NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná é escolhida pela ONU para sediar curso de capacitação de policiais para atuarem em missões de paz.

Publicado em

No período de 12 a 28 deste mês, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) sediou o Curso de Treinamento de Funções Específicas de Trabalho dos Policiais das Nações Unidas, o qual é destinado a capacitar agentes a serem instrutores de temas que são ministrados nos cursos de habilitação de policiais para integrarem as missões de paz. A solenidade de encerramento ocorreu ontem (28) no auditório do Hotel Bourbon, em Curitiba.

Promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o curso traz matérias que compõem um rol de conhecimentos necessários para a formação do Policial das Nações Unidas, possuindo em sua grade curricular os seguintes temas: Mentoria; Monitoramento e Assessoramento policiais; Policiamento Orientado à Comunidade e Desenvolvimento e Construção de Capacidades Policiais. Ao concluírem, os participantes são qualificados como multiplicadores, os quais poderão ser convocados pela ONU para lecionarem nos cursos de capacitação de policiais em missões de paz, bem como difundir o aprendizado dentro de suas respectivas corporações.

É a primeira vez que um curso desta modalidade ocorre na América Latina, e a ideia de realizá-lo por aqui surgiu em 2022 enquanto a capitã Elaine Pereira Melere, oficial da PMPR, era aluna deste mesmo treinamento na Jordânia. Neste período, foi encarregada de produzir um estudo para verificar a possibilidade da realização deste curso no continente sul-americano, com o intuito de fomentar a participação desta região em questões policiais nas missões de paz das Nações Unidas, uma vez que ela era a única representante deste continente naquela turma.

Leia Também:  Drogas são apreendidas e uma pessoa é detida em Matinhos em mais uma ação da PMPR

“Fui encarregada de fazer um estudo para verificar a viabilidade da Polícia Militar do Paraná servir de sede para esse curso. Após diversas tratativas, conseguimos realizá-lo em nosso país. Sediar um evento das Nações Unidas demonstra que temos capacidade técnica e a confiança de uma organização internacional, além de contribuir para as questões de segurança mundial”, afirmou a capitã Melere.

O curso durou dezessete dias e formou vinte e um policiais oriundos da Argentina, África do Sul, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Equador e Paraguay. Entre os cinco alunos brasileiros, haviam dois da PMPR, o capitão Bruno Ryuiti Nagata e a tenente Keyla Wosniak.

“Tive a oportunidade de aprender novas técnicas, transformações e conhecimentos que podem ser aplicados na PMPR. O curso ensina como podemos aproximar a comunidade e a polícia, por meio do desenvolvimento de planos de trabalho e etapas de implementação do policiamento comunitário”, destacou o capitão Nagata.

A tenente Wosniak, o explicou que “trata-se de um curso de treinamento para treinadores, que capacita nós alunos como multiplicadores de conhecimentos destinado ao ensino nos cursos de preparação de novos policiais que serão empregados em missões de paz, bem como, com o propósito de difundir estes ensinamentos dentro da nossa Corporação”.

Leia Também:  Em situações diversas, policiais militares apreendem armas, automóveis, drogas e dinheiro ilícitos, na região do Norte Pioneiro

O Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, que presidiu a solenidade, agradeceu às Nações Unidas pela chance de sediar o evento. “Como representante da PMPR e do Brasil, agradeço a oportunidade de sediar este evento tão grandioso. Saibam que o Brasil sempre envia seus melhores profissionais para as diversas missões de paz e agora os enviará ainda mais capacitados”

AUTORIDADES: Além do Subcomandante-Geral da PMPR, participaram da solenidade o Diretor do Curso, senhor Amod Gurung; o Diretor Adjunto do Curso, senhor Andrii Shevarikhin; o coronel Roberto Francisco Cardoso, Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, demais autoridades e os formandos.

Comunicação Social PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para o tráfico de drogas. As capturas aconteceram nesta sexta-feira (11), durante uma operação em combate ao tráfico de drogas, em Mamborê e Rio Verde, no Noroeste do Estado. 

Durante a ação, um dos indivíduo que possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventiva, também foi autuado em flagrante por posse de munição e tráfico de drogas. Foram apreendidos rádios comunicadores, diversos aparelhos eletrônicos e documentos, que poderão contribuir com o aprofundamento das investigações. 

Conforme o delegado da PCPR Anderson Romão, as diligências são resultado de meses de investigação, que identificaram núcleos envolvidos na comercialização de entorpecentes na região de Mamborê e Rio Verde. 

As investigações apontam que os indivíduos possuem envolvimento direto com o comércio ilegal de drogas, movimentando valores e utilizando residências e comércios como pontos de distribuição. 

“Estamos atuando de forma firme e estratégica contra o tráfico de drogas, que compromete a segurança e a saúde pública. A operação representa um passo decisivo no enfraquecimento dessas estruturas criminosas que atuam em nossa região”, explica.

Leia Também:  PCPR investiga tentativa de homicídio ocorrida em Sarandi

Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

DENÚNCIAS – A Polícia Civil solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar nas investigações contra o tráfico de drogas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA