O patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, foi homenageado durante uma solenidade na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento aconteceu na manhã dessa quarta-feira (17) e foram agraciadas autoridades civis e militares com a medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar.
A solenidade contou com a presença dos descendentes do Coronel Sarmento. O monumento do patrono da PMPR recebeu uma coroa de flores em homenagem aos seus 141 anos.
O comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira, ressaltou que a honraria é entregue para todos aqueles que fazem parte da corporação e atuam para fortalecer cada vez mais a Polícia Militar do Paraná.
“Não é apenas uma homenagem, mas um agradecimento os nossos militares e demais autoridades que estão ao lado da Polícia Militar, buscando melhorias para toda a corporação e, por isso, temos a honra de entregar a medalha Coronel Sarmento, ressaltando a importância de seus atos para a nossa corporação”, destacou o coronel Teixeira.
As tropas representativas das unidades da PMPR perfilaram-se diante do palanque de autoridades com brados de ordem durante o desfile. Participaram da atividade pelotões da APMG com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do 6º CRPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia de CHOQUE (BPCHOQUE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).
*CORONEL SARMENTO –* O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido.
Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.
Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR