NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR soluciona 76% dos homicídios e feminicídios ocorridos em Curitiba em 2024

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) solucionou 76% dos homicídios e feminicídios que ocorreram em Curitiba ao longo do ano de 2024. O número é o maior já registrado desde 2018, quando foram elucidados 33% dos 297 crimes ocorridos naquele ano.

Em todo o ano de 2024, foram 177 registros de homicídios e feminicídios na Capital. Destes, 135 tiveram a autoria identificada antes mesmo do fim do ano. Os casos que ainda não tiveram solução continuam a ser investigados pela equipe policial.

A delegada Camila Cecconelo, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, ressalta que a unidade trabalha com base em ações planejadas, como as operações de saturação, e aplica técnicas de inteligência policial nas investigações, levando ao esclarecimento mais rápido das ocorrências.

“Nos últimos anos, temos adotado técnicas como o mapeamento das áreas com os maiores índices de homicídios em Curitiba e concentrado nossos esforços em não apenas esclarecer as dinâmicas destes crimes depois que eles acontecem, mas também em reforçar a presença policial nestas regiões, evitando novas ocorrências e criando proximidade com a população, que se sente mais segura para denunciar.”

Leia Também:  Durante ocorrência de perturbação de sossego, PM localiza drogas e arma de fogo em Fazenda Rio Grande, na RMC

A delegada também destaca que o trabalho tem ganhado muito com a aplicação de tecnologias nas investigações criminais, permitindo que os policiais produzam mais provas técnicas e dependam cada vez menos de provas testemunhais.

“A utilização de novas ferramentas, como o Banco Nacional de Perfis Balísticos, o AFIS Criminal e os novos aparelhos da papiloscopia, nos levam à identificação mais célere dos criminosos e à consequente retirada deles do convívio social, evitando que sigam cometendo novos crimes.”

Com isso, o crescimento foi registrado ano a ano. Em 2019, o número de soluções para os crimes ocorridos entre os 12 meses na Capital já subiu para 50%, seguido de 69% em 2020. Nos dois anos seguintes, a porcentagem de crimes esclarecidos se manteve estável (67% e 65% respectivamente). Em 2023 voltou a crescer, sendo que 69% dos homicídios e feminicídios foram solucionados antes do fim do ano.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

Baile do Espadim marca início de formação dos novos cadetes da Polícia Militar

Published

on

By

Na noite desta sexta-feira (25), ocorreu o tradicional Baile do Espadim dos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento foi realizado no Clube Santa Mônica, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares e convidados.

O baile é parte integrante da programação solene de entrega do Espadim Tiradentes, realizada nesta manhã, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais. Ao todo, 106 cadetes receberam o espadim — uma réplica simbólica da espada usada pelos oficiais – representando o início da jornada de formação do cadete.

Segundo a tradição militar, o Baile do Espadim tem como finalidade apresentar formalmente os cadetes à sociedade, celebrando o início de sua formação como futuros oficiais das instituições militares. É uma ocasião de grande significado simbólico e histórico.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a entrada solene dos cadetes no salão, acompanhados por seus padrinhos e madrinhas, seguida pela tradicional valsa, que simboliza a integração deles à vida militar e à sociedade civil.

Leia Também:  Durante ocorrência de perturbação de sossego, PM localiza drogas e arma de fogo em Fazenda Rio Grande, na RMC

A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer; do Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima; do Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel José Luiz Beggiora Júnior; além de outras autoridades civis e militares.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA