POLÍTICA PR
Assembleia atualiza lei que acelera repasse aos municípios afetados por desastres
Publicado em
29 de abril de 2025por

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou uma proposta para atualizar a legislação estadual que trata dos repasses aos municípios atingidos por desastres e calamidades. A alteração amplia o escopo das ações do Estado voltadas ao enfrentamento dessas situações. A proposta passou em primeiro turno na segunda das duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (29) – uma do dia e outra antecipada de quarta-feira (30).
O projeto de lei 226/2025, do Poder Executivo, altera a Lei nº 21.720/2023, que dispõe sobre as transferências obrigatórias de recursos do Estado do Paraná aos municípios paranaenses para resposta e recuperação em áreas atingidas por desastres, e que cria o Fundo Estadual para Calamidades Públicas.
A mudança aprovada contemplará também o custeio de ações de prevenção, mitigação e preparação em áreas de risco. A alteração passa a incluir, ainda, desastres tecnológicos, como os relacionados a substâncias radioativas, poluição ambiental provocada por resíduos radioativos e produtos perigosos; bem como incidentes em plantas e distritos industriais, parques e armazenamentos com extravasamento de produtos perigosos; e casos relacionados à contaminação da água.
Tais alterações, diz o texto, são fundamentais para a otimização das funções desempenhadas pelo Sistema de Defesa Civil (SISDC), proporcionando maior segurança à população paranaense, a recuperação de áreas atingidas por desastres e a redução de eventuais vulnerabilidades e prejuízos.
São apresentados, ainda, ajustes relacionados à competência deliberativa do Conselho Diretor do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (FECAP) e aos requisitos para transferência e devolução de recursos recebidos pelos municípios, o que potencializará a efetividade e lisura dos procedimentos necessários para repasses entre fundos.
A lei alterada simplifica e torna mais céleres os trâmites de transferência de recursos financeiros do governo aos municípios paranaenses nos casos de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Na prática, o texto prevê que o Estado possa repassar recursos diretamente à conta de municípios que não tenham fundos similares, sem necessidade de convênios e outras providências que retardem a chegada do aporte.
Cidadania benemérita
O Parlamento aprovou a concessão do título de cidadania benemérita a dois paranaenses. O projeto de lei 454/2024, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PP), vai homenagear a atriz, diretora e escritora Denise Stoklos.
Segundo o texto, a homenagem é um reconhecimento à trajetória e à contribuição cultural de Denise para o Paraná e para o país. “Ela é uma referência artística, um orgulho para o nosso estado. O trabalho dela transcende fronteiras e inspira gerações de artistas. Essa homenagem é mais do que merecida.”
Natural de Irati, Denise Stoklos é um dos grandes nomes do teatro brasileiro, reconhecida mundialmente por seu trabalho inovador e autoral. Criadora do conceito de ‘teatro essencial’, que valoriza a expressão corporal e vocal com recursos mínimos de cenografia, a artista já se apresentou em mais de 30 países e em sete idiomas.
A carreira de Denise inclui prêmios nacionais e internacionais, além de importantes condecorações, como a Ordem do Mérito Cultural e o Prêmio da Fundação Guggenheim. A atriz também foi professora na Universidade de Nova York (NYU) e tem uma fundação que leva seu nome, voltada à divulgação e preservação de sua obra. O texto passou em turno único e redação final, e segue para sanção.
Já o projeto de lei 456/2024, de autoria das deputadas Maria Victoria (PP) e Mabel Canto (PP) e do deputado Hussein Bakri (PSD), concede o título em reconhecimento à trajetória do desembargador e presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fernando Quadros da Silva.
Nascido em União da Vitória, o homenageado é graduado em Direito pela Unicuritiba (1988), especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (1997), mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).
Iniciou a carreira como advogado e, em 1991, foi nomeado procurador do Ministério Público do Trabalho. Atuou na Primeira Instância da Justiça Federal entre 1993 e 2009, quando foi nomeado para o TRF4. Foi também juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná entre 2004 e 2006.
Autor de diversos livros e artigos publicados, já recebeu condecorações como a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército Brasileiro; Cidadão Honorário de Maringá; Medalha Santos Dumont, concedida pela Aeronáutica; Grã-Cruz da Ordem Estadual do Pinheiro, concedida pelo governo do Paraná; e Ordem do Mérito Militar, grau de Comendador, também do Exército Brasileiro. Com votação em turno único e dispensa de redação final, o projeto também segue para o crivo do governo para virar lei.
Outros poderes
Aprovado o projeto de lei 227/2025, do Poder Executivo, que altera a Lei nº 11.362/1996, a qual trata do funcionamento do Sistema Estadual de Assistência Social, institui a Conferência Estadual de Assistência Social e o Fundo Estadual de Assistência Social. O texto passou em primeiro turno com 32 votos favoráveis e 8 contrários. Em segundo turno, recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A proposta, de acordo com o texto, foi discutida no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e visa compatibilizar a norma estadual às diretrizes e regramentos trazidos pelas alterações da Lei Federal nº 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS), reestruturando o Conselho por meio da modernização de atribuições e procedimentos administrativos, com o objetivo de fortalecer e proporcionar ao Sistema Estadual de Assistência Social (SUAS) uma gestão mais integrada entre as organizações da sociedade civil, os municípios e o Estado.
Já o projeto de lei 228/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), passou em dois turnos – com votos contrários dos deputados Requião Filho (sem partido) e Renato Freitas (PT). A proposta altera a Lei nº 21.811/2023, visando o aperfeiçoamento da referida norma, criando uma Secretaria de 1º Grau e otimizando o aproveitamento dos cargos em comissão e das funções comissionadas do quadro de pessoal do Poder Judiciário do Paraná.
Sanção
Uma série de projetos encerra a tramitação em plenário e segue para sanção. Passaram em redação final o projeto de lei 11/2024, do deputado Soldado Adriano José (PP), que inclui o Festival de Música, Poesia e Concurso Literário de Contos de Paranavaí (FEMUP) no Calendário Oficial do Estado do Paraná.
O projeto de lei 652/2024, do deputado Batatinha (MDB), que concede o título de cidadã honorária do Estado do Paraná à empresária Rozane Maria Molin Pitol. O projeto de lei 722/2024, do deputado Gilson de Souza (PL), que concede o título de utilidade pública à Casa de Recuperação Amor à Vida, de Campina Grande do Sul. E o projeto de lei 158/2025, que autoriza o Poder Executivo a efetuar a desafetação e a transferência de um trecho rodoviário específico para o município de Pinhal de São Bento.
Também seguem para sanção os projetos de decreto legislativo que alteram o regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS): decreto legislativo 3/2025 e decreto legislativo 5/2025.
Outros projetos foram votados nas duas sessões, como o projeto de lei 621/2024, da deputada Marli Paulino (SD), que cria a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 8 de março, integrando o calendário oficial do Estado.
O projeto de lei 182/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná, que altera o anexo X da Lei nº 16.748/2010, a qual reestrutura os quadros de pessoal do Poder Judiciário do Paraná e as carreiras de seus servidores.
E o projeto de lei 71/2025, do deputado Goura (PDT), que concede o título de utilidade pública à Associação Cura em Flor, de Apucarana.
Turno único
Para completar, passaram em turno único o projeto de lei 288/2024, do deputado Thiago Bührer (União), que institui o “Dia Estadual da Pesca Esportiva” e o insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.
A proposta defende que o setor movimenta o mercado por meio da produção dos materiais utilizados, insumos e da compra de barcos e motores. “Em algumas regiões, o turismo está diretamente ligado à pesca, sendo a principal causa para uma viagem de turismo ou lazer. Segundo o projeto, além do turismo, a atividade tem gerado avanço econômico e, portanto, contribui para a criação de empregos nos setores gastronômico, hoteleiro, na indústria náutica e metalúrgica, entre guias de pesca, criadores de iscas, entre vários outros”, acrescenta.
E o projeto de lei 117/2025, de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (União), que concede o título de utilidade pública à organização Jovens com uma Missão Monte das Águias, com sede no município de Almirante Tamandaré.
Dia do Trabalhador
Por causa do feriado do Dia do Trabalhador (1º), os deputados voltam a se reunir na próxima segunda-feira (5), e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Frente Parlamentar Municipalista é ferramenta dos prefeitos do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)
Published
33 minutos agoon
29 de abril de 2025By

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) reiterou, nesta terça-feira (29), no Emupar, que a Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa é uma ferramenta à disposição dos prefeitos e gestores das cidades paranaenses. “Somos um instrumento em defesa dos prefeitos. Tragam suas demandas e projetos; por meio da frente parlamentar, temos condições de viabilizar recursos e enquadrar as propostas nos diversos programas do Governo do Estado”, afirmou Romanelli na abertura do II Encontro dos Municípios, organizado pela AMP, que segue até esta quarta-feira (30), em Curitiba
Coordenador do colegiado, Romanelli apresentou os trabalhos desenvolvidos pela frente parlamentar desde sua instalação, em outubro de 2023. “A formação da frente, iniciativa da AMP e dos consórcios municipais, tem como foco, além da defesa do municipalismo, o fortalecimento das 19 associações regionais e a garantia de representatividade legítima dos municípios em cada uma das regiões do Paraná.”
A Frente Parlamentar realiza reuniões periódicas e audiências públicas com debates em áreas como educação básica, saúde pública, trabalho, qualificação e geração de renda. “Há duas semanas, realizamos uma audiência pública muito representativa, com participação expressiva dos produtores, sobre o projeto de lei que trata da classificação do tabaco nas propriedades rurais, conforme a demanda dos fumicultores”, explicou Romanelli.
Trabalho e consórcios
As audiências públicas também têm debatido temas como a criação do Porco Moura como patrimônio histórico, cultural e genético do Paraná, além da importância da sustentabilidade no uso do solo e da água. “Queremos avançar ainda mais, principalmente porque temos um governo municipalista, liderado pelo governador Ratinho Junior (PSD), que pretende investir R$ 6,5 bilhões em obras nas 399 cidades do Paraná”, destacou.
Romanelli ressaltou ainda o papel dos consórcios intermunicipais, especialmente na área da saúde, e adiantou que uma das propostas da frente é incentivar a formação de consórcios públicos multifinalitários. “Os municípios se fortalecem quando atuam em conjunto. Precisamos avançar em áreas como gestão de resíduos sólidos, segurança pública e definição de políticas integradas, fortalecendo também as associações regionais”, pontuou.
Habitação
O deputado também destacou a habitação como um dos maiores desafios enfrentados pelos municípios, especialmente no atendimento das famílias com renda de até três salários mínimos. Segundo a Cohapar, há demanda para mais de 49 mil moradias nesta faixa, que representa 91,8% das famílias em situação de vulnerabilidade. “A coabitação, os aluguéis caros e as moradias precárias evidenciam esse déficit habitacional no Paraná”, observou.
A Assembleia Legislativa aprovou um empréstimo junto ao BID, e o governador Ratinho Junior anunciou R$ 1 bilhão para a construção de seis mil moradias destinadas a famílias de baixa renda que vivem em favelas ou áreas de risco e insalubres.
“Nos municípios, precisamos de ações integradas que garantam moradia, regularização fundiária, quando for o caso, urbanização e inclusão social”, afirmou o deputado. “A Cohapar pode atuar como reguladora e facilitadora do mercado habitacional”, completou.
Romanelli defendeu ainda a criação de uma política habitacional específica para os municípios que não conseguem acessar programas como o Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até dois salários mínimos.
Para isso, o deputado citou o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social como instrumento de financiamento dos projetos habitacionais nos municípios. Ele também mencionou a Lei Complementar 118/2007, de sua autoria, que criou o Sistema Estadual de Habitação de Interesse Social e o próprio fundo estadual. “Esse fundo pode repassar recursos diretamente aos fundos municipais, na modalidade fundo a fundo, o que exige a atuação de conselhos gestores municipais ativos”, concluiu.
Fonte: ALPR PR
Programa Moradia Legal do TJPR entrega títulos de propriedade em Castro

Com nova metodologia, Deral apresenta preços de terras de 2025

DER/PR realizará audiência pública sobre restauração de 900 km de rodovias

Frente Parlamentar Municipalista é ferramenta dos prefeitos do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Assembleia Legislativa aprova título de cidadã benemérita para a atriz, diretora e escritora Denise Stoklos
PARANÁ


DER/PR realizará audiência pública sobre restauração de 900 km de rodovias
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), vai realizar no...


Com nova metodologia, Deral apresenta preços de terras de 2025
Além da tabela comum de levantamento do preço das terras divulgado anualmente, o Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou também,...


Estado divulga lista de indicados a comitês e conselho das microrregiões de água e esgoto
A Secretaria Geral de Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná (MRAE), vinculada à Secretaria de Estado das Cidades,...
POLÍCIA


BPTran Realiza Solenidade de Passagem de Comando da unidade
Nessa terça-feira (29), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou uma solenidade em razão da passagem de comando da...


Motociclista é preso durante operação Lei Seca no Sítio Cercado
Durante uma operação de fiscalização de trânsito – Lei Seca – realizada pelo BPTran no bairro Sítio Cercado, em Curitiba,...


Operação Lei Seca reforça segurança no Sítio Cercado e resulta em diversas autuações
Na noite da última sexta-feira (25), a 3ª Companhia da COTAMOTran, pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), intensificou...
ENTRETENIMENTO


Paolla Oliveira arrasa de vestido decotado para os 60 Anos da Globo: ‘Comemorar’
A atriz Paolla Oliveira arrasou no look de vestidinho vinho de veludo e decotadíssimo para o Show de 60 Anos...


Viih Tube perde 15 kg após malhar pesado e brinca: ‘Vai embora, diástase do cão!’
Viih Tube, de 24 anos, mostrou nesta terça-feira (29), que está firme e determinada na rotina fitness e com metas...


Nikki Meneghel, sobrinha de Xuxa, celebra um ano de namoro: ‘Viagem romântica’
Nikki Meneghel, de 19 anos, sobrinha de Xuxa, está comemorando um ano de namoro com João Vitor Peçanha com uma...
ESPORTES


Cuiabá vence e esta na segunda colocação da Série B do Brasileiro
Em uma noite de domingo (27) vibrante na Arena Pantanal, o Cuiabá Esporte Clube superou a Ferroviária-SP por 1 a...


Cássio brilha, Cruzeiro vence e afunda Vasco no Brasileirão
Em um jogo disputado no Parque do Sabiá, o Cruzeiro venceu o Vasco da Gama por 1 a 0, em...


Palmeiras perde invencibilidade e liderança ao ser derrotado pelo Bahia
Em um jogo dramático no Allianz Parque, o Palmeiras foi surpreendido pelo Bahia e perdeu por 1 a 0, com...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Incremento de 507%: Verão Maior movimentou R$ 698 milhões em licenças ambientais
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Gargalo logístico trava exportação de café e provoca prejuízos milionários
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Às vésperas da COP30, agronegócio cobra protagonismo e questiona a “Moratória”
-
POLÍCIA5 dias ago
Polícia Militar promove reunião comunitária com sindicatos rurais da Região Metropolitana de Curitiba