A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma palestra sobre planejamento operacional para missões, no dia 8 de dezembro, em Curitiba, com o Grupo de Operações Especiais do Exército da Polônia (Grom). A palestra teve como objetivo atualizar técnicas e aperfeiçoar o trabalho policial.
A palestra foi ministrada pelo militar do grupo e especialista em atendimento pré-hospitalar de combate Mariusz Urbaniak Maniek, na superintendência da Polícia Federal (PF). O delegado da PCPR Cristiano Quintas conta que os policias tiveram contato com técnicas que foram empregadas e testadas em situações de guerras, sendo muito importante para atuação policial. “Fazendo as devidas adaptações, conseguimos aplicar essas técnicas na nossa realidade normalmente em situações de combate ou emprego de força”, complementa o delegado.
Durante a palestra, foram abordados assuntos como levantamento, recursos necessários, logística e planejamento de missões para o cumprimento de mandados de prisão de suspeitos. Além dos policiais da PCPR, participaram os policiais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal (PF), e COE da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
TREINAMENTO- No dia 2 de dezembro, os policiais do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da PCPR participaram de um treinamento de tiro, em um estande de tiro localizado na capital. A prática também foi realizada pelo militar Maniek.
Fonte: Polícia Civil do Paraná