NOVA AURORA

POLÍCIA

Policiais militares participam de capacitação em atendimento de emergências em edificações

Publicado em

Mais de 780 policiais militares que atuam no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, participaram de um curso de capacitação em atendimento de emergências em edificações. O curso contou com cinco módulos, sendo quatro teóricos e um prático, trazendo conhecimentos básicos sobre combate a incêndio, socorros de urgência, defesa civil e plano de abandono.

A capacitação foi disponibilizada pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, após um pedido do próprio comando-geral da PM, para que os policiais militares pudessem receber as instruções necessárias para a criação da Brigada de Incêndio permanente no QCG.

O capitão Giovanni Rafael Ferreira, da área de Assuntos de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, explica que o objetivo é capacitar os militares estaduais para atuação até em casos que não sejam tão comuns em suas atividades. “É bastante comum acontecerem incidentes em que é preciso ter um conhecimento básico de atendimento, desde princípios de incêndio e primeiros socorros, até a chegada de um bombeiro ou de um médico, e até ser apto a realizar um plano de abandono em casos mais graves como desabamentos, por exemplo”, disse.

Leia Também:  Três adolescentes são apreendidos com drogas em Paranavaí, no Noroeste do estado

A primeira turma prática terá a formação de 41 policiais militares. As próximas aulas práticas deverão ser retomadas em março, após a temporada de verão, para a formatura de mais 30 turmas, com policiais de diversas unidades de Curitiba. Ao todo, o curso conta com 40 horas de duração na parte teórica e 16 horas na parte prática.

“Essa foi uma ação inovadora do comando-geral da PMPR em criar essa brigada permanente e capacitar os policiais militares para essas atividades. Já temos cursos assim com as escolas estaduais e municipais, objetivando sempre o preparo das pessoas para situações em que seja necessário agir para proteger vidas”, afirmou o capitão Giovanni.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Policiais penais recebem capacitação para difundirem novas técnicas de segurança

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA