NOVA AURORA

LONDRINA E REGIÃO

Assembleia Itinerante começa nesta quarta-feira (12) em Londrina

Publicado em

Com um espaço especial voltado para o trabalho do Parlamento, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. 

A Assembleia Legislativa do Paraná transfere sua sede para Londrina a partir desta quarta-feira (12). O projeto Assembleia Itinerante, que vai rodar os principais municípios do interior do Estado levando o trabalho do Legislativo aos grandes eventos populares do Paraná, tem o objetivo de aproximar a população das ações parlamentares. Entre os dias os dias 12 e 15 de abril, é a vez da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) receber o Legislativo. A feira ocorre entre os dias entre os dias 6 e 16 de abril no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.

Em cada mês do ano, a sede da Assembleia estará nas principais feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho do Parlamento, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), a proposta vai aproximar a Assembleia da população e do setor produtivo. “Na prática, vamos organizar reuniões com entidades representativas para que estes possam sugerir e apresentar propostas e iniciativas das regiões. Queremos absorvê-las e fazer os encaminhamentos para a esfera governamental”, explicou.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a importância de se aproximar o trabalho dos deputados das demandas da população. “O projeto da Assembleia Itinerante é muito importante. A interiorização vai dar oportunidade para que os moradores de uma região leve sua sugestão, sua cobrança, sua crítica”, destacou. A segunda secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria (PP), reforçou a importância da ação. “O Assembleia Itinerante nos permite ouvir mais de perto as demandas dos paranaenses, sobretudo, daqueles que moram no interior”, frisou.

Leia Também:  Nilson Müller, criador das figurinhas do Zequinha, participa do Grande Expediente em apoio ao Programa Tampinha Paraná

Informação

Durante o período, quem estiver na exposição poderá visitar os parlamentares em um estande da Assembleia, onde estarão disponíveis informações sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também será possível fazer propostas e sugerir iniciativas para os parlamentares. Por meio de um totem com QRcode, o cidadão será direcionado para um formulário on-line com campos para deixar os contatos e sugestões.

Ao longo da agenda de trabalho, serão distribuídos ainda informativos sobre as atividades legislativas. Um dos materiais permite que a população conheça seus representantes. O folheto traz dados sobre os principais programas e ações da Assembleia Legislativa, como o Parlamento Universitário, a Escola do Legislativo, a Defensoria Pública, a Procuradoria da Mulher e o aplicativo Agora é Lei no Paraná.

Também lembra os recursos economizados pelos deputados e que serão destinados para programas governamentais. Serão R$ 200 milhões para pavimentação de ruas em mais de 150 municípios de até sete mil habitantes. Mais R$ 2 milhões serão destinados para o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher com o objetivo de promover políticas proteção às mulheres. Outro material distribuído na feira é destinado a jovens e crianças. No formato de revista inspirado na clássica Coquetel, as ações do Legislativo são explicadas de forma leve e descontraída, por meio de passatempos e charadas.

Leia Também:  O Plano Diretor do município de Nova Aurora vem sendo discutido em Audiência Pública

A primeira parada da Assembleia é na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina, que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. A Assembleia Legislativa recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril. No dia 13, o Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população.

Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.

 

Thiago Alonso

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Apucarana

Nova temporada do espetáculo Histórias Eletrizantes tem estreia em Apucarana

Published

on

Nova, temporada , espetáculo ,Histórias, Eletrizantes, estreia , Apucarana, carrossel

Os personagens Jacuí e Maricota voltam aos palcos das escolas paranaenses com a peça teatral Histórias Eletrizantes. A estreia desta temporada vai acontecer no dia 21 de agosto na cidade de Apucarana e seguirá por mais 16 cidades do estado: Assis Chateaubriand, Guaíra, Paranaguá, Arapongas, Antonina, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Campo do Tenente, Toledo, Sertaneja, Ortigueira, Tibagi, Goioerê, Umuarama, Piên, Lapa, serão quatro sessões por município totalizando 68 apresentações.

Com o objetivo de conscientizar jovens de escolas públicas, a peça teatral conta a história de uma investigação que acontece na cidade fictícia de Raiolândia e aborda temas sobre prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética, consumo consciente, poluição e outras questões ambientais. De maneira lúdica e interativa, com música, bonecos e truques de mágica, a história também destaca valores e atitudes de cidadania.
O espetáculo, que já conscientizou de forma gratuita mais de 150 mil jovens em 80 municípios do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, é promovido pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela COPEL e CGT Eletrosul, realizado pela Associação Cultural Casa da Árvore. Os personagens Jacuí e Maricota são vividos pelos atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini, de Curitiba, que trabalham com teatro desde 1997 e são pesquisadores de cultura popular, brinquedos e brincadeiras, cantigas e cirandas. Eles também ministram oficinas de teatro, musicalização e contação de histórias para crianças e adultos.

Leia Também:  Concurso Café Qualidade Paraná seleciona 51 produtores de 11 cidades do Norte Pioneiro, destaca deputado

Em Apucarana as apresentações acontecem no dia 21 de agosto no Espaço Cultural Cine Teatro Fênix às 8h, 9h30, 13h e 14h30.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA