NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR recebe palestra de capacitação para atendimento a autistas em Foz do Iguaçu

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo), promoveu uma palestra de capacitação para atendimento a autistas, nesta terça-feira (16), na 6° Subdivisão Policial em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.  A ação faz parte da instrução continuada de Instituição Amiga da Pessoa Autista.

A iniciativa teve como objetivo levar informação aos servidores sobre como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família.

O delegado da PCPR, Rogério Antônio Lopes, destaca que a capacitação para os servidores contribui para a qualidade no atendimento. Cerca de 30 servidores participaram da instrução. 

“Nosso dia a dia é atender as pessoas, às suas demandas e as suas pretensões. E essa visão técnica e humana acerca das pessoas que têm o espectro autista, contribui de modo muito importante para a qualidade do que nós entregamos no dia a dia”, afirma o delegado.

O conhecimento ministrado proporciona aos servidores o entendimento da necessidade de trazer acolhimento às pessoas autistas e familiares. A palestrante, mãe de autista, advogada e conselheira estadual da Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo), Aline Milanez, abordou o Transtorno Espectro Autista (TEA), os termos adequados para o tratamento e os direitos.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por posse ilegal de arma de fogo em Ponta Grossa

“Sou mãe de autista, mamãe do Joaquim e devido ao diagnóstico dele eu tenho falado sobre o direito das pessoas autistas. É uma honra estar juntamente com a Polícia Civil do Estado do Paraná disseminando informações, trazendo orientações sobre como abordar e como atender uma pessoa autista”, comenta a palestrante.

A capacitação ainda alinha procedimentos operacionais e minimiza a possibilidade de incidentes indesejados durante os atendimentos e abordagens. O Agente de Polícia Judiciária Paulo Sérgio Scheid, esteve na palestra e reforçou que ações como esta são importantes para trazer melhor conhecimento, no trato com o autista.

“A partir do momento que você começa a ter contato e conhecimento de causa, você passa a entender melhor o que é e quais as limitações que as pessoas com espectro autistas têm. Então para tanto é importante o acompanhamento de ações como essas promovidas nesse dia, para que possam permitir melhor conhecimento, melhor interação social e uma humanidade mais presente no trato com o autista”, completa Scheid.

INSTITUIÇÃO AMIGA DA PESSOA AUTISTA – A PCPR possui o selo “Instituição Amiga da Pessoa Autista”, certificação entregue pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo) para as instituições que possuem atendimento de maneira inclusiva. 

Leia Também:  PCPR prende condenado por estupro de vulnerável em Irati

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada à prática dos delitos de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação aconteceu nesta sexta-feira (11), em Pato Branco, Dois Vizinhos, Barracão e Coronel Vivida, no Sudoeste do Estado. 

A ação contou com o apoio operacional da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e teve como objetivo o cumprimento de 30 ordens judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão. Um helicóptero da PCPR prestou apoio no cumprimento dos mandados.

A operação, ocorrida simultaneamente em vários municípios do Sudoeste do Estado, resultou na apreensão de aproximadamente 198 gramas de cocaína, 168 gramas de maconha,  17 gramas de crack, diversas munições e uma arma de fogo de uso restrito.

“Os 10 investigados pela organização criminosa foram presos preventivamente, sendo dois deles também autuados em flagrante por crimes relacionados à Lei de Drogas e Lei de Armas. Além disso, também foram presas cinco pessoas em flagrante e apreendidos dois adolescentes pela prática do crime”, explica.

Leia Também:  PCPR prende suspeito de estupro de vulnerável em Foz do Iguaçu

Todos os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. Os adolescentes foram encaminhados ao Centro de Socioeducação (CENSE). 

Conforme o delegado da PCPR Eder Alves, a ação é um desdobramento de uma operação deflagrada em outubro de 2024, quando foram cumpridas buscas domiciliares nas residências vinculadas a integrantes do grupo criminoso, tendo como resultado a apreensão de drogas e armas de fogo.

Na ocasião, foram apreendidos dispositivos móveis, que após serem submetidos à perícia técnica, além de confirmar as fundadas suspeitas já apresentadas, permitiram avançar nas investigações identificando outros membros da associação para o tráfico e o papel de cada um na organização criminosa.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA