10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    POLÍCIA

    Polícia Militar realiza tradicional “Desfile de Tiradentes” na APMG

    Publicado em

    Foi realizado nesta sexta-feira (21), na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, a tradicional solenidade da Polícia Militar do Paraná, o “Desfile de Tiradentes”, em homenagem ao herói nacional e figura histórica.

    Autoridades civis e militares estiveram presentes na cerimônia anual, que contou também com o juramento 76 novos cadetes policiais e bombeiros-militares, que em ato solene, receberam o “Espadim-Tiradentes”, arma símbolo do cadete do Curso de Formação de Oficiais.

    “Diante de tudo o que a história nos mostra, podemos afirmar que a nossa gloriosa e centenária corporação, inspirada em valores e tradições inalienáveis, traz em cada um dos seus integrantes as características marcantes deste herói, principalmente no que diz respeito ao referencial de bravura, coragem e honra de que somos investidos diariamente no cumprimento das nossas missões” afirmou o Comandante-Geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira.

    Nas polícias militares do Brasil, a arma recebe o nome do seu patrono, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”. Tal símbolo além de representar autoridade, honra e dignidade, concede ao cadete da PMPR, na data de seu recebimento, a conferência dos valores e deveres do militar estadual, marcando o início da carreira do oficialato na Corporação.

    Leia Também:  PCPR realiza evento de posse para novo delegado da 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba

    “É bastante gratificante poder receber na Academia Policial Militar do Guatupê nossos amigos e familiares, e compartilhar com eles um pouco do trabalho que desenvolvemos aqui. Vários sentimentos vêm enquanto estamos ali no momento: de felicidade, de honra e de gratidão principalmente”, compartilhou o cadete Victor Menezes Galdino Silva.

    TIRADENTES – Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, foi um importante líder da Inconfidência Mineira, movimento que ocorreu no final do século XVIII com o objetivo de libertar o Brasil do domínio português e instaurar uma república independente. Tiradentes nasceu em Minas Gerais, em 1746, e foi dentista, militar e ativista político. Ele liderou a conspiração contra o governo português, mas acabou sendo delatado e preso. Foi julgado e condenado à morte por enforcamento em 1792, sendo considerado como mártir da independência brasileira.

    Sua execução teve grande repercussão na sociedade da época, contribuindo para a conscientização e mobilização da população pela independência do país. Tiradentes é considerado um dos heróis nacionais do Brasil e seu legado é lembrado até hoje como exemplo de coragem, patriotismo e luta pela liberdade. Tiradentes é o patrono das Policiais militares e civis do Brasil.

    Leia Também:  PM encaminha duas pessoas suspeitas de homicídio no Noroeste do estado

    Fonte: Polícia Militar PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    POLÍCIA

    PCPR prende dois homens por roubo ocorrido em Santo Antônio da Platina

    Published

    on

    By

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu dois mandados de prisão preventiva expedidos contra dois irmãos, de 24 e 28 anos, investigados pela prática do crime de roubo majorado. A ação aconteceu nesta terça-feira (8) em Pinhalão, no Noroeste do Estado.

    De acordo com as investigações, os suspeitos teriam participado de um roubo ocorrido em 27 de março deste ano, em um mercado localizado na cidade de Santo Antônio da Platina. 

    Conforme o delegado da PCPR Rafael Pereira, na ocasião, os dois indivíduos adentraram o estabelecimento comercial, fizeram menção de estarem armados e, mediante ameaça, subtraíram cerca de R$300 em espécie, além de um frasco de perfume avaliado em R$185.

    A ação foi registrada por câmeras de segurança, cujas imagens, juntamente com outros elementos colhidos durante a investigação, permitiram a identificação dos suspeitos, que já eram conhecidos do meio policial por envolvimento em outros delitos patrimoniais.

    Após o primeiro roubo ocorrido em 27 de março, um deles foi preso em flagrante delito dois dias depois em virtude de outro roubo a estabelecimento comercial da cidade.

    Leia Também:  PCPR prende três pessoas em Francisco Alves

    “Ambos possuíam passagens por delitos patrimoniais. Dessa forma, considerando o histórico policial deles, representou-se pela prisão preventiva”, explica.

    Fonte: PJC PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA