Em comemoração aos dois anos da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam), a Polícia Militar (PMPR) entregou nesta sexta-feira (12), em Curitiba, medalhas a autoridades civis e militares. A honraria é destinada a homenagear e agradecer personalidades civis, militares, instituições públicas e privadas que tenham contribuído tanto para a criação quanto para a continuidade das atividades desenvolvidas pela unidade na garantia da ordem pública em todo o Paraná.
O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, esteve na solenidade e relembrou a importância de transformá-la em Companhia Independente. “Foram diversos investimentos em novas motocicletas, armamentos e estrutura para que os nossos cavaleiros de aço pudessem desempenhar cada vez mais seu papel perante a sociedade paranaense, e tenho orgulho de ver que após esses dois anos os resultados promoveram mais segurança para todos”, destacou.
Representado na solenidade pelo coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, chefe do Estado-Maior da PMPR, também laureado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira, foi citado entre os homenageados. “A viatura de duas rodas acaba chegando em locais que os veículos não chegam e, por isso, demonstra sua importância e eficiência, levando mais segurança e proteção para todas as regiões”, disse Garrett.
Durante os dois anos de atuação, a Cirocam apresentou dados significativos na promoção da ordem pública, com 131 mandados de prisão cumpridos, 173 veículos recuperados e apreensão de 17 armas de fogo.
Para o comandante da unidade, major Carlos Cesar de Souza Peres, os resultados demonstram a importância da atuação dos policiais da unidade pelas ruas de todo o Paraná. “É uma honra comandar a Cirocam e contar com a lealdade de todos esses militares estaduais que dedicam suas vidas para proteger a sociedade paranaense, seja em ações da própria companhia ou em apoio às demais unidades da Polícia Militar”, afirmou.
CIROCAM – A Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas promove atividade especializada de policiamento ostensivo em que militares atuam no motopatrulhamento tático.
A ação é realizada no recobrimento da malha protetora, garantindo a ostensividade, a capacidade de prevenção aos delitos e a capacidade de resposta da corporação quando necessárias nas intervenções de caráter reativo.
Fonte: Polícia Militar PR