NOVA AURORA

POLÍTICA NACIONAL

Ney Leprevost faz projeto para prevenir afogamentos de crianças

Publicado em

A Organização Mundial da Saúde estima que o afogamento é uma das 5 principais causas de morte de crianças e adolescentes no mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o afogamento é a segunda maior causa de mortes de crianças de 1 a 9 anos.

Outro estudo do Ministério da Saúde apontou que 75% das mortes por afogamento acontecem em rios e represas, sendo 47% das vítimas pessoas de até 29 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o Brasil totaliza, por ano, 5.840 mortes, atingindo o número de 16 mortes por dia.

Para fortalecer a prevenção aos acidentes aquáticos , o deputado Ney Leprevost elaborou um projeto para protocolar na Assembleia Legislativa criando no estado do Paraná o “Projeto Golfinho”, semelhante ao já implantado em Santa Catarina e que tem salvado vidas.

O Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), ensina de maneira gratuita crianças de 7 a 11 anos a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. O curso tem duração de 10 horas e as aulas são realizadas durante todo o ano, principalmente durante a Operação Veraneio, entre os meses de dezembro e março.

Leia Também:  Projeto de Paulo Litro determina que jovens que cometerem atos infracionais não poderão ser réus primários após a maioridade.

Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, as crianças e adolescentes aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios. Como, por exemplo, quais os locais mais adequados para tomar banho, o que significam as cores das bandeiras na beira da praia e como podem proceder em caso de algum incidente ou afogamento nas piscinas.

“O Corpo de Bombeiros do Paraná é exemplo nacional de eficiência. Acredito que este projeto pode ajudar muito os salva vidas e orientar as crianças na prevenção de afogamentos, não só no litoral”, disse Ney.

Observação : Imagens do projeto Golfinho em Santa Catarina.

(Via assessoria de imprensa)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Jayme Campos recebe Gabriel Galípolo e discute política de juros do Banco Central

Published

on

O senador Jayme Campos (União-MT) recebeu nesta quarta-feira, 4, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galipolo, indicado pelo presidente Luís Inacio Lula da Silva para suceder, a partir do ano que vem, a Roberto Campos Neto na presidência da autarquia. Entre os vários assuntos, os dois conversaram sobre a política de juros do Banco Central e as perspectivas para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária.

“É notória a preocupação de todos os segmentos econômicos com a definição dos rumos da taxa Selic, se haverá aumento ou se manterá no atual patamar de 10,5%. De minha parte, desejo que seja definido tecnicamente aquilo que for melhor para o Brasil, para a estabilidade do país” – disse o senador. 

Gabriel Galipolo fez um histórico sobre as ações do Banco Central e os desafios da autarquia para manter a inflação no centro da meta. Ele lembrou que em junho do ano passado, diante das respostas econômicas, houve inúmeras reduções da taxa juros, que chegou a 13,75%, e que, no momento, o Banco Central aguarda pelos resultados macroeconômicos para uma nova definição.

Leia Também:  Para estudantes da rede estadual, plataforma Leia Paraná soma 3 milhões de horas de leitura

Galipolo admitiu que existe uma apreensão por parte do mercado e confirmou que a economia brasileira aqueceu muito acima do que se previa, conforme dados de empregos, consumo e produção. “Devemos observar, entre outros indicadores,  se esse crescimento está acima da oferta” – frisou.  A próxima reunião do Copom ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro.

Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu a data para sabatina de Gabriel Galipolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para ocupar a presidência do Banco Central. Será no dia 8 de outubro. Jayme Campos é membro titular da comissão. Caso seja aprovado, o nome do economista será encaminhado para deliberação em plenário.

Fonte: Política Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA