POLÍTICA PR
Assembleia aprova proposta de aporte de R$ 23 milhões para investimentos na Ceasa
Publicado em
3 de dezembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Os deputados estaduais aprovaram uma proposta para um aporte no valor de R$ 23,2 milhões às Centrais de Abastecimento do Paraná S/A (Ceasa). O projeto autoriza o Estado a realizar operação de aumento do capital social da sociedade de economia mista para a realização de diversos investimentos em suas estruturas. A proposta foi um dos 18 itens em pauta na sessão plenária desta terça-feira (3).
Entre as obras previstas estão a construção de uma nova cozinha industrial para o Banco de Alimentos, a reforma de telhados e a adequação da infraestrutura em área de desdobramento nas unidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, além da recomposição financeira para a reconstrução do Pavilhão D da Unidade Atacadista de Curitiba, visando à reposição dos boxes atingidos pelo incêndio ocorrido em junho deste ano, cuja obra já está em andamento. Também será feita a aquisição de materiais.
De acordo com o governo, a proposta 701/2024 ajudará a fomentar os processos de produção, industrialização e escoamento de alimentos, aprimorando a logística interna e externa de trabalho, ações essenciais para viabilizar a plena execução das atividades desempenhadas pela Ceasa nos programas relacionados ao fornecimento de alimentos e insumos à população. Após a aprovação do projeto de lei, a utilização dos recursos será deliberada no Conselho de Administração da Ceasa.
A Ceasa é vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), que completou 80 anos em 2024. Data festejada pela Assembleia Legislativa com uma sessão solene nesta terça-feira, em um amplo reconhecimento assinado por diversos parlamentares.
Militares
Também do Executivo, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 196/2021, que tramita em regime de urgência. A medida altera dispositivos da Lei estadual nº 1.943/1954, que dispõe sobre o Código da Polícia Militar do Estado. O texto tem o objetivo de alterar requisitos para ingresso nas carreiras da Polícia Militar do Estado do Paraná (PM-PR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná (CBM-PR), a fim de estabelecer como condição de ingresso a verificação de idoneidade moral e conduta pessoal e social, além de prever os procedimentos necessários para aferição do cumprimento de tal requisito.
Após estudos feitos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e órgãos vinculados, o próprio governo apresentou um substitutivo geral. A justificativa reforça a necessidade de análise da conduta do candidato frente aos deveres e obrigações decorrentes da função pública a ser desempenhada, a qual compreende toda a conduta social e sua vida pregressa.
Homenagens
Três proposições em primeira votação reconhecem personalidades com contribuições à sociedade paranaense. O projeto de lei 187/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), denomina Prefeito Pedro Ruiperes Teruel o trecho da PR-182, ligando Itaúna do Sul e Diamante do Norte. Segundo a justificativa, o homenageado exerceu forte influência política na região, ocupando o cargo de vereador nos anos de 1974 a 1977, e de prefeito de 1978 a 1983 e de 1997 a 2000. “Homem Ilustre que dedicou sua vida ao desenvolvimento do povo e do município de Diamante do Norte, participando ativamente na construção desta PR-182”, diz o texto.
O projeto 284/2024, do deputado Marcel Micheletto (PL), denomina Ernesto Rayzel Ramos o trecho da rodovia PR-467, com o entroncamento da PR-182 até a rotatória da Avenida Egydio Geronymo Munaretto, em Toledo. Por anos, o homenageado atuou no setor de barbearias em Toledo, migrando para o ramo imobiliário, com contribuição para o desenvolvimento do município. O texto cita também que Ernesto era doador de sangue, portador do tipo sanguíneo O-, sendo convocado continuamente ao longo de 25 anos para doações emergenciais, “salvando vítimas de acidente e, principalmente, recém-nascidos com incompatibilidade sanguínea com a genitora, para os quais uma troca total era realizada.”
Já o projeto de lei 524/2024, do deputado Alexandre Curi (PSD), concede o Título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná à Lenice Bodstein. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1977, a desembargadora Lenice Bodstein atua hoje na 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Entre 2012 e 2024, contribuiu com as causas de responsabilidade social no TJPR, incluindo a coordenação estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude (CONSIJ) e o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE). Idealizou o Espaço “Laços e Afetos”, para atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes em visitas assistidas, e o Programa de Acompanhamento de Idosos.
Iniciativa parlamentar
Assinado pelo deputado Douglas Fabrício (CID), o projeto 211/2024 passou em primeiro turno e inclui no Calendário Oficial do Estado do Paraná o evento “Campo Mourão Cidade Natal”. O objetivo é reconhecer a importância do evento realizado durante o mês de dezembro. De acordo com o texto, a iniciativa é referência em eventos culturais entre as cidades paranaenses, destacando-se pela qualidade e diversidade das atividades oferecidas à população e aos visitantes.
A proposta 510/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), altera a Lei nº 11.042/1995, que concede o título de utilidade pública ao Casarão Cícero Moraes Colléct. A alteração é necessária em virtude da mudança da razão social da entidade, bem como do município sede da mesma, de Castro para São José dos Pinhais. A entidade presta serviços filantrópicos à sociedade por meio da oferta de equoterapia.
O projeto de lei 292/2024, do deputado Dr. Antenor (PT), institui a campanha permanente de orientação, conscientização, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na rede pública estadual de ensino. De acordo com o texto, a campanha deverá apresentar aos alunos informações sobre o mosquito, as doenças das quais é vetor, seu ciclo de vida e as formas de prevenção, contaminação e proliferação. A matéria também afirma que a campanha poderá ser realizada de forma continuada durante todo o ano letivo. Para isso, poderão ser realizadas palestras, seminários e afins para os alunos e a comunidade escolar.
Tribunal de Contas
Do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, foi aprovado o projeto de lei 591/2024, que altera a Lei nº 17.423/2012, regulamentando a concessão de gratificações de funções e pelo exercício de encargos especiais, e a Lei nº 19.573/2018, que institui o Estatuto dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, bem como cria cargos e funções gratificadas. O texto prevê a revisão das normas sobre a indenização por hora-aula e o auxílio-funeral, além da criação e alteração de cargos. De acordo com o órgão, as alterações propostas visam “a modernização e a eficiência na administração dos recursos humanos e financeiros” do TC-PR. O texto recebeu 26 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
Mais projetos
Quatro proposições em segundo turno tiveram a redação final dispensada e seguem para sanção. O projeto de lei 265/2024, da deputada Maria Victoria (PP), institui o Dia de Informação e Pesquisa sobre a Hemofilia, a ser realizado anualmente em 17 de abril.
Da Defensoria Pública do Estado do Paraná, o projeto de lei 605/2024, autoriza o defensor público-geral a conceder a gratificação instituída pela Lei nº 17.172/2012 aos integrantes da Polícia Militar, Civil, Científica e Penal no desempenho de funções junto ao gabinete de segurança institucional do órgão. A proposta recebeu 41 votos favoráveis e um contrário.
O projeto de lei 699/2024. altera a Lei nº 16.544/2010, regulando o processo disciplinar na Polícia Militar do Estado do Paraná e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. As alterações visam possibilitar a instauração de um processo disciplinar único para apurar fatos com conexão e continência, conferindo maior eficiência e economia processual à Administração Pública, assegurados os direitos à ampla defesa e ao contraditório. A proposta também padroniza termos contidos na legislação militar.
Já o projeto de lei 684/2024, também do governo, altera a Lei nº 17.444/2012 e passou com 41 a 1 votos, permitindo a concessão de crédito outorgado de ICMS a estabelecimentos que invistam em infraestrutura no estado. Emenda de plenário foi rejeitada por 33 a 10 votos.
Enquanto o projeto de lei 635/2024, que altera a Lei nº 18.381/2014, instituindo o Serviço Social Autônomo PalcoParaná, recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em terceira votação, avançou o projeto de lei 805/2023, do deputado Nelson Justus (União), para conferir ao município de Guaratuba o título de Capital da Banana.
Após redação final, segue para sanção o projeto de lei 586/2024, do governo, que atualiza os valores do auxílio-alimentação e implementa o benefício para categorias do funcionalismo estadual que ainda não o recebiam, alterando a Lei nº 20.937/2021.
Lei Complementar
Dois projetos de lei complementar estavam em segunda discussão. O LC 12/2024 recebeu 36 votos favoráveis e seis contrários. A proposta, em regime de urgência, revoga o parágrafo único do artigo 66 da Lei Complementar nº 231/2020, estabelecendo normas de finanças públicas voltadas para a qualidade e a responsabilidade na gestão fiscal do Estado do Paraná e cria o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná. O Executivo justifica que a medida iguala a legislação estadual à federal, harmonizando o sistema jurídico e aprimorando o desenvolvimento dos processos de execução do Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (SIAFIC). Uma emenda de plenário foi rejeitada por 35 a 9 votos. Com dispensa de redação final, o texto segue para sanção.
Já o LC 4/2024, que altera as leis complementares nº 103/2004, que dispõe sobre o plano de carreira do professor da rede estadual de educação básica do Paraná, e nº 242/2021, que altera as leis complementares nº 103/2004 e nº 123/2008, recebeu emenda e retorna à CCJ.
Transmissão
Os deputados estaduais voltam a se reunir nesta quarta-feira (4) e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 9h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
Published
1 hora agoon
31 de março de 2025By

A Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa do Paraná e Assuntos Municipais reuniu-se nesta segunda-feira (31) para debater dois assuntos importantes: a disparidade dos preços dos combustíveis no Estado e sobre problemas relacionados ao abastecimento de água, especificamente no município de Ponta Grossa. A reunião foi liderada pelo presidente da Comissão, deputado Marcelo Rangel (PSD).
A primeira parte da reunião foi dedicada aos combustíveis. Sobre a fiscalização em si desenvolvida pelo Procon/PR, a chefe da instituição, Claudia Silvano, prestou esclarecimentos. De acordo com ela, o Poder Público tem que respeitar o Estado na Constituição Federal, ou seja, o princípio da livre iniciativa adotado como fundamento da ordem econômica, a precificação. “Nós não podemos de regra atuar no que diz respeito à precificação. Cada estabelecimento tem a liberdade de acordo com a legislação. Cada agente tem a liberdade de precificar aquilo que vende, considerando alguns parâmetros, como impostos e outros”, disse. “O que nós podemos fiscalizar é a composição do produto, a informação da diferença entre etanol e gasolina, para saber qual compensa mais, entre outros pontos”, explicou.
Na sequência, Paulo Fernandes, da Paranapetro, entidade que representa os postos de combustíveis no Paraná, explicou como funcionam as disparidades de preços e como são feitas as principais adulterações e desvios de conduta no setor. “Um dos grandes problemas que enfrentamos é o de que cerca de 35% do etanol vendido no nosso estado foi comprado sem nota fiscal. Isso causa uma grande mudança no preço”.
Fernandes explicou aos deputados também como quadrilhas fazem para adulterar os combustíveis, com a mistura de nafta (produto bastante semelhante à gasolina, mas bem mais barata) com metanol (produto proibido no Brasil). “Só com isso eles já conseguem oferecer ao dono de posto uma diferença enorme de preço”.
Ele considera que “não há segredo” nas diferenças gritantes de preço, no entanto, diferenças regionais geralmente estão relacionadas a custos operacionais. De acordo com ele, mão de obra, aluguel de espaço, IPTU e gastos com segurança são muito maiores em Curitiba do que em Londrina, por exemplo, o que acaba refletindo no preço final do produto. Ele pediu aos deputados mais fiscalização e mais rigor nas penas dos infratores.
O deputado Marcelo Rangel enfatizou que a Comissão de Fiscalização é uma comissão extremamente importante da Assembleia Legislativa. “É importante lá no Congresso e é muito importante no Estado do Paraná, porque nós abordamos os assuntos mais palpitantes do dia a dia. Hoje nós tivemos uma reunião aqui extremamente elucidadora, porque nós ouvimos aqui a maior autoridade que representa os postos de combustíveis do nosso Estado, falando sobre os problemas e o porquê das disparidades, diferenças muito grandes de valores de um posto para outro, às vezes na mesma rua, em cidades diferentes e os problemas com relação a combustíveis adulterados. O próprio presidente demonstrou preocupação com relação a isso, porque muitos empresários que trabalham de maneira correta estão sendo lesados por esse tipo de prática ilegal”, disse.
Rangel prometeu elaborar uma nova legislação, pois a paranaense está defasada com relação às penalidades. Além disso, prometeu buscar soluções para aumentar a fiscalização.
Desabastecimento de água
O assunto seguinte foi o problema de desabastecimento de água em Ponta Grossa. O desabastecimento durou quase um mês e a falta do recurso hídrico encanado provocou o fechamento de estabelecimentos comerciais, o cancelamento do expediente de órgãos públicos, como da Prefeitura e da Câmara Municipal, a dispensa de alunos de escolas, o adiamento de cirurgias em hospitais e moradores formando filas formadas em bicas para ter acesso à água.
O diretor da Sanepar, Fernando Guedes, explicou a sequência dos problemas e quais foram as soluções e seus desdobramentos. Também explicou sobre novas obras em andamento, que irão aumentar em 30% a captação de água na região de Ponta Grossa.
Com relação à Sanepar, Rangel acredita que o problema foi muito grave em Ponta Grossa, inclusive gerando repercussão nacional e ocasionando um pedido público de desculpas do governador Ratinho Jr. No entanto, considerou plausíveis as explicações dadas pelo diretor. “O que aconteceu em Ponta Grossa foi algo extremamente sui generis. Foram diversos problemas consecutivos que aconteceram.Agora vamos buscar uma compensação a quem foi lesado, com abatimento nas tarifas”.
Pedido de CPI
Outra informação trazida na reunião, embasada no relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é a de que o crime organizado faturou R$ 61,5 bilhões com a venda de combustíveis adulterados no Brasil somente em 2024, valor este quatro vezes superior ao lucro com o tráfico de cocaína, por exemplo.
O deputado estadual Tito Barichello (União), membro da comissão, ao ter conhecimento das informações, disse que irá pedir a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para ampliar as investigações. O deputado Dr. Leonidas (CDN) também participou do encontro.
Fonte: ALPR PR

Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água

Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025

“Golpe militar completa 61 anos com legado de repressão e violência”, diz deputada Luciana Rafagnin (PT)

PCPR, PMPR e Força Nacional prendem três pessoas durante operação deflagrada em Iporã

Com apoio do Estado, 480 agentes de viagens de todo país conhecem destinos paranaenses
PARANÁ


Com apoio do Estado, 480 agentes de viagens de todo país conhecem destinos paranaenses
A Convenção da Shultz proporcionou uma experiência única a 486 agentes de viagens de 145 cidades brasileiras. O evento, que...


Com apoio dos municípios, Paraná inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta terça
O Governo do Estado reforça a importância da adesão dos municípios paranaenses à campanha de vacinação contra a gripe, que...


PCPR realiza mais de 80 ações educativas durante o mês da mulher em todo o Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) encerrou março, mês dedicado às mulheres, com mais de 80 ações educativas em todo...
POLÍCIA


PCPR, PMPR e Força Nacional prendem três pessoas durante operação deflagrada em Iporã
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Força Nacional, prendeu...


PCPR realiza mais de 80 ações educativas durante o mês da mulher em todo o Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) encerrou março, mês dedicado às mulheres, com a realização de mais de 80 ações...


PCPR prende homem por ameaça no contexto de violência doméstica em Congonhinhas
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 28 anos, condenado judicialmente pelos crimes de vias de fato...
ENTRETENIMENTO


Jojo Todynho curte jantar romântico com novo namorado: ‘Meu date perfeito!’
Jojo Todynho, de 28 anos, teve um fim de domingo (30), bem romântico e muitíssimo bem-acompanhada do novo namorado, Thiago...


Zilu exibe mansão na Flórida com decoração feita pela nora: ‘Afeto e funcionalidade’
Zilu Godói, de 66 anos, compartilhou nas redes sociais, nesta segunda-feira (31), um tour pela mansão em Orlando, na Flórida,...


Bruna Griphao renova bronze em Noronha e exibe shape trincado: ‘Bom estar em casa’
Bruna Griphao está em Fernando de Noronha (PE), como parte dos amigos que comemoram os 32 anos de Anitta no...
ESPORTES


Corinthians arranca empate com Bahia na estreia do Brasileirão
No duelo entre gigantes regionais, o atual campeão paulista e o campeão baiano se enfrentaram em uma partida emocionante que...


Vasco vence o Santos com virada emocionante na abertura do Brasileirão
Em um clássico deste domingo pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Santos começou sua jornada com uma derrota de virada frente...


Palmeiras e Botafogo empatam no Allianz em estreia no Brasileirão
Na tarde deste domingo (30.03), Allianz Parque foi palco do confronto entre Palmeiras e Botafogo, os dois últimos campeões do...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ6 dias ago
BRDE vai fortalecer apoio a projetos inovadores no setor público durante o Smart City
-
PARANÁ6 dias ago
63ª Expo Londrina: Estado promove seminários e apresenta inovações do campo
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Plano safra 24/25 recebe reforço de mais R$ 4 bilhões
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Oposição cobra explicações de convênio de R$ 38 milhões sem licitação feito pela Casa Civil com fundação do MS