NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR soluciona 76% dos homicídios e feminicídios ocorridos em Curitiba em 2024

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) solucionou 76% dos homicídios e feminicídios que ocorreram em Curitiba ao longo do ano de 2024. O número é o maior já registrado desde 2018, quando foram elucidados 33% dos 297 crimes ocorridos naquele ano.

Em todo o ano de 2024, foram 177 registros de homicídios e feminicídios na Capital. Destes, 135 tiveram a autoria identificada antes mesmo do fim do ano. Os casos que ainda não tiveram solução continuam a ser investigados pela equipe policial.

A delegada Camila Cecconelo, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, ressalta que a unidade trabalha com base em ações planejadas, como as operações de saturação, e aplica técnicas de inteligência policial nas investigações, levando ao esclarecimento mais rápido das ocorrências.

“Nos últimos anos, temos adotado técnicas como o mapeamento das áreas com os maiores índices de homicídios em Curitiba e concentrado nossos esforços em não apenas esclarecer as dinâmicas destes crimes depois que eles acontecem, mas também em reforçar a presença policial nestas regiões, evitando novas ocorrências e criando proximidade com a população, que se sente mais segura para denunciar.”

Leia Também:  PCPR divulga foto de foragidos suspeitos de homicídio ocorrido em Curitiba

A delegada também destaca que o trabalho tem ganhado muito com a aplicação de tecnologias nas investigações criminais, permitindo que os policiais produzam mais provas técnicas e dependam cada vez menos de provas testemunhais.

“A utilização de novas ferramentas, como o Banco Nacional de Perfis Balísticos, o AFIS Criminal e os novos aparelhos da papiloscopia, nos levam à identificação mais célere dos criminosos e à consequente retirada deles do convívio social, evitando que sigam cometendo novos crimes.”

Com isso, o crescimento foi registrado ano a ano. Em 2019, o número de soluções para os crimes ocorridos entre os 12 meses na Capital já subiu para 50%, seguido de 69% em 2020. Nos dois anos seguintes, a porcentagem de crimes esclarecidos se manteve estável (67% e 65% respectivamente). Em 2023 voltou a crescer, sendo que 69% dos homicídios e feminicídios foram solucionados antes do fim do ano.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  PCPR e PMPR deflagram ação preventiva na região do aeroporto em Palmas

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA