A Polícia Militar do Paraná (PMPR) lançou, nesta quinta-feira (16), a Operação Carnaval de Curitiba, com o objetivo de reforçar o policiamento em toda a cidade, principalmente, nos locais previstos para acontecerem os eventos e desfiles das escolas de samba a partir desta sexta-feira (17).
Além dos batalhões que compõem o 1º Comando Regional da Polícia Militar (1º CRPM) e que são responsáveis pelo policiamento na capital paranaense, o comando-geral da PMPR também determinou o deslocamento de equipes do interior do estado para incorporarem o policiamento durante o feriado em Curitiba.
O comandante do 1º CRPM, tenente-coronel Rodrigo Giovani Beckert, frisa que o Carnaval de Curitiba reúne milhares de pessoas e faz com que a atuação da Polícia Militar tenha que ser intensificada na cidade.
“Com a chegada de equipes do interior do Paraná, teremos o efetivo da Polícia Militar dedicado para as festas de Carnaval em toda a cidade e sem prejudicar o atendimento das ocorrências cotidianas e que demandam nossa atenção para promover a ordem pública para toda a comunidade”, destaca.
Para o policiamento, o Comando de Policiamento Especializado (CPE) e o Comando de Missões Especiais (CME) também disponibilizarão equipes das unidades especializadas para atuação durante o Carnaval em Curitiba, como por exemplo, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
“Dessa forma, vamos levar segurança desde as fiscalizações de trânsito até a utilização de equipes do serviço de inteligência que vão nos auxiliar a identificar focos de ocorrências. Também teremos a aeronave disponível para fazer o patrulhamento aéreo e aumentar nossa linha de policiamento, possibilitando a ação rápida por parte das equipes”, completa o tenente-coronel.
Largo da Ordem – Historicamente, o Largo da Ordem, no bairro São Francisco, é um dos principais pontos de aglomeração de pessoas ao longo do feriado. Por conta disso, serão destinadas equipes para atuação contínua durante o Carnaval, inclusive, com a utilização de drones e policiamento especializado.
O chefe da Seção de Comunicação Social da Polícia Militar, capitão Marcelo Trevisan Karpinski, ressalta que há uma preocupação com esse ponto, principalmente, por conta da aglomeração de jovens.
“Teremos uma atuação especial no Largo da Ordem, pois, é um ponto bastante sensível ao longo do feriado já que, sempre após os desfiles e demais eventos, muitos se deslocam para lá para beber e continuar a festa. As tropas regulares estarão presentes e, se necessário, teremos equipes especializadas para promover a ordem pública”, explica.
A operação contará com apoio da Polícia Civil, da Guarda Municipal de Curitiba, do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público do Paraná.
Fonte: Polícia Militar do Paraná