NOVA AURORA

POLÍCIA

Solenidade homenageia Patrono da Polícia Militar e entrega medalhas a autoridades

Publicado em

O patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, foi homenageado durante uma solenidade na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento aconteceu na manhã dessa quarta-feira (17) e foram agraciadas autoridades civis e militares com a medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar.

A solenidade contou com a presença dos descendentes do Coronel Sarmento. O monumento do patrono da PMPR recebeu uma coroa de flores em homenagem aos seus 141 anos.

O comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira, ressaltou que a honraria é entregue para todos aqueles que fazem parte da corporação e atuam para fortalecer cada vez mais a Polícia Militar do Paraná.

“Não é apenas uma homenagem, mas um agradecimento os nossos militares e demais autoridades que estão ao lado da Polícia Militar, buscando melhorias para toda a corporação e, por isso, temos a honra de entregar a medalha Coronel Sarmento, ressaltando a importância de seus atos para a nossa corporação”, destacou o coronel Teixeira.

Leia Também:  PCPR prende em flagrante dois homens por tráfico de drogas em Campo Magro

As tropas representativas das unidades da PMPR perfilaram-se diante do palanque de autoridades com brados de ordem durante o desfile. Participaram da atividade pelotões da APMG com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do 6º CRPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia de CHOQUE (BPCHOQUE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

*CORONEL SARMENTO –* O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Leia Também:  Iracema do Oeste entrega materiais para o Projeto Construindo Cidadania em parceria com a Copacol

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Published

on

By

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira edição de 2025 do encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades da segurança pública de todo o país para debater estratégias e soluções voltadas ao fortalecimento da ordem e da proteção da sociedade.

Durante o encontro que vai até a próxima sexta-feira, estão sendo discutidas questões fundamentais para o aprimoramento das forças de segurança, com ênfase na atuação conjunta das polícias militares com outros órgãos no combate a crimes como tráfico de drogas e contrabando. O alinhamento de estratégias e a troca de experiências entre as corporações foram destacados como elementos essenciais para o fortalecimento da segurança nos estados participantes.

Paralelamente ao encontro do CNCG, ocorreu a 15ª edição da LAAD Defense & Security, maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada na Barra da Tijuca. A PMPR esteve presente no evento por meio de sua comitiva especializada nas áreas de planejamento logístico, projetos, compras e licitações. A feira reuniu fabricantes e fornecedores de tecnologia voltada para as polícias, Forças Armadas, Forças Especiais, agências governamentais e demais instituições de segurança pública.

Leia Também:  No Oeste do PR, policiais ambientais apreendem materiais ilegais de pesca

O coronel Jefferson Silva esteve acompanhado do presidente do CNCG, coronel Cássio Araújo de Freitas, que também é comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, anfitrião do evento, e do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro de Souza, entre outros. Durante a programação, o coronel Ribeiro concedeu ao coronel Jefferson Silva a medalha comemorativa dos 190 anos da PMSE.

O comandante-geral da PMPR também participou de uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, discutindo temas prioritários para a segurança nacional e o aprimoramento das forças policiais estaduais.

Para o coronel Jefferson Silva, eventos como esse são fundamentais para a troca de experiências e o aperfeiçoamento das políticas de segurança. “Essas reuniões permitem a discussão de temas relevantes para todo o país e a formulação de soluções práticas adaptadas à realidade de cada estado. A troca de experiências e a exposição de novas tecnologias contribuem para melhorar cada vez mais o atendimento à população”, destacou o comandante-geral da PMPR.

Leia Também:  PCPR prende em flagrante dois homens por tráfico de drogas em Campo Magro

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA