NOVA AURORA

POLÍTICA NACIONAL

Paulo Litro toma posse como representante do Brasil no Parlamento do Mercosul

Publicado em

 

O deputado federal Paulo Litro (PSD) tomou posse nesta segunda-feira (25), em Montevidéu, no Uruguai, na representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). O parlamentar integrará as comissões de Assuntos Jurídicos e Institucionais e de Transporte, Infraestrutura, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca.

“É uma grande responsabilidade representar internacionalmente nosso país e estado. Vamos trabalhar muito para fortalecer a integração política, econômica e social dos países membros desse parlamento”, destacou Paulo Litro.

Parlasul

Constituído em 2006, o Parlasul conta com a participação do Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai, sendo composto por 158 parlamentares, divididos por países de acordo com a proporção populacional, garantindo uma representação multiétnica e pluricultural.

Atua de maneira independente de qualquer órgão executivo, visando à consolidação da democracia, direitos humanos e integração regional dos povos-latino-americanos, incluindo acordos e tratados internacionais.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Paulo e Adão Litro buscam investimentos para prevenção de enchentes e ampliação de serviços da saúde no sudoeste
Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Jayme Campos recebe Gabriel Galípolo e discute política de juros do Banco Central

Published

on

O senador Jayme Campos (União-MT) recebeu nesta quarta-feira, 4, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galipolo, indicado pelo presidente Luís Inacio Lula da Silva para suceder, a partir do ano que vem, a Roberto Campos Neto na presidência da autarquia. Entre os vários assuntos, os dois conversaram sobre a política de juros do Banco Central e as perspectivas para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária.

“É notória a preocupação de todos os segmentos econômicos com a definição dos rumos da taxa Selic, se haverá aumento ou se manterá no atual patamar de 10,5%. De minha parte, desejo que seja definido tecnicamente aquilo que for melhor para o Brasil, para a estabilidade do país” – disse o senador. 

Gabriel Galipolo fez um histórico sobre as ações do Banco Central e os desafios da autarquia para manter a inflação no centro da meta. Ele lembrou que em junho do ano passado, diante das respostas econômicas, houve inúmeras reduções da taxa juros, que chegou a 13,75%, e que, no momento, o Banco Central aguarda pelos resultados macroeconômicos para uma nova definição.

Leia Também:  Programa da Copel incentiva modernização da iluminação pública em 20 municípios

Galipolo admitiu que existe uma apreensão por parte do mercado e confirmou que a economia brasileira aqueceu muito acima do que se previa, conforme dados de empregos, consumo e produção. “Devemos observar, entre outros indicadores,  se esse crescimento está acima da oferta” – frisou.  A próxima reunião do Copom ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro.

Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu a data para sabatina de Gabriel Galipolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para ocupar a presidência do Banco Central. Será no dia 8 de outubro. Jayme Campos é membro titular da comissão. Caso seja aprovado, o nome do economista será encaminhado para deliberação em plenário.

Fonte: Política Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA