POLÍTICA PR
Assembleia aprova proposta de aporte de R$ 23 milhões para investimentos na Ceasa
Publicado em
3 de dezembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Os deputados estaduais aprovaram uma proposta para um aporte no valor de R$ 23,2 milhões às Centrais de Abastecimento do Paraná S/A (Ceasa). O projeto autoriza o Estado a realizar operação de aumento do capital social da sociedade de economia mista para a realização de diversos investimentos em suas estruturas. A proposta foi um dos 18 itens em pauta na sessão plenária desta terça-feira (3).
Entre as obras previstas estão a construção de uma nova cozinha industrial para o Banco de Alimentos, a reforma de telhados e a adequação da infraestrutura em área de desdobramento nas unidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, além da recomposição financeira para a reconstrução do Pavilhão D da Unidade Atacadista de Curitiba, visando à reposição dos boxes atingidos pelo incêndio ocorrido em junho deste ano, cuja obra já está em andamento. Também será feita a aquisição de materiais.
De acordo com o governo, a proposta 701/2024 ajudará a fomentar os processos de produção, industrialização e escoamento de alimentos, aprimorando a logística interna e externa de trabalho, ações essenciais para viabilizar a plena execução das atividades desempenhadas pela Ceasa nos programas relacionados ao fornecimento de alimentos e insumos à população. Após a aprovação do projeto de lei, a utilização dos recursos será deliberada no Conselho de Administração da Ceasa.
A Ceasa é vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), que completou 80 anos em 2024. Data festejada pela Assembleia Legislativa com uma sessão solene nesta terça-feira, em um amplo reconhecimento assinado por diversos parlamentares.
Militares
Também do Executivo, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 196/2021, que tramita em regime de urgência. A medida altera dispositivos da Lei estadual nº 1.943/1954, que dispõe sobre o Código da Polícia Militar do Estado. O texto tem o objetivo de alterar requisitos para ingresso nas carreiras da Polícia Militar do Estado do Paraná (PM-PR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná (CBM-PR), a fim de estabelecer como condição de ingresso a verificação de idoneidade moral e conduta pessoal e social, além de prever os procedimentos necessários para aferição do cumprimento de tal requisito.
Após estudos feitos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e órgãos vinculados, o próprio governo apresentou um substitutivo geral. A justificativa reforça a necessidade de análise da conduta do candidato frente aos deveres e obrigações decorrentes da função pública a ser desempenhada, a qual compreende toda a conduta social e sua vida pregressa.
Homenagens
Três proposições em primeira votação reconhecem personalidades com contribuições à sociedade paranaense. O projeto de lei 187/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), denomina Prefeito Pedro Ruiperes Teruel o trecho da PR-182, ligando Itaúna do Sul e Diamante do Norte. Segundo a justificativa, o homenageado exerceu forte influência política na região, ocupando o cargo de vereador nos anos de 1974 a 1977, e de prefeito de 1978 a 1983 e de 1997 a 2000. “Homem Ilustre que dedicou sua vida ao desenvolvimento do povo e do município de Diamante do Norte, participando ativamente na construção desta PR-182”, diz o texto.
O projeto 284/2024, do deputado Marcel Micheletto (PL), denomina Ernesto Rayzel Ramos o trecho da rodovia PR-467, com o entroncamento da PR-182 até a rotatória da Avenida Egydio Geronymo Munaretto, em Toledo. Por anos, o homenageado atuou no setor de barbearias em Toledo, migrando para o ramo imobiliário, com contribuição para o desenvolvimento do município. O texto cita também que Ernesto era doador de sangue, portador do tipo sanguíneo O-, sendo convocado continuamente ao longo de 25 anos para doações emergenciais, “salvando vítimas de acidente e, principalmente, recém-nascidos com incompatibilidade sanguínea com a genitora, para os quais uma troca total era realizada.”
Já o projeto de lei 524/2024, do deputado Alexandre Curi (PSD), concede o Título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná à Lenice Bodstein. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1977, a desembargadora Lenice Bodstein atua hoje na 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Entre 2012 e 2024, contribuiu com as causas de responsabilidade social no TJPR, incluindo a coordenação estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude (CONSIJ) e o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE). Idealizou o Espaço “Laços e Afetos”, para atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes em visitas assistidas, e o Programa de Acompanhamento de Idosos.
Iniciativa parlamentar
Assinado pelo deputado Douglas Fabrício (CID), o projeto 211/2024 passou em primeiro turno e inclui no Calendário Oficial do Estado do Paraná o evento “Campo Mourão Cidade Natal”. O objetivo é reconhecer a importância do evento realizado durante o mês de dezembro. De acordo com o texto, a iniciativa é referência em eventos culturais entre as cidades paranaenses, destacando-se pela qualidade e diversidade das atividades oferecidas à população e aos visitantes.
A proposta 510/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), altera a Lei nº 11.042/1995, que concede o título de utilidade pública ao Casarão Cícero Moraes Colléct. A alteração é necessária em virtude da mudança da razão social da entidade, bem como do município sede da mesma, de Castro para São José dos Pinhais. A entidade presta serviços filantrópicos à sociedade por meio da oferta de equoterapia.
O projeto de lei 292/2024, do deputado Dr. Antenor (PT), institui a campanha permanente de orientação, conscientização, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na rede pública estadual de ensino. De acordo com o texto, a campanha deverá apresentar aos alunos informações sobre o mosquito, as doenças das quais é vetor, seu ciclo de vida e as formas de prevenção, contaminação e proliferação. A matéria também afirma que a campanha poderá ser realizada de forma continuada durante todo o ano letivo. Para isso, poderão ser realizadas palestras, seminários e afins para os alunos e a comunidade escolar.
Tribunal de Contas
Do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, foi aprovado o projeto de lei 591/2024, que altera a Lei nº 17.423/2012, regulamentando a concessão de gratificações de funções e pelo exercício de encargos especiais, e a Lei nº 19.573/2018, que institui o Estatuto dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, bem como cria cargos e funções gratificadas. O texto prevê a revisão das normas sobre a indenização por hora-aula e o auxílio-funeral, além da criação e alteração de cargos. De acordo com o órgão, as alterações propostas visam “a modernização e a eficiência na administração dos recursos humanos e financeiros” do TC-PR. O texto recebeu 26 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
Mais projetos
Quatro proposições em segundo turno tiveram a redação final dispensada e seguem para sanção. O projeto de lei 265/2024, da deputada Maria Victoria (PP), institui o Dia de Informação e Pesquisa sobre a Hemofilia, a ser realizado anualmente em 17 de abril.
Da Defensoria Pública do Estado do Paraná, o projeto de lei 605/2024, autoriza o defensor público-geral a conceder a gratificação instituída pela Lei nº 17.172/2012 aos integrantes da Polícia Militar, Civil, Científica e Penal no desempenho de funções junto ao gabinete de segurança institucional do órgão. A proposta recebeu 41 votos favoráveis e um contrário.
O projeto de lei 699/2024. altera a Lei nº 16.544/2010, regulando o processo disciplinar na Polícia Militar do Estado do Paraná e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. As alterações visam possibilitar a instauração de um processo disciplinar único para apurar fatos com conexão e continência, conferindo maior eficiência e economia processual à Administração Pública, assegurados os direitos à ampla defesa e ao contraditório. A proposta também padroniza termos contidos na legislação militar.
Já o projeto de lei 684/2024, também do governo, altera a Lei nº 17.444/2012 e passou com 41 a 1 votos, permitindo a concessão de crédito outorgado de ICMS a estabelecimentos que invistam em infraestrutura no estado. Emenda de plenário foi rejeitada por 33 a 10 votos.
Enquanto o projeto de lei 635/2024, que altera a Lei nº 18.381/2014, instituindo o Serviço Social Autônomo PalcoParaná, recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em terceira votação, avançou o projeto de lei 805/2023, do deputado Nelson Justus (União), para conferir ao município de Guaratuba o título de Capital da Banana.
Após redação final, segue para sanção o projeto de lei 586/2024, do governo, que atualiza os valores do auxílio-alimentação e implementa o benefício para categorias do funcionalismo estadual que ainda não o recebiam, alterando a Lei nº 20.937/2021.
Lei Complementar
Dois projetos de lei complementar estavam em segunda discussão. O LC 12/2024 recebeu 36 votos favoráveis e seis contrários. A proposta, em regime de urgência, revoga o parágrafo único do artigo 66 da Lei Complementar nº 231/2020, estabelecendo normas de finanças públicas voltadas para a qualidade e a responsabilidade na gestão fiscal do Estado do Paraná e cria o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná. O Executivo justifica que a medida iguala a legislação estadual à federal, harmonizando o sistema jurídico e aprimorando o desenvolvimento dos processos de execução do Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (SIAFIC). Uma emenda de plenário foi rejeitada por 35 a 9 votos. Com dispensa de redação final, o texto segue para sanção.
Já o LC 4/2024, que altera as leis complementares nº 103/2004, que dispõe sobre o plano de carreira do professor da rede estadual de educação básica do Paraná, e nº 242/2021, que altera as leis complementares nº 103/2004 e nº 123/2008, recebeu emenda e retorna à CCJ.
Transmissão
Os deputados estaduais voltam a se reunir nesta quarta-feira (4) e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 9h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Assembleia recebe a exposição “Araucárias Vivas” do artista plástico Toto Lopes
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

“Araucárias Vivas” é o tema da exposição do artista plástico Toto Lopes, aberta nesta segunda-feira (05), no Espaço Cultural da Assembleia. A mostra, uma iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP), é um convite à reflexão sobre a relação entre arte, natureza e sustentabilidade, através de esculturas únicas que emergem do refugo de tapumes de obra e compensados de madeira reflorestada. “Nós temos que valorizar o que é nosso. O Toto é um artista, eu sempre digo, que ama o Paraná. E ele consegue transmitir esse amor através da sua arte, representando a nossa história, a nossa cultura, as nossas raízes”, disse a deputada, ao destacar que o que ela mais valoriza no artista é o seu lado social, o seu lado humano.
“Ele trabalha com crianças, com idosos, com crianças especiais, transformando objetos que provavelmente iriam para o lixo em arte levando esperança às pessoas, transformando a vida deles. Além disso, ele faz pinturas lindas em hospitais de crianças e de forma voluntária. Então esse lado social do Toto também me encanta muito. Por isso, é uma pessoa que merece ser homenageada e que sua obra seja divulgada para o Paraná e para o mundo”, disse a deputada, ao entregar uma menção honrosa ao artista, como forma de reconhecimento à sua contribuição para a cultura do estado.
Presente na aberta da mostra, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), disse que é importante valorizar aqueles que valorizam o Paraná como Toto Lopes que é um apaixonado por esse estado, e que tem no pinheiro araucária, sua principal referência. “Para nós é uma honra muito grande ter você aqui nessa Casa e, em nome dos 54 deputados, quero agradecer todo o trabalho que você faz como artista, mas principalmente o trabalho que você faz divulgando o estado do Paraná, esse estado que é pujante, de gente séria, de gente trabalhadora, que está vivendo um momento extraordinário, mas que tem que valorizar os nossos artistas”, afirmou.
Preservação
Toto Lopes falou um pouco sobre a sua exposição. “São araucárias que são feitas com reaproveitamento de material, tapumes de obra, compensados, que eu reutilizo e transformo elas em arte”, explicou. “A escolha de trabalhar com madeira reflorestada não é apenas uma opção estética, mas uma declaração de compromisso com a preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais”, disse, ao destacar que a coleção “Araucárias Vivas” se inspira na majestosa araucária angustifolia, uma árvore que desempenha um papel vital em nosso ecossistema, mas que está ameaçada de extinção. “Minhas esculturas servem como um poderoso lembrete da fragilidade da natureza e da importância de sua preservação”, alertou. “É uma forma de repensar nossos hábitos de consumo e a importância de uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente, é promover essa jornada de transformação e conscientização ambiental através da arte”, finalizou.
O artista também tem uma ligação grande com a questão social. “Na minha infância eu tive o privilégio de participar de um projeto gratuito, que transformava a arte junto com as crianças. Eu fui privilegiado de ter participado desse projeto e eu vi que a arte realmente tem um poder de transformação na vida de pessoas. E, hoje, eu utilizo a minha arte como um reflexo de tudo que eu recebi, mas também plantando várias sementinhas aí, mostrando para as crianças que a arte pode mudar a vida delas também”, explicou. A mostra fica em cartaz até o dia 09 de maio, das 09 horas às 18 horas, no Espaço Cultural da Assembleia.
Perfil
Tanielton Lopes Pereira, conhecido como Toto Lopes, nasceu em Campo Largo (PR), é especialista em reutilização de materiais descartados e formado em artes visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É um artista plástico autodidata, fundador da Toto Artes – Soluções Artísticas e se destaca pelo impacto social de seu trabalho.
Desde 2007, ministra oficinas de artes plásticas em projetos sociais do município de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo oficinas para todos os públicos e faixas etárias, incluindo crianças com vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais, adultos, idosos, dentre outros.
É idealizador e coordenador do Projeto Eco Natal que mobilizou mais de cinco mil pessoas para criar a decoração natalina de Campo Largo com materiais recicláveis; do projeto “Fazendo Arte”, que já atendeu mais de três mil crianças com vulnerabilidade social e do projeto “Medicando Alegria”, que visa levar apresentações de teatro, contação de história, música, circo para pacientes, familiares e funcionários de hospitais. Toto também é voluntariado do HI Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Além de ter suas obras reconhecidas no Brasil, o quadro “A Santa”, participou de três mostras de arte em Napoli e Roma (Itália), sendo uma delas o “Fórum Mundial da Cultura pela Paz”, organizada pena Unesco.
Premiações
O artista já recebeu diversas premiações, entre elas o prêmio de honra ao mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”, pelos relevantes serviços prestados a cidade e a cultura de Campo Largo; o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, pelos relevantes serviços prestados para sociedade paranaense e a “Medalha das Ordens das Araucárias”, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR). Sua obra “Acaé Azul” foi reconhecida pelo Governo do Paraná para fazer parte do acervo artístico do cerimonial do estado, assim como a obra “Mestre Fandangueiro do Paraná”, que já faz parte do acervo artístico do Palácio Iguaçu.
Fonte: ALPR PR

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
TJPR realiza primeiro Encontro Regional de Política Antimanicomial do Poder Judiciário

1ª Roda de Conversa na Biblioteca debate a importância do diálogo para melhoria das relações institucionais
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
Cemsu de Cascavel lança livro sobre o projeto “Semeando Paz nas Escolas”
-
Justiça6 dias ago
TJPR participa do 1° FestLabs Sul em Foz do Iguaçu
-
Justiça7 dias ago
TJPR faz homenagens a magistrados e servidores aposentados em Irati e Guarapuava
-
Justiça4 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho