Lançada na noite desta quinta-feira (31), a Operação Cidade Segura é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná que visa fortalecer o policiamento ostensivo e levar mais segurança à população. As ações da operação ocorrem na capital paranaense, mas também serão estendidas à outros municípios do estado, nos próximos dias. Com a participação conjunta da Polícia Militar do Paraná e Polícia Civil (PCPR), a operação visa uma redução ainda maior dos índices de criminalidade em áreas específicas de Curitiba, nesta primeira fase.
As ações têm caráter preventivo e repressivo. O patrulhamento será realizado por viaturas terrestres e por meio de aeronaves. Além disso, serão realizados bloqueios de trânsito, abordagens a pessoas e veículos, fiscalizações de estabelecimentos, dentre outras ações.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira enfatizou, em entrevista, alguns dos principais alvos da Operação. “O objetivo é congelar algumas áreas com pontos de bloqueio e saturação do policiamento, em locais que têm maior incidência de ocorrências, buscando a retirada de armas e drogas dessas regiões, bem como, a apreensão de veículos irregulares”, afirmou o secretário.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, reiterou a importância da integração entre as forças policiais do Paraná. “As equipes de Polícia Militar e Polícia Civil atendem, rotineiramente, a população. Operações como esta demonstram a força da nossa integração, ampliando o acesso ao serviço prestado pelas forças de segurança e trazendo mais tranquilidade aos cidadãos paranaenses”, enfatizou o Comandante-Geral.
PRESENÇAS – Estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o comandante do 1º CRPM, coronel Helio José Hornung; o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Omar Bail; o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, coronel Fernando Klemps; o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Roberto Sampaio Araujo; o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Segurança Pública, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva; o comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), major João Roberto das Graças Galeto Alves, dentre outros oficiais e praças da PMPR. Também acompanharam o lançamento o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockembach; o delegado-geral-adjunto, Riad Braga Farhat e o diretor do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), delegado Rodrigo Brown, dentre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR