Na última semana, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) realizaram uma “Visita Técnica” ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná para falar da importância da amamentação e discutir a adesão da PMPR à estratégia de “Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta” e a difusão da cultura de respeito e apoio à amamentação como forma de promover a saúde.
O objetivo é a implementação de Salas de Apoio à Amamentação nas empresas aderentes a estratégia, as quais recebem auxílio de um tutor da SESA e certificação do Ministério da Saúde.
Geralmente o término da licença maternidade implica em separação da dupla mãe/bebê por um determinado número de horas por dia, fazendo com que esse processo de volta ao trabalho se torne muitas vezes doloroso para a mulher, sobretudo para as que amamentam.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
Durante a reunião, a presidente da Junta Médica da PMPR, tenente-coronel Alexandra Ramos dos Santos, demonstrou interesse da PMPR em fazer parte do projeto.
Ainda, esteve presente no encontro Chefe da Comunicação Social da PMPR, capitão Marcelo Trevisan Karpinski. “Um encontro que serve para que possamos atualizar e oferecer às militares femininas essa oportunidade, conseguindo equilibrar a atuação policial com a amamentação. Acredito que, em breve, isso pode ser colocado em prática pela Polícia Militar”, destacou o capitão.
A visita contou ainda com a presença da Fernanda Crosewski, integrante da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SESA.
SALA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO – A Sala de Apoio à Amamentação é um local, dentro da empresa, destinado às mulheres que retornam da licença-maternidade e desejam continuar amamentando. Nessa sala, a mulher pode retirar e armazenar o seu leite em condições higiênico-sanitárias adequadas durante a jornada de trabalho.
Comunicação Social da PMPR