NOVA AURORA

LONDRINA E REGIÃO

Assembleia Itinerante começa nesta quarta-feira (12) em Londrina

Publicado em

Com um espaço especial voltado para o trabalho do Parlamento, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. 

A Assembleia Legislativa do Paraná transfere sua sede para Londrina a partir desta quarta-feira (12). O projeto Assembleia Itinerante, que vai rodar os principais municípios do interior do Estado levando o trabalho do Legislativo aos grandes eventos populares do Paraná, tem o objetivo de aproximar a população das ações parlamentares. Entre os dias os dias 12 e 15 de abril, é a vez da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) receber o Legislativo. A feira ocorre entre os dias entre os dias 6 e 16 de abril no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.

Em cada mês do ano, a sede da Assembleia estará nas principais feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho do Parlamento, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), a proposta vai aproximar a Assembleia da população e do setor produtivo. “Na prática, vamos organizar reuniões com entidades representativas para que estes possam sugerir e apresentar propostas e iniciativas das regiões. Queremos absorvê-las e fazer os encaminhamentos para a esfera governamental”, explicou.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a importância de se aproximar o trabalho dos deputados das demandas da população. “O projeto da Assembleia Itinerante é muito importante. A interiorização vai dar oportunidade para que os moradores de uma região leve sua sugestão, sua cobrança, sua crítica”, destacou. A segunda secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria (PP), reforçou a importância da ação. “O Assembleia Itinerante nos permite ouvir mais de perto as demandas dos paranaenses, sobretudo, daqueles que moram no interior”, frisou.

Leia Também:  Proposta quer instituir o Cadastro Estadual de Condenados por violência doméstica e familiar contra mulheres no Paraná

Informação

Durante o período, quem estiver na exposição poderá visitar os parlamentares em um estande da Assembleia, onde estarão disponíveis informações sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também será possível fazer propostas e sugerir iniciativas para os parlamentares. Por meio de um totem com QRcode, o cidadão será direcionado para um formulário on-line com campos para deixar os contatos e sugestões.

Ao longo da agenda de trabalho, serão distribuídos ainda informativos sobre as atividades legislativas. Um dos materiais permite que a população conheça seus representantes. O folheto traz dados sobre os principais programas e ações da Assembleia Legislativa, como o Parlamento Universitário, a Escola do Legislativo, a Defensoria Pública, a Procuradoria da Mulher e o aplicativo Agora é Lei no Paraná.

Também lembra os recursos economizados pelos deputados e que serão destinados para programas governamentais. Serão R$ 200 milhões para pavimentação de ruas em mais de 150 municípios de até sete mil habitantes. Mais R$ 2 milhões serão destinados para o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher com o objetivo de promover políticas proteção às mulheres. Outro material distribuído na feira é destinado a jovens e crianças. No formato de revista inspirado na clássica Coquetel, as ações do Legislativo são explicadas de forma leve e descontraída, por meio de passatempos e charadas.

Leia Também:  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprova Projeto de Lei para instituir programa "Idosos Contra as Drogas’’

A primeira parada da Assembleia é na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina, que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. A Assembleia Legislativa recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril. No dia 13, o Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população.

Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.

 

Thiago Alonso

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Apucarana

Nova temporada do espetáculo Histórias Eletrizantes tem estreia em Apucarana

Published

on

Nova, temporada , espetáculo ,Histórias, Eletrizantes, estreia , Apucarana, carrossel

Os personagens Jacuí e Maricota voltam aos palcos das escolas paranaenses com a peça teatral Histórias Eletrizantes. A estreia desta temporada vai acontecer no dia 21 de agosto na cidade de Apucarana e seguirá por mais 16 cidades do estado: Assis Chateaubriand, Guaíra, Paranaguá, Arapongas, Antonina, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Campo do Tenente, Toledo, Sertaneja, Ortigueira, Tibagi, Goioerê, Umuarama, Piên, Lapa, serão quatro sessões por município totalizando 68 apresentações.

Com o objetivo de conscientizar jovens de escolas públicas, a peça teatral conta a história de uma investigação que acontece na cidade fictícia de Raiolândia e aborda temas sobre prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética, consumo consciente, poluição e outras questões ambientais. De maneira lúdica e interativa, com música, bonecos e truques de mágica, a história também destaca valores e atitudes de cidadania.
O espetáculo, que já conscientizou de forma gratuita mais de 150 mil jovens em 80 municípios do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, é promovido pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela COPEL e CGT Eletrosul, realizado pela Associação Cultural Casa da Árvore. Os personagens Jacuí e Maricota são vividos pelos atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini, de Curitiba, que trabalham com teatro desde 1997 e são pesquisadores de cultura popular, brinquedos e brincadeiras, cantigas e cirandas. Eles também ministram oficinas de teatro, musicalização e contação de histórias para crianças e adultos.

Leia Também:  Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 5 de fevereiro

Em Apucarana as apresentações acontecem no dia 21 de agosto no Espaço Cultural Cine Teatro Fênix às 8h, 9h30, 13h e 14h30.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA