A Polícia Militar do Paraná (PMPR) marcou presença no XXXIV Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocorrido neste domingo (15) no Museu do Expedicionário, em Curitiba.
Organizado pela Legião Paranaense dos Expedicionários em conjunto com o Museu do Expedicionário e Exército Brasileiro, o encontro teve como propósito homenagear os veteranos da FEB e promover momentos de confraternização entre admiradores, familiares e demais militares.
A participação da PMPR ocorreu por meio da Câmara Técnica de Cultura e História da instituição, do Museu Histórico da PMPR e cadetes do 2º CFO, 3º CFO PM/BM e soldados 2ª classe da 1ª EsFAEP. Na oportunidade, foi organizada uma exposição que destacou o envolvimento dos policiais militares no conflito. Além disso, a exibição contou com a contribuição do Capitão EB Veterano Lino Júnior, o qual idealizou o projeto “Contação de Estórias/Histórias sobre a participação dos Policiais Militares durante a 2ª Guerra Mundial”.
A mostra ressaltou a bravura dos combatentes que, vindos da PMPR, se voluntariaram para lutar ao lado das tropas aliadas em solo europeu. Durante a 2ª Guerra Mundial, quatro policiais militares paranaenses deixaram as fileiras da Corporação para integrar a FEB e combater na Europa. Com o término do conflito, 54 ex-combatentes ingressaram na Polícia Militar do Paraná.
“O objetivo principal deste encontro é despertar nas novas gerações esse sentimento da importância de preservar a história da Corporação. Por isso, estão presentes aqui, além de nós integrantes da Câmara Técnica, os alunos dos cursos de formação de oficias e praças da PMPR”, destacou o major João Carlos Toledo Junior.
Na ocasião, os policiais militares tiveram a oportunidade de conhecer o tenente Oudinot Willadino, de 99 anos, ex-combatente que atuou na linha de frente na tomada de Monte Castelo.
Participaram do evento o capitão Rodrigo de Brito Mariano e o subtenente veterano Izaquiel Leal Miranda, curador e integrante, respectivamente, do Museu Histórico da PMPR; e demais oficiais e praças.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR