Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Para garantir a tranquilidade dos veranistas e moradores do Litoral do estado que estão nas praias paranaenses para o Réveillon, a Polícia Militar do Paraná vai reforçar a segurança com diferentes modalidades de policiamento e também bloqueios em locais específicos. Os caminhões de monitoramento serão aplicados em locais de aglomeração de pessoas. Pulseirinhas também serão entregues às crianças para que sejam facilmente encontradas caso se percam dos pais.
“Até agora está tudo correndo dentro da normalidade, no entanto muita gente está descendo ao litoral para a virada de ano. Pensando nisso, nós que já estamos com efetivo maior para o verão, planejamos reforço para as horas de festa com policiamento a pé e motorizado, monitoramento por câmeras e outras ações importantes. Pedimos a todos que tenham paciência, pois devido à grande movimentação no litoral teremos alguns congestionamentos”, afirma o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e Coordenador Operacional da Operação Verão Paraná 2018/2019 pela PM, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres.
A PM estará atenta também nas proximidades da orla e ruas mais distantes para evitar furtos a residências. “Em pontos específicos onde haverá a queima de fogos e trios elétricos teremos atenção especial, mas o policiamento ostensivo também estará focado nas moradias e bairros para evitar crimes”, explica o tenente-coronel.
BLOQUEIOS – As ruas onde haverá trios elétricos serão parcialmente bloqueadas para veículos até o desligamento dos equipamentos, depois será liberado para o trânsito.
Em Matinhos haverá bloqueio de veículos da Avenida Atlântica, a partir das 18 horas, começando na esquina da Rua Alvorada e seguindo até a Rua Apucarana. A partir deste horário os veículos não poderão ser estacionados e nem circularão no trecho da avenida atlântica.
Em Pontal do Paraná, o policiamento será reforçado a partir das 20 horas gradativamente e serão patrulhados os locais com maior aglomeração de pessoas. A ruas não serão bloqueadas, mas haverá policiamento mais intenso três horas antes e três horas depois do show pirotécnico. Os pontos de aglomeração serão em Pontal do Sul, Shangri-lá, Santa Terezinha, Ipanema e Praia de Leste.
Nas praias de Guaratuba, o policiamento será reforçado também nos pontos onde haverá queima de fogos perto da Avenida Atlântica. Desde a Praia Central (início da 29 de abril) até o Morro do Cristo todas as ruas que dão acesso à Avenida Atlântica serão fechadas para circulação de veículos a partir das 21 horas pela Prefeitura Municipal. A Polícia Militar, por sua vez, fará o policiamento preventivo no local, inclusive com caminhão de monitorando.
Além do policiamento regular haverá o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), além de outras modalidades. As pulseirinhas poderão ser retiradas, mesmo a noite, nos pontos de policiamento como módulos móveis e viaturas.
RODOVIAS – Nas estradas estaduais as equipes policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) farão testes de etilômetro (bafômetro), bloqueios em locais pré-definidos, atividades rotineiras de verificação de documentação e de infrações de trânsito rodoviário, além de utilizarem radares para o controle de velocidade e outras ações preventivas.
As equipes do BPRv acompanharão o fluxo de veículos e reforçarão a fiscalização em diversos trechos para inibir, principalmente a embriaguez ao volante, além de outras atitudes perigosas como a ultrapassagem em local proibido, o excesso de velocidade e outros delitos que podem ocasionar acidentes fatais.
CORPO DE BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná está atuando nos balneários do Litoral do estado com 89 postos guarda-vidas nos locais de banho e de maior concentração de veranistas, dando orientações sobre os cuidados no mar para evitar afogamentos e outras situações de perigo à vida. São cerca de 700 bombeiros atuando em todo o litoral.
Em suas atividades, o Corpo de Bombeiros contará com embarcações, motos aquáticas, quadriciclos, caminhonetes e outras viaturas, além de contar com o apoio do helicóptero do BPMOA para resgates e situações de maior emergência