo para garantir que os recursos fossem liberados. Hoje, ver essa nova sede pronta e equipada é uma grande vitória para todos que lutam pela proteção das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o deputado Cobra Repórter durante a inauguração.

Leia Também:  SANEPAR - OS CONSUMIDORES DE NOVA AURORA CONTINUAM SENDO CREDORES DE MELHORES SERVIÇOS.

O novo espaço do Conselho Tutelar de Rolândia conta com 223 metros quadrados, divididos entre recepção, cinco salas de atendimento, sala multiuso, vestiários, sanitários, salas administrativas e jardim interno. Algumas salas são adaptadas para a escuta qualificada, garantindo atendimento humanizado e sigiloso às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Além da construção da nova sede, o município também recebeu recursos para a compra de mobiliário, no valor de R$ 110 mil, garantindo o pleno funcionamento do espaço.
A presidente do Conselho Tutelar de Rolândia, Laís Sofia Bortolassi, comemorou a conquista: “Essa nova estrutura representa dignidade no atendimento às famílias. Agora temos um espaço apropriado para oferecer acolhimento e respeito a quem nos procura.”

Com uma média de 250 atendimentos por mês, o novo Conselho Tutelar trará mais conforto e eficiência aos trabalhos realizados em prol da infância e adolescência.
“Continuarei trabalhando para que mais municípios recebam investimentos como esse. A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma prioridade do nosso mandato”, finalizou Cobra Repórter.

Fonte: ALPR PR

Leia Também:  Especialistas debatem boas práticas para prevenção de desastres durante seminário realizado na Assembleia Legislativa

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA