NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná registra aumento de 338% nas apreensões de embarcações no 1º quadrimestre

Publicado em

O Batalhão de Polícia de Fronteira ( BPFron/CME) da Polícia Militar do Paraná registrou um aumento de 338% nas apreensões de embarcações durante o primeiro quadrimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados da PMPR, o número de apreensões saltou de 8 em 2022 para 35 em 2023, demonstrando um esforço significativo das autoridades em combater o transporte ilegal de mercadorias através das fronteiras do estado.

O aumento nas apreensões de embarcações é um reflexo da eficácia das operações de segurança e fiscalização implementadas pelo Batalhão de Polícia de Fronteira em toda sua área de atuação. Com o uso de tecnologias avançadas, o Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática do Batalhão de Polícia de Fronteira (COBRA) consegue identificar e interceptar as embarcações que transportam produtos ilegais muitas vezes antes mesmo de atracarem em portos clandestinos no lado brasileiro. As interceptações realizadas pelo Pelotão COBRA ocorrem nas águas dos rios e lagos e em terra em regiões ribeirinhas.

Leia Também:  Palácio Iguaçu recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná

Para o comandante do Pelotão COBRA do BPFRON, Tenente Vitor Cristiano Dorecki, as apreensões de embarcações trazem prejuízo significativo para os criminosos envolvidos no transporte ilegal de mercadorias.

“Além de impedir a distribuição de produtos ilegais, a perda da embarcação representa um grande transtorno para os infratores. Essa interrupção no fluxo ilegal de mercadorias dificulta a logística dos criminosos e contribui para enfraquecer suas estruturas”, ressalta o tenente.

As apreensões de embarcações são de extrema importância para o trabalho da polícia, especialmente na fronteira, onde essas embarcações são frequentemente utilizadas como meio de transporte para o contrabando e tráfico de drogas, armas e demais mercadorias ilegais.

A crescente quantidade de apreensões mostra que a Polícia Militar do Paraná está intensificando seus esforços para interromper essa atividade criminosa e desmantelar as redes de contrabando e tráfico de drogas.

O aumento nas apreensões de embarcações é resultado de um trabalho conjunto entre o Batalhão de Polícia de Fronteira, as unidades da Polícia Militar do Paraná e demais forças de segurança como Polícia Civil e Polícia Federal. A integração entre essas instituições é essencial para o sucesso dessas operações e para garantir a segurança das fronteiras do Paraná.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Campina Grande do Sul nesta quinta-feira

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles são suspeitos de realizar 64 compras indevidas com um cartão bancário furtado, gerando um prejuízo estimado em R$ 16 mil. As capturas aconteceram nesta sexta-feira (4), em Londrina, na Região Norte do Estado.

A ação visava o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e duas ordens de busca domiciliar contra os investigados. Conforme o delegado da PCPR Matheus Prado, a vítima teve a carteira subtraída do interior de um veículo enquanto o automóvel estava em manutenção em uma oficina em Curitiba. 

Embora não tenha sido confirmado que o furto ocorreu no local, as apurações indicaram que todas as transações fraudulentas foram realizadas em 18 estabelecimentos comerciais de Londrina. A constatação levou à transferência do caso para a unidade policial da cidade.

A identificação dos suspeitos ocorreu por meio da análise de imagens dos locais onde as compras foram efetuadas. Em 17 dos estabelecimentos, as transações foram realizadas por um homem idoso.

Leia Também:  Polícia Militar realiza exposição de viaturas e equipamentos em clube na RMC

Além disso, 23 das operações ocorreram em uma mesma máquina de cartões, pertencente ao segundo investigado, vizinho do idoso. O histórico criminal dos suspeitos embasou o pedido de prisão preventiva e busca domiciliar.

Durante as diligências, os agentes localizaram uma arma de fogo de uso permitido e 14 munições em posse do idoso. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Ambos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA