Nesta quinta-feira (21), a PMPR realizou o Seminário “Policiamento Baseado em Evidências”, de grande relevância no cenário da segurança pública. Com o intuito de expor os resultados do experimento de realizado na PMPR, de policiamento em “Pontos Quentes” (hotspots), vislumbrando melhores práticas em segurança pública. O evento reuniu autoridades e especialistas renomados.
A pauta do evento é fruto de um projeto da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aplicado por meio de um efetivo de sessenta policiais militares da PMPR, os quais adotaram práticas de policiamento orientadas, enquanto eram monitorados os índices criminais nas áreas de aplicação. O projeto produziu uma redução de cerca de 20% no número de roubos registrados nas localidades de aplicação, influenciando uma queda de 10% das ocorrências semelhantes, em toda a capital paranaense, no mesmo período.
O seminário teve como objetivo ainda a disseminação do conhecimento sobre o uso da evidência em segurança pública, visando aprimorar a gestão operacional da Polícia Militar e a eficiência do policiamento em áreas sensíveis. O evento contou com palestras que expuseram os resultados do projeto desenvolvido na PMPR, bem como, compartilharam novas experiências e perspectivas sobre a atuação das forças de segurança à serviço do cidadão.
Prestigiaram o evento o coronel Paulo Henrique Semmer, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Paraná e o coronel Valmor Anderson Pereira, Chefe do Estado-Maior da PMPR, acompanhados por oficiais da PMPR, Comandantes regionais e de unidades operacionais da instituição, alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMPR, dentre outros.
Abrindo as palestras do evento, o major Claudio Todisco Silveira, Chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE/PR), apresentou o tema “Policiamento em Pontos Quentes pela Polícia Militar do Paraná: Resultados Práticos de Policiamento Baseado em Evidências”. O major destacou a relevância do experimento realizado na PMPR, bem como, da realização do seminário. “É uma necessária observação para os gestores que atuam no planejamento. Com essas medidas, direcionando o policiamento para os locais de maneira assertiva e seguindo metodologias podemos, efetivamente, reduzir as estatísticas criminais”, comentou o Chefe do CAPE/PR.
O major Todisco comentou ainda sobre a constante evolução das tecnologias e a importância do emprego das tecnologias existentes na distribuição e aplicação dos recursos policiais. “É importante ficar claro aos profissionais de segurança, o quanto é importante a utilização das ferramentas de análise criminal disponíveis hoje na PMPR, bem como dos nossos sistemas operacionais, para que possamos aferir essas informações, reduzir a incidência de crimes e prestar um grande serviço para a sociedade utilizando estes fundamentos”, frisou o major.
Dando seguimento ao evento, a capitão Carolina Pauleto Ferraz Zancan, membro da Câmara Técnica de Análise Criminal, complementou a primeira exposição do evento, trazendo a perspectiva da sua participação no projeto, inclusive compartilhando parte da sua experiência como Comandante do policiamento na região central da capital paranaense.
A Professora Joana Monteiro da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE), Coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança, abordou a importância do uso de evidências no setor público e o impacto das políticas públicas. Sua vasta expertise em avaliação de políticas públicas trouxe uma visão crítica e embasada ao seminário. “Alguns dados exigem técnicas de avaliação diferentes que os gestores não possuem. Por isso a importância do apoio de especialistas que, de forma técnica, podem mensurar estes dados e amparar os gestores em suas ações”, citou a Professora.
Rodrigo Serrano Berthet, Especialista Sênior em Segurança Cidadã e Justiça do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apresentou a plataforma de Segurança Pública Baseada em Evidências, uma iniciativa regional do BID para levar o conhecimento científico sobre segurança e justiça mais próximo dos gestores públicos. Sua experiência de mais de 15 anos no setor trouxe uma perspectiva internacional sobre o tema. Já o Comissário Geral do Grupo de Comando da Polícia da Província de Buenos Aires e Superintendente de Análise Criminal, Gaston Pezzuch, discutiu a análise criminal e o policiamento preditivo, trazendo contribuições valiosas do cenário argentino.
O seminário encerrou com a entrega de certificados e mimos aos palestrantes convidados, os quais, com muito simbolismo, expressam a gratidão da instituição PMPR pelos conhecimentos compartilhados com todos. Aos participantes fica a expectativa de que os conteúdos possam ser disseminados e contribuam para uma abordagem mais eficiente e baseada em evidências do policiamento e da gestão da segurança pública. O evento representou um importante passo na busca pela diminuição dos delitos nos espaços urbanos e na melhoria da segurança para a população.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR