NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná Celebra 60 Anos do CIGS e Encontro de Guerreiros de Selva

Publicado em

Em 14 de novembro, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou de um evento memorável em celebração aos 60 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). O evento reuniu guerreiros de selva de diferentes gerações, em um marco de respeito e tradição.

O encontro teve como destaque a presença do coronel Raul Victor Lopes, que fez o Curso de Operações de Selva (COS) em 1970, quando ainda era Major da Polícia Militar. Naquele ano, o coronel Raul, agora com 91 anos, superou os intensos desafios da formação. Sua carreira, que culminou no posto de comandante-geral da PMPR no início da década de 1980, é marcada pela dedicação e coragem, qualidades que o tornaram um símbolo da Corporação.

Por outro lado, o tenente Mello Junior, guerreiro de selva número 4786, também marcou presença no evento. Ele ingressou no COS em 2009, enquanto servia nas fileiras do Exército Brasileiro, e formou-se Aspirante a Oficial na turma de 2016. Representando uma nova geração de guerreiros de selva, Mello Junior compartilhou sua experiência e o espírito de missão com os veteranos, fortalecendo os laços entre as diferentes gerações de combatentes da selva.

Leia Também:  Batalhão de Polícia Rodoviária apreende mais de 1.700 latas de bebidas energéticas contrabandeadas

Considerado um dos cursos militares mais exigentes do Brasil, o COS é realizado no CIGS, localizado na selva amazônica. O curso desafia seus participantes com treinamentos intensivos em ambientes hostis, como a floresta, onde os alunos são submetidos a condições extremas de sobrevivência, táticas de combate e técnicas de patrulhamento na selva.

Ao longo das seis décadas de existência do CIGS, milhares de guerreiros de selva, tanto do Exército Brasileiro quanto das Polícias Militares estaduais, passaram por esse curso, que os prepara para missões na Amazônia. O COS é um marco na formação de militares altamente capacitados, prontos para atuar em qualquer ambiente, desde as mais desafiadoras operações até a defesa da soberania nacional.

Comemorar os 60 anos do CIGS e reunir guerreiros de diferentes épocas foi uma forma de reforçar o orgulho e o legado da Polícia Militar do Paraná, cuja história de luta e dedicação à segurança pública continua a ser escrita por aqueles que, com bravura, enfrentam os desafios da selva e da vida.

Leia Também:  Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná faz inspeção nos locais dos shows gratuitos do Verão Maior Paraná e garante que os eventos terão segurança reforçada.

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da 5ª Região Militar, em Curitiba, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, foi agraciado com a Medalha do Exército. A honraria foi entregue pelo general de divisão José Ricardo José Nigri, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados.

A Medalha do Exército Brasileiro é concedida a cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, bem como a integrantes das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército. Instituída pela Portaria nº 219, de 14 de março de 2016, a honraria simboliza o reconhecimento do Exército aos esforços que fortalecem a integração e a cooperação entre as forças de defesa do país.

Durante o evento, o coronel Jefferson Silva agradeceu a condecoração e destacou a importância da união entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Paraná. “Receber esta medalha é motivo de grande orgulho e responsabilidade. Ela simboliza a confiança e o respeito mútuo entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Paraná. Temos uma parceria sólida, pautada pela lealdade, pelo profissionalismo e pelo compromisso com a segurança do nosso povo. Esta homenagem é extensiva a todos os policiais militares do Paraná que, diariamente, trabalham com dedicação e honra. Seguiremos firmes, lado a lado com nossas Forças Armadas, fortalecendo os laços que unem nossas instituições em prol do Brasil.”

Leia Também:  PCPR prende homem por falta de pagamento de pensão alimentícia em Pérola

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA