NOVA AURORA

POLÍCIA

PMPR cria rede de comunicação móvel para atuar em grandes eventos no Verão Maior Paraná

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está equipada com uma tecnologia que trará mais agilidade no atendimento à população paranaense. Trata-se de um caminhão transformado em uma Estação Rádio Base (ERB), que permite a comunicação entre as equipes policiais até mesmo em locais em que as redes de telefonia não chegam. Atualmente, o veículo atende aos eventos do Verão Maior Paraná.

Ele foi adaptado para servir como uma antena de rádio e telefonia móvel, viabilizando que celulares sejam utilizados como rádios digitais de comunicação entre as viaturas policiais. Com essa tecnologia, os equipamentos podem se comunicar dentro de determinada área, sem interferências e sem a possibilidade de acesso externo à comunicação entre os módulos, viaturas e militares estaduais.

Por conta do aumento no número de pessoas no Litoral durante a temporada, o veículo foi enviado para atuar nas ações do Verão Maior Paraná. Ele é instalado, principalmente, nos espaços com os shows que estão previstos na orla da praia de Matinhos e Pontal do Paraná.

Leia Também:  MON em Cascavel: exposição "Ásia: a mão do povo" já está aberta para visitação

“O Verão Maior Paraná é um importante teste para a Estação Rádio Base, pois são milhares de pessoas que descem para o litoral paranaense, além dos moradores desses municípios. Com ele, teremos uma comunicação mais ágil até nas regiões mais distantes das cidades litorâneas, como nas áreas de mata e sem sinal de rede de telefonia”, disse o diretor de Tecnologia da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira.

A EBR conta com 80 celulares que permitem a troca de informações sobre ocorrências em andamento em formato de texto, foto e vídeo. Também foram disponibilizados mais 40 chips de celular que podem ser colocados em aparelhos de telefonia comuns, aumentando a capacidade de comunicação para 120 aparelhos.

O caminhão tem, ainda, capacidade para atuar em situações de desastres naturais. O veículo pode ser alocado próximo à área crítica e, assim, facilitar a comunicação entre as equipes que estão no local e as solicitações de apoio, inclusive, médico.

“Além dos 80 celulares e dos 40 chips, o sistema que a PMPR configurou possibilita que esses aparelhos também se comuniquem com os rádios digitais das viaturas policiais, ou seja, amplia a comunicação e facilita o trabalho das equipes que estão atuando em situações mais delicadas ou que demandem um grande efetivo policial”, destacou o coronel Anderson.

Leia Também:  PCPR prende em flagrante homem por lesão corporal contra a ex-namorada em Guaratuba

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende duas pessoas e desmantela ponto de desmanche de veículos e tráfico em Paranaguá

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes em um local que funcionava como ponto de desmanche de veículos e de tráfico de drogas. A ação aconteceu nesta terça-feira (1), em Paranaguá, no Litoral do Estado.

De acordo com o delegado da PCPR André Rosa Silva, a ação teve início após uma investigação de roubo ocorrido em Morretes, que levou à identificação de um local utilizado para desmanche de veículos em Paranaguá. 

“Com base nas informações coletadas, foi solicitada e deferida a busca e apreensão judicial para o endereço. Durante as diligências, os policiais verificaram que o local também funcionava como um ponto de intenso tráfico de drogas”, explica.

No cumprimento do mandado, em um imóvel no bairro Vila Cruzeiro, foi necessário o uso de uma retroescavadeira para viabilizar a entrada da equipe, pois os suspeitos se recusaram a abrir o portão. O local era estruturado para dificultar a ação policial.

“Durante as buscas, os agentes localizaram grande quantidade de cocaína, dinheiro, peças de veículos desmontados e diversos objetos oriundos de crimes patrimoniais cometidos no litoral”, completa. 

Leia Também:  Após denúncia, PM prende mulher e apreende mais de 190 gramas de drogas em Londrina (PR)

Os dois homens foram encaminhados ao sistema penitenciário. Já os adolescentes foram encaminhados ao Centro de Socioeducação. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA