NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR realiza palestras para mais de 1 mil pessoas nos últimos 15 dias

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou palestras para cerca de 1 mil pessoas sobre crimes virtuais, combate às drogas, direitos da comunidade LGBTQIA+ e polícia judiciária, nos últimos 15 dias, na Capital do Estado, na Lapa, na Região Metropolitana, em Paranaguá, no Litoral do Estado, e em Umuarama, no Noroeste do Paraná. 

As palestras, ministradas por investigadores e delegados da PCPR, tiveram como público-alvo alunos, educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais. Os eventos aconteceram em lugares como escolas e universidades. 

A interação visa a aproximação entre a PCPR e a população, além de conscientizar e prevenir que os adolescentes e adultos sejam vítimas de crimes.  

O delegado da PCPR, Felipe Martins, um dos responsáveis por ministrar uma das palestras afirma que através dessa interação é possível estimular os jovens. “Pudemos mostrar o trabalho e também estimular aqueles que tem um sonho em ingressar nos quadros da Polícia Civil, para poderem ter esse contato mais próximo e no futuro a PCPR ganhe novos profissionais”, ressalta o delegado. 

O trabalho orientativo da PCPR leva informações sobre temas relevantes para que a população esteja ciente dos seus direitos e sobre o que fazer caso sejam vítimas de algum tipo de crime. 

Leia Também:  Administração realiza a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

JUNHO BRANCO – Em alusão a campanha nacional do Junho Branco, que incentiva ações referentes ao combate e prevenção ao uso de drogas, foi ministrada uma palestra educativa para 150 alunos em uma faculdade de Curitiba, no dia 6. A iniciativa contou com a presença de cães policiais. 

A diretora Ana Lúcia Cardoso Ribeiro explica que o papel da palestra é fundamental para que os alunos entendam o papel da Polícia Civil para a sociedade.   

“Os alunos podem ver as atuações, principalmente ligadas aos cursos. Para a gente é bem legal, para mostrar como é feito o trabalho, o cuidado com os cães. É uma novidade, uma atuação diferente, que não conhecíamos”, afirma Ribeiro.   

Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas através do faro. Os cachorros policiais são treinados pelos tutores diariamente, durante aproximadamente 2 anos, com o objetivo de aperfeiçoar para estarem aptos para as ações.    

LGBTQIA+ – No dia 17 de maio, a PCPR participou de um evento contra a homofobia, transfobia e bifobia, promovido pela Prefeitura de Paranaguá. A discussão abordou a não violência e ressaltou a cidadania e dos direitos LGBTQIA+. 

O delegado da PCPR Cláudio Marques participou da ação afirma que discussões são importantes para evitar o discurso de ódio e preconceito. 

Leia Também:  PCPR elucida tentativa de latrocínio e prende suspeito em menos de 24 horas em Paiçandu

Durante o PCPR na Comunidade na Lapa, ocorrido no dia 6 e 7 de junho, a PCPR ministrou quatro palestras, nas quais foram abordados temas relacionados à rede de proteção, prevenção à exploração e ao abuso sexual infantil e combate às drogas. 

As palestras foram direcionadas a servidores da educação, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais e alunos, com idades entre 9 e 17 anos. 

PCPR NA COMUNIDADE – As palestras ofertadas pela PCPR fazem parte do PCPR na Comunidade. O projeto tem o objetivo de levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, aproximar a PCPR da população, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e conclusão de investigações. Além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição PCPR em atividades sociais em prol da sociedade. 

Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade). 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no Sudoeste do Estado. A substância foi localizada pelo cão farejador Becky em um veículo que estava apreendido no pátio da delegacia.

A droga foi localizada enquanto o Agente de Polícia Judiciária (APJ) Juliano Riboli passava pelo local com Becky após participarem de uma operação na região de Palmas.

O APJ conta que soltou a cachorra por alguns instantes para que ela descansasse antes de prosseguir viagem até Palmas e percebeu que ela havia sumido.

Ao procurar no pátio, verificou que ela estava posicionada próxima e indicava um veículo que havia sido apreendido anteriormente pela Polícia Militar em uma ocorrência de tráfico de drogas. 

“Com a plena confiança que temos no treinamento dos nossos cães, decidimos desmontar os paralamas do veículo e encontramos a droga escondida em pacotes à vácuo”, explica Riboli.

Ao todo, haviam 2,5 quilos de skunk, que é uma variação da maconha. O prejuízo estimado para o tráfico de drogas é de R$ 62,5 mil.

Leia Também:  Al Hilm: conheça a bola oficial dos últimos jogos Copa do Mundo FIFA no Catar!

A droga foi encaminhada para os procedimentos de praxe e a PCPR seguirá com as investigações para identificar os responsáveis.

Becky foi recompensada pelo excelente trabalho que realizou nesta quarta-feira.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA