NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR recupera celular proveniente do crime de estelionato em Curitiba

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prestou apoio à Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) para recuperar um celular proveniente do crime de estelionato, ocorrido no final do ano de 2022, no Espírito Santo. A ação aconteceu nesta quarta-feira (10), em Curitiba. 

De acordo com o delegado da PCPR Thiago Lima, o crime ocorreu após a vítima anunciar a venda do aparelho celular em um site de compra e venda online. Durante a negociação, o criminoso encaminhou um comprovante falso e a vítima entregou o celular, resultando na perda do objeto e do dinheiro.  

No decorrer das investigações, a PCES verificou que o aparelho continuou sendo utilizado e solicitou apoio do Núcleo de Combate ao Cibercrimes (Nuciber) da PCPR após identificar que o objeto estaria no Paraná.  

“Recebemos as informações há duas semanas, iniciamos as diligências e, através dos dados cadastrais, identificamos a pessoa que estaria com o celular e intimamos para esclarecimentos. Constatamos que era o mesmo aparelho proveniente do crime de estelionato e que teria sido vendido para o terceiro de boa-fé pela mesma plataforma online”, explica o delegado.  

Leia Também:  Novas aeronaves, viaturas e armamentos fortalecem ações da PMPR na segurança pública do Paraná

O aparelho celular recuperado será restituído à vítima do Espírito Santo.  

ORIENTAÇÕES- O delegado também alerta sobre os cuidados com compras e vendas online. É importante que o cidadão ao vender um produto utilize os canais oficiais de comunicação da própria plataforma e verifique se os valores realmente foram transferidos à conta bancária antes de entregar o objeto ao comprador.  

“Por vezes os criminosos criam perfis falsos de e-mail para falsa confirmação de pagamento, então é sempre importante notar se o e-mail repassado é o verdadeiro do site online, sem a extensão de serviços de e-mails gratuitos”, ressalta Lima.  

Além disso, para quem realiza compras em sites online, é importante redobrar a atenção e verificar as informações do vendedor e se o valor atribuído ao objeto não tem uma discrepância com os valores originais. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  Novas aeronaves, viaturas e armamentos fortalecem ações da PMPR na segurança pública do Paraná

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  ESPC é recredenciada como instituição de ensino superior

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA