NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar participa de debate com outros órgãos públicos sobre segurança nas escolas

Publicado em

O Governo do Estado reuniu na tarde desta quarta-feira (28) o Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná para tratar das ações voltadas à segurança no ambiente escolar. Ele é formado por representantes da Casa Civil e das secretarias estaduais da Comunicação, Segurança Pública, Educação, Justiça e Cidadania e Desenvolvimento Social e Família, além da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

O encontro abordou protocolos operacionais de segurança nas escolas e o combate à violência no ambiente escolar. Nas últimas semanas foram reforçados os treinamentos do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) com diretores, professores e pedagogos, além da contratação de mais psicólogos para atendimento à rede estadual. Por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), cerca de 200 profissionais atuarão, nos próximos meses, no atendimento às comunidades escolares de todo o Paraná.

A reunião também contou com representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.

Leia Também:  PCPR indicia homem por aplicar golpes imobiliários com prejuízo de R$ 290 mil às vítimas em Piraquara

Algumas iniciativas que surgiram no encontro foram a comunicação entre os órgãos para a elaboração de atividades comuns focadas na proteção às crianças e adolescentes e campanhas contra o bullying, mesmo fora dos ambientes escolares, para aproximar o cidadão dessa temática.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a pauta une os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Toda a inteligência do Estado, as forças de segurança e as três esferas do poder público se reuniram esta tarde para que fosse feita uma avaliação do caso de Cambé. Também discutimos novos protocolos e parcerias com foco na segurança da população, que serão difundidos em toda a rede estadual de ensino”, afirmou. 

Para o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, o movimento reafirma a preocupação do Estado com a sociedade e a comunidade escolar. “Os atores envolvidos nas discussões firmaram um compromisso de elaborar, planejar e executar políticas públicas no ambiente escolar”, afirmou.

COMITÊ – O Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná foi  instituído no Decreto Estadual 1.398/23. Entre as atribuições do grupo, estão a análise de situações de risco, desenvolvimento de mecanismos de combate à violência, elaboração de estudos em conjunto com as forças de segurança pública, reforço ao trabalho educativo e preventivo e criação de um canal direto de denúncias.

Leia Também:  PCPR prende integrantes de grupos criminosos responsáveis por furtos e roubos de cerca de 80 motocicletas

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem três integrantes de organização criminosa envolvida em homicídios em Cascavel

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA